Muitas são as tarefas, processos e responsabilidades que abrangem a área de gestão de pessoas dentro de uma consultoria de RH e ter ferramentas e acompanhar as tendências é essencial para agilizar e otimizar as rotinas.
Diversos são os trabalhos manuais e repetitivos que podem existir na consultoria de RH – desde processos seletivos, onboarding, acompanhamento de resultados, treinamentos, feedbacks e burocracias, não é mesmo? Justamente por isso, é preciso enxergar a tecnologia como grande aliada dentro dos times para que os resultados sejam ainda mais rápidos, assertivos e para que o negócio se destaque no mercado graças à excelência e qualidade de entrega.
Para te ajudar em seus processos e rotinas, reunimos algumas ferramentas que certamente farão a diferença em seu dia a dia. Acompanhe!
Ferramentas e tecnologias
Foi-se o tempo em que o RH era apenas um papel burocrático dentro da empresa e cada vez mais ele se torna estratégico e essencial para o andamento dos negócios. Justamente por isso, muitas organizações passam a contar com uma consultoria de RH para que suas estratégias fiquem ainda mais direcionadas e pensadas para seu negócio – por especialistas em cada necessidade.
Uma consultoria de RH está à frente de muitos processos e engana-se quem pensa que essa é uma atuação apenas para contratar colaboradores. É preciso ir além e investir em jornada e experiência do colaborador, planos de desenvolvimento, cultura organizacional e outros itens essenciais para o sucesso das pessoas e, consequentemente, dos negócios.
Para isso, mais do que contar com especialização é crucial contar com a ajuda da tecnologia, que avança a cada dia em prol da eficiência e qualidade máxima dos trabalhos. Ao investir em ferramentas, a consultoria de RH – e seus clientes – ganham em:
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- Aumento de produtividade na realização das tarefas diárias;
- Redução de trabalhos repetitivos e manuais e dá foco em tarefas estratégicas;
- Diminuição dos erros e inconsistências nos processos de RH;
- Coleta de dados que facilita a tomada de decisão;
Esses são apenas alguns dos muitos benefícios – afinal, há ferramentas para muitas atividades – e para te ajudar, reunimos algumas tendências e tecnologias que não podem ficar de fora de sua estratégia e consultoria de RH.
1. Software de recrutamento e seleção
O processo de recrutamento e seleção é um dos mais importantes e de grande peso para a consultoria de RH e ter nele um processo estruturado faz toda a diferença para se encontrar os melhores profissionais para os clientes.
Muitos são os processos abertos ao mesmo tempo, para muitas empresas, dentro do dia a dia das consultorias, não é mesmo? Imagina ter que ler centenas de currículos por dia que não fazem sentido com os pré-requisitos e perder grande tempo apenas com pré-seleção de pessoas?
Otimizar os passos do processo é crucial e contar com softwares de recrutamento e seleção faz toda a diferença. Com eles, é possível centralizar e gerenciar todas as vagas dos mais diferentes clientes, automatizar triagem de currículos com base nos pré-requisitos definidos, enviar feedbacks para aqueles que não estão nas regras iniciais previstas e selecionar candidatos que dão o match inicial com a empresa.
Aqui, é importante dizer que esse tipo de software facilita – e muito – os processos de recrutamento e seleção, mas não fazem com que eles se tornem robóticos ou imprecisos. É com base em inteligência artificial, dados e definições tomadas pela consultoria e pela organização que a seleção é feita para que os próximos passos sejam entre empregado e empregador.
2. Software para entrevistas
Com a seleção de candidatos feita, é preciso passar para a fase de entrevistas com os profissionais e ela também pode ser otimizada com ferramentas e tecnologias. Com as tecnologias de vídeos é possível viabilizar encontros com maiores facilidades e criar roteiros para que o candidato responda perguntas que façam sentido antes mesmo da entrevista de fato com o recrutador.
Assim, essa é mais uma fase para que a empresa possa entender melhor sobre o candidato e sobre o quanto ele faz sentido para a vaga e empresa antes de passarem pelos gestores, por exemplo, otimizando tempo e filtrando ainda mais outros tipos de habilidades e competências.
É importante dizer que, mais do que simples vídeos, as tecnologias e ferramentas desse tipo, como o Compleo Vídeo, contam com recursos de transcrição do áudio, análise de emoções e expressões faciais e possibilidades que te fazem conhecer ainda mais o perfil do profissional.
3. Plataforma de treinamento
Capacitar os colaboradores é crucial para o desenvolvimento dos negócios e é preciso ter ferramentas para isso, especialmente em momentos de trabalho híbrido e home office. As plataformas LMS, Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem são, como diz seu nome, plataformas para gerenciar uma estratégia dentro do negócio.
Com isso, a tecnologia coloca colaboradores no centro do aprendizado e leva conhecimento a todos, diminuindo distância e tirando informação das mãos apenas de alguns. Vale dizer que muito mais do que uma biblioteca de cursos, essas são plataformas para distribuição, armazenamento, gestão, administração e acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores.
Dentro dessas plataformas é também possível trabalhar com gamificação, a estratégia de utilizar jogos como parte do aprendizado. Ao incluir jogos e itens da rotina do colaborador, maior a motivação para “vencer” (ou seja, aprender) e para interagir com a cultura educacional e organizacional.
4. Dashboard de dados
Os dados são cruciais para a consultoria de RH e é importante ter ferramentas para que eles sejam reunidos e apresentados para sua melhor utilização. Muitas vezes os dados ficam perdidos e não são usados nas estratégias, pois os gestores e tomadores de decisões não os visualizam e, ter dashboards faz toda a diferença.
Os dashboards consistem em apresentações visuais sobre todos os aspectos da consultoria de RH e nele é possível visualizar de maneira interativa como vai cada parte do processo.
Essas podem ser tecnologias de Inteligência de Negócios (BI), que coletam, organizam e analisam grandes volumes de dados, transformando-o em informações.
5. Cloud Computing
Outra tecnologia importante para a consultoria de RH – e para a empresa como um todo – são os serviços em nuvem. Armazenar dados em nuvem e utilizar ferramentas nessa estrutura faz com que a organização ganhe na capacidade de processamento de dados, reduz custo operacional e torna o ambiente mais seguro.
Com a nuvem é possível acessar as informações em qualquer lugar – desde que exista permissão para isso – e os times ganham em mobilidade para realizar seus trabalhos.
Entender e mapear seus processos é o primeiro passo para encontrar as melhores ferramentas que façam sentido na consultoria de RH e suas estratégias. O quanto seu processo já é automatizado e como a tecnologia faz hoje sentido para seu negócio?
Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre como ferramentas e tecnologia podem ajudar seus processos dentro da consultoria de RH e saiba como o Software para Consultoria de RH do Compleo vai ajudar em sua jornada!