6 dicas para melhorar a comunicação interna das empresas

comunicação interna

Manter uma comunicação interna de forma clara e objetiva é um grande desafio para os gestores. Afinal,  é de sua responsabilidade entender aquilo que é importante para que resultados sejam alcançados dentro das empresas, sendo a comunicação parte essencial. 

Para te auxiliar com esse assunto, preparamos este artigo com algumas dicas para que você consiga entender e colocar em prática pontos que irão melhorar a comunicação interna da sua empresa. 

Vamos lá?

Por que a comunicação interna é tão importante?

Entender como se comunicar dentro da empresa e no dia a dia é importante para ambos os lados. 

Ou seja, investir em práticas e ferramentas de comunicação interna pode proporcionar muitos benefícios. 

Podemos destacar:

  • Melhoria do clima organizacional: evitar falhas de comunicação e a passagem de informações erradas (telefone sem fio) auxilia na diminuição de discussões e fofocas entre equipes;
  • Redução do turnover: a partir do momento que colaboradores estão alinhados, não existe a necessidade de substituições, o que diminui a rotatividade;
  • Estímulos para a produtividade interna: ações que facilitam a comunicação interna e a troca de informações entre os muitos setores, proporcionam resultados positivos de um desempenho individual e principalmente coletivo.

Como a comunicação interna foi adaptada durante a pandemia

Com o avanço da pandemia de Covid-19, a população foi obrigada a ficar mais tempo dentro de casa, muitas empresas fecharam suas portas adotando o home office.

O RH pós-pandemia também se torna peça-chave para promover melhorias e entender as dificuldades. Então, certamente a comunicação também sofreu mudanças.

Entretanto, a comunicação é a base de toda relação entre empresas e colaboradores, com a pandemia foi possível compreender ainda mais a sua importância. 

A forma como as pessoas passaram a se comunicar com o mundo mudou, fazendo com que se baseassem em vídeos ao vivo e todas as ferramentas tecnológicas disponíveis.

Isso a fim de manter a equipe sempre junta e conectada.

Papel da liderança na comunicação interna

Os líderes têm como principal função guiar os colaboradores.

Para isso, deve otimizar atividades, passar informações, organizar interações, motivar, engajar e proporcionar um bom clima organizacional.

Sempre com foco nas pessoas e resultados. Isso porque a comunicação é a principal ferramenta de trabalho de um líder!

Pois ele precisa conversar com a equipe da forma certa, para conquistar respeito e confiança de todos.  Além de incentivar e promover o feedback dos colaboradores.

Porém, é necessário contar com recursos que possibilitem alcançar metas, apostando em palestras e treinamentos.

6 dicas para melhorar a comunicação interna

Quando ações são colocadas em prática, é possível contribuir para que exista uma troca de informações dentro da organização. 

Como benefícios, a comunicação interna faz parte do dia a dia, promovendo impactos positivos e satisfatórios para os colaboradores.

Listamos 6 dicas imperdíveis para melhorar a comunicação interna. 

Acompanhe elas a seguir!

1 Faça um planejamento da comunicação interna

Será necessário um planejamento bem feito e que se adapte a realidade da empresa. 

O RH deve buscar conhecer bem os seus colaboradores e a empresa, para assim entender como trabalhar um bom alinhamento entre as partes. 

Uma comunicação personalizada costuma ser mais eficiente, isso porque você vai conhecer o seu público e saber qual tom de voz será o mais adequado a ser utilizado.

2 Escolha os melhores canais de comunicação interna

E-mail, newsletter, mural e reuniões, são alguns dos canais disponíveis para a comunicação interna. 

Lembre-se, a empresa não precisa adotar todos esses canais, mas sim, entender o que mais funciona para a equipe. 

Com a chegada do home office, adotar canais de comunicação online foi a melhor saída. 

Uma boa ideia é determinar a periodicidade para que a equipe receba comunicados, fazendo com que tenham o hábito de se manterem informados sobre a empresa.

3 Engaje os colaboradores com assuntos relevantes

A informação precisa ser passada de forma acessível, para que todos consigam compreender. 

Além disso, o RH deve ser criativo, estimulando a interação da equipe e o engajamento de mensagens formais, porém de forma criativa. 

Os assuntos precisam ser entendidos e os mais relevantes devem ser trabalhados, como por exemplo, divulgar a cultura organizacional da empresa.

São métodos que além de estimular a participação de todos, garante que tudo seja passado de forma clara.

4 Organize e centralize as informações

Ter informações no mesmo local, é uma das ações para melhorar a comunicação interna da empresa. 

Quando os dados são de fácil acesso, torna- se mais fácil cumprir qualquer tarefa. 

Como resultado, cada setor confere as informações antes de iniciar a jornada de trabalho.

5 Evite burocracia

Busque minimizar burocracias na troca de informações, para aumentar a agilidade no dia a dia. 

Se algo faz parte da rotina da equipe, faça com que o processo se torne o mais simples possível. 

Colaboradores perdem tempo de trabalho quando gastam horas para acessar arquivos, por exemplo.

6 Use uma interface amigável

Trata-se de todo e qualquer software ou sistema capaz de fazer com que o usuário tenha uma fácil interação. 

Ela precisa fazer com que o usuário se sinta bem acessando o sistema, através de uma fácil operação com comando intuitivo.

Para alcançar resultados, construa uma relação de confiança. 

Prepare seu planejamento, escolha canais de comunicação e defina as estratégias de transmissão para uma mensagem clara e atrativa.

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