7 competências profissionais mais requisitadas pelas empresas em 2022

competências profissionais

Contar com excelentes colaboradores, com diversas competências profissionais fará toda a diferença para os resultados de qualquer empresa, independentemente do tamanho do empreendimento.

Dessa forma, na hora de contratar um colaborador as empresas devem avaliar as competências profissionais de cada um.

O mesmo vale para os colaboradores que buscam se destacar cada vez mais no mercado de trabalho, onde eles deverão trabalhar cada vez mais as suas competências profissionais, para estar sempre à frente na disputa pelas melhores vagas.

No texto de hoje, vamos explicar melhor o que realmente são as competências profissionais, e apresentar as competências profissionais que mais se destacam em 2022, para que tanto empresas, quanto colaboradores possam estar alinhados através delas.

O que são competências profissionais?

As competências profissionais podem ser entendidas como as habilidades que cada profissional possui.

Dessa forma, as empresas precisam levar muito disso em conta na hora de fazer uma contratação, afinal de contas, será por meio delas que os profissionais poderão ou não ajudar a empresa a se desenvolver cada vez mais.

As competências profissionais, podem ser classificadas de duas formas: as soft skills e as hard skills, que nada mais são do que as habilidades comportamentais (criatividade, liderança, tolerância, entre outras) e as habilidades técnicas (formação e cursos na área de atuação, uso de tecnologias, entre outras habilidades), respectivamente.

Para que a empresa encontre sempre os melhores candidatos, é preciso considerar os que contem com mais competências profissionais, garantindo que terão as habilidades para realizar suas atividades e que também saibam trabalhar em equipe, tendo um comportamento de acordo.

Desse modo, fica claro que existem diversos skills que vão contribuir para a empresa escolher um colaborador, por isso, os profissionais precisam ficar cada vez mais de olho em habilidades que vão colocá-los em destaque no mercado de trabalho, o que nos leva para o próximo item.

Principais competências profissionais que serão requisitadas no mercado de trabalho em 2022

Veja a seguir os skills que mais serão consideradas no ano de 2022. Confira!

Criatividade

Certamente, os colaboradores criativos vão ajudar a empresa a encontrar excelentes ideias para que os resultados sejam potencializados.

Profissionais criativos, vão estar sempre um passo à frente dos demais, pois buscam cada vez mais, formas de trazer novidades para seu trabalho. Ter alguém que tem uma visão “fora da caixa”, certamente, vai trazer excelentes benefícios para a empresa.

Conhecimento de sua área de atuação

Já entrando nas hard skills,  de uma forma geral, podemos dizer que para ser um excelente profissional, você precisa ter excelentes conhecimentos técnicos relacionados a sua área.

Faculdades, cursos técnicos, entre outros cursos, são excelentes formas de tornar um bom profissional, porém, é preciso sempre estar buscando o conhecimento, uma vez que tudo evolui e as empresas cada vez mais buscam pessoas que não pararam no tempo.

Liderança

É claro que a habilidade da liderança é mais buscada em gestores e líderes, desse modo, a empresa busca para essas funções os profissionais que tenham o “espírito da liderança”.

A liderança é uma soft skill, que é quase inerente ou não ao profissional, onde de nada vai adiantar ter todo o conhecimento na área, se não souber delegar, dar assistência e ser claro com seus comandados. Por isso, é tão importante identificar quem realmente tem  esse skill.

Inteligência emocional

A inteligência emocional está cada vez ganhando mais força nos empreendimentos, e essa será uma das competências profissionais que mais será valorizada em 2022.

Embora muitos falem de inteligência emocional, poucos esclarecem isso, que nada mais é do que a capacidade de controlar suas emoções e garantir um profissionalismo mesmo sob circunstâncias contrárias.

Pensar antes de agir é algo que todo bom profissional deve ter, dessa forma ele poderá se desenvolver cada vez mais, deixando certas emoções de lado e focando no que realmente interessa para ele e para a empresa.

Tolerância

Quando falamos em uma empresa, estamos falando de um grupo de pessoas, desse modo, a tolerância precisa fazer parte das competências profissionais de qualquer colaborador.

Afinal de contas, vivemos em um mundo polarizado, com diferentes crenças, raças, classe social, orientação sexual, entre outras questões importantes, que precisam ser respeitadas dentro de um ambiente de trabalho.

Pensamento crítico

Um bom colaborador não pode ser uma “máquina” que apenas faz e não pensa. Por isso, buscar colaborar com um pensamento crítico aflorado é buscar diferentes linhas de pensamento, que vão ajudar na hora de tomar decisões importantes.

Pessoas com opinião própria são buscadas cada vez mais, pois possuem uma personalidade que vai garantir que eles mostrem para a empresa formas de ela melhorar e se desenvolver cada vez mais.

Iniciativa

Iniciativa é um “divisor de águas” de qualquer profissional, pois as empresas buscam cada vez mais profissionais que tomem a iniciativa e que não precisem ser cobrados para fazer com que as coisas aconteçam.

Todas as competências profissionais acima ficaram em segundo plano, se o colaborador não possuir iniciativa, pois é ela que garante que tudo aconteça, realmente, em uma empresa.

As empresas buscam pessoas que possam andar com os próprios pés e lidem com problemas, análise e soluções de problemas, sem ter que depender unicamente da empresa lhe dar uma diretriz.

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais empreendedores e profissionais, vejam as competências profissionais mais buscadas em 2022.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode se interessar por:

 

© Copyright 2017 -2022 – Adaptworks – Todos os direitos reservados