O psicólogo organizacional é um dos profissionais que mais têm recebido destaque dentro de companhias que valorizam o bem-estar do colaborador. Peça-chave, ele tem papel estratégico e que permite toda mão de obra humana estar em plenas condições de desempenhar seus respectivos papéis.
Contar com esse profissional é garantir colaboradores alinhados com a proposta da empresa, produtivos e prontos para lidar com os desafios do cotidiano. A perspectiva dos melhores resultados depende da oferta das condições de trabalho ideais, e isso passa pela psicologia profissional.
Você vai conferir mais neste post sobre a atuação desse profissional, como ele pode ajudar a empresa e o impacto positivo que ele gera nos colaboradores.
O conceito de psicologia organizacional
A psicologia organizacional é uma linha de estudo e aplicação dos conceitos tradicionais da área no campo corporativo. Psicólogos trabalham dentro das empresas, entendendo o comportamento dos funcionários e observando como o ambiente, as demandas e outros fatores geram impacto nos colaboradores.
O conhecimento da psicologia é aplicado diretamente na proposta de gerir pessoas. Dentro desse cenário, o psicólogo organizacional precisa garantir que funcionários e empresa estejam alinhados na mesma cultura. Isso garante bons resultados, bem-estar para todos e satisfação com o papel exercido na empresa.
O principal foco da psicologia organizacional é garantir que o funcionário tenha tranquilidade e espaço para desempenhar sua função. Considerando um ambiente de trabalho, há muitos fatores que podem atrapalhar isso.
O psicólogo é um agente que presta o suporte para que cada colaborador esteja pronto para lidar com fatores como cobrança, pressão, responsabilidade de metas, entre outros. A busca é por um resultado que alinha bem-estar da mão de obra humana da empresa aos resultados que a companhia busca.
O papel do psicólogo organizacional
Um psicólogo organizacional participa de vários processos e tem uma atuação estratégica em algumas demandas da empresa. Ele aplica a psicologia com foco na gestão de pessoas desde o recrutamento até a gestão de conflitos, quando ela ocorre.
A seguir, confira como se dá sua atuação em processos importantes do cotidiano organizacional.
Recrutamento e seleção
Um psicólogo organizacional sempre fará parte do setor de RH da empresa, e ele atua, também, no processo de recrutamento e seleção. Ele é capaz de avaliar candidatos a nível comportamental, considerando, entre outros fatores, suas características pessoais. Isso ajuda a entender como eles seriam inclusos no contexto da empresa.
Com a capacidade de realizar essas análises de uma perspectiva importante, o psicólogo tem papel decisivo na hora de selecionar. Ele entrega relatórios e ajuda a debater ideias que mostrem como aquele candidato se encaixa com a cultura da empresa e as exigências da vaga para a qual concorre.
Treinamento de colaboradores
O treinamento pode se dar de duas formas: logo após o processo seletivo, como parte do trabalho de integração ou associado a qualificações necessárias a qualquer momento.
Em ambos, o psicólogo tem papel importante, ajudando os funcionários a se desenvolverem dentro da cultura organizacional. Isso garante que o colaborador siga o que a empresa preza para seu clima interno e alinhamento estratégico.
Gestão de conflitos
Conflitos podem acontecer dentro de um ambiente com diferentes personalidades, principalmente se somarmos à cobrança, pressão e necessidade de entrega de resultados. A mediação é um dos principais papéis do psicólogo organizacional, já que garante ao ambiente manter-se harmonioso.
O psicólogo pode atuar de duas formas: com palestras periódicas sobre o assunto ou, até mesmo, atuando de forma ativa quando algum conflito ocorrer. Ele se posiciona de forma neutra para que o clima organizacional se mantenha saudável a todos.
Acompanhamento contínuo
A avaliação psicológica é um trabalho fundamental, que precisa promover uma rotina de acompanhamento. A partir da contratação, cada colaborador deve receber suporte contínuo do psicólogo.
Isso permite ter um entendimento de como o profissional tem reagido aos desafios do cotidiano, além de saber sobre sua satisfação com o trabalho. Esse suporte é o que garante profissionais psicologicamente saudáveis, satisfeitos com suas posições e prontos para conquistar os melhores resultados.
A importância de contar com esse profissional
Contar com um psicólogo organizacional dentro de um RH é certeza de resultados satisfatórios. A empresa se mantém pronta para os desafios, garante que seus colaboradores estejam engajados, saudáveis e comprometidos a longo prazo. Entenda melhor a importância da psicologia organizacional em uma empresa!
Garantir o bom ambiente organizacional
Uma empresa que não gere seus problemas internos de relacionamento não conseguirá bons resultados. Pessoas têm diferenças, e tudo deve ser resolvido com o suporte da psicologia organizacional. Do contrário, a consequência principal afeta o clima interno, gerando desalinhamento de ideias e conflitos recorrentes nos setores.
O psicólogo organizacional tem papel de garantir que, mesmo quando ocorrerem, esses ruídos na comunicação sejam reduzidos e devidamente solucionados. Afinal, o clima de uma empresa tem impacto direto no desempenho do funcionário. Por isso, se houver um bom espaço de trabalho, é natural que a confiança e o engajamento aumente.
Aumentar a produtividade
A produtividade é uma busca contínua das empresas, mas que depende de uma troca. Exigir que colaboradores tenham bom desempenho deve estar associado à oferta das melhores condições de trabalho. Muito além de sistemas e de tecnologia, isso representa um bom clima, um entendimento nos setores e a tranquilidade.
O colaborador precisa ter suporte psicológico para lidar com suas demandas e as exigências do alto rendimento no mercado. Passar por isso ileso só é possível com a ajuda de um RH que valorize o trabalho do psicólogo organizacional. Assim, com menos preocupações e interferências diversas, a produtividade flui naturalmente.
Reduzir o turnover na empresa
A taxa de turnover alta representa muitos pontos negativos para uma organização, desde impacto financeiro até o estratégico. Essa alta rotatividade impede que projetos sejam desenvolvidos com bom desempenho, além de atrapalhar o alcance de metas. Muitas vezes, a saída de colaboradores está ligada à falta de suporte psicológico.
Relacionamentos ruins na empresa, a falta de um bom clima organizacional, cobranças feitas de modo errado por superiores e muitos outros pontos contam muito. Se o colaborador se sente excessivamente pressionado, sem suporte e isolado, a tendência é que ele busque uma empresa com um clima melhor.
O papel do psicólogo organizacional é fundamental dentro de uma empresa. Colaboradores precisam de tranquilidade e um bom clima organizacional para render. Só assim a produtividade aumenta e há o alinhamento entre funcionários e companhia.
Em busca de otimizar o recrutamento e seleção da sua empresa? O Completo tem as melhores soluções para suporte nessas etapas. Entre em contato e saiba mais!