Equipes híbridas: quais os desafios para gerenciá-las?

equipes híbridas

A forma e o local que o colaborador atua, diz muito sobre como será sua rotina e até mesmo a qualidade de seu trabalho. Por conta disso, cada vez mais algumas modalidades de trabalho “não convencionais”, vão ganhando força e estabelecendo-se como uma excelente saída para empresas, um ótimo exemplo são as equipes híbridas.

Afinal de contas, vivemos em uma realidade que foi muito afetada pela pandemia de Covid-19, porém como veremos abaixo, a pandemia também trouxe algumas saídas inteligentes, para que as equipes maximizem a qualidade de seu trabalho, impulsionando cada vez mais as equipes híbridas.

Para saber mais sobre as equipes híbridas, suas características ao longo da história, seu conceito atual e principais desafios, siga conosco no texto de hoje!

Modalidades de trabalho: mudanças com a pandemia

Podemos considerar os últimos anos como um marco para como enxergamos as modalidades de trabalho. O home office, que antes era algo apenas para algumas poucas profissões, durante a pandemia se tornou um modelo a ser seguido por muitas outras.

Porém, como vimos, essas novas modalidades, como o home office, vieram cada vez mais fortes, mesmo após ter um maior controle da doença (é importante ressaltar, que ainda estamos na pandemia de Covid-19).

Entretanto, além do home office e do trabalho presencial (que muitos ainda utilizam de forma integral), surgiu e ganhou forma a modalidade de trabalho das equipes híbridas.

Onde é possível juntar o trabalho remoto com o trabalho presencial. Explicaremos de forma mais detalhada no próximo tópico.

O que são as equipes híbridas?

Para ficar mais clara a explicação, é preciso entender o processo por trás do que são as equipes híbridas. Dessa forma, vamos separar em três momentos das equipes híbridas: antes da pandemia, durante a pandemia e agora em que a pandemia está mais controlada.

Antes da pandemia

De forma “clássica” podemos definir que as equipes híbridas eram equipes, onde parte dos colaboradores trabalhavam de um ponto fixo, com um escritório da empresa, por exemplo, e parte da equipe atuava de forma remota, de sua casa ou de onde estivesse.

Durante a pandemia

Durante a pandemia, muitas empresas atuaram em home office, na maior parte do tempo e em alguns momentos (alguns ou todos os colaboradores) tinham que ir até o escritório da empresa, para desenvolver trabalhos, dar seguimentos a processos, entre outros pontos, atuando assim de forma híbrida.

Podemos entender que nesse ponto da história, muitas equipes híbridas, foram frutos das necessidades do momento, poder trabalhar em meio a uma pandemia de Covid-19.

Porém, com o tempo, muitos perceberam que a internet possibilita inúmeras saídas para resolver questões, como: reuniões com pessoas de outros locais, contratação de colaboradores de outros endereços que podiam atuar de forma remota, desenvolvimento do trabalho em home office, etc.

É preciso ressaltar que embora o home office trazia vantagens para alguns, muitos preferiam a rotina de trabalhar no escritório.

Então, como forma de garantir que tanto quem preferisse o trabalho remoto, quanto o trabalho presencial, poderiam ser beneficiados, mesmo após o “boom” da pandemia, muitas empresas passaram a trazer o “próximo passo” das equipes híbridas.

Futuro pós-pandemia

Atualmente, podemos dizer que as equipes híbridas trouxeram uma liberdade para que os colaboradores possam atuar da forma que melhor lhe convém.

Então, podemos dizer que nos dias de hoje o conceito de equipe híbrida tornou-se bastante flexível.

Onde o colaborador pode escolher se irá atuar de forma remota ou presencial, mas não só isso, ele poderá escolher de qual forma irá trabalhar em cada dia. Onde antes, podemos dizer que era uma coisa ou outra: agora, ficou muito mais fácil um dia trabalhar de casa e no outro no escritório.

Entretanto, essa modalidade não traz benefícios apenas para os colaboradores, mas também para os empreendedores, que podem:

  • Contratar colaboradores de diferentes cidades, estados e até países: com o trabalho remoto, fica muito mais fácil para o gestor encontrar profissionais capacitados. Sendo que não terá mais a limitação do endereço, para conseguir bons profissionais;
  • Atuar em coworkings: coworkings são escritórios de “aluguel”, isto é, um local onde você pagará uma pequena mensalidade e terá acesso a um local para você ou sua empresa. Assim sendo, a empresa irá economizar um grande valor com o local e poderá facilmente adaptar-se a esses locais, que tem sala para reuniões e etc;
  • Profissionais mais motivados: dando maior liberdade para os colaboradores será possível ter profissionais mais motivados em suas funções. Dessa forma, irá refletir na qualidade do seu trabalho e garantir melhores resultados.

Desafios das equipes híbridas

É claro, que como qualquer novidade, as equipes híbridas trazem também seus desafios, vamos dar uma olhada nos principais desafios que essa modalidade de trabalho trará e como as empresas podem superar:

Cultura da empresa

A ideia de ter equipes “separadas” pode trazer algum desconforto entre todos os colaboradores.

Dessa forma cabe ao RH da empresa, mostrar que mesmo trabalhando de formas distintas, toda a empresa é a uma só e deve manter a mesma cultura empresarial, trazendo maior unidade entre os colaboradores das equipes híbridas e a própria empresa.

Integração da equipe

Pelo fato de estarem distantes (no sentido físico da palavra), é possível que haja um distanciamento entre a conexão dos colaboradores, quanto equipe. E isso é algo que certamente, irá atrapalhar a qualidade de trabalho e no resultado da empresa.

Porém, tudo é facilmente contornado, com uma equipe (ou empreendedor) de recursos humanos preparada, que saiba liderar e garantir que todos façam parte do todo.

No texto de hoje, vimos sobre as equipes híbridas, porque e como elas funcionam na prática, além disso, mostramos a evolução delas até chegar no que conhecemos hoje. Também mostramos os benefícios e as dificuldades dessa modalidade de trabalho.

Compartilhe esse texto em suas redes sociais, para que mais pessoas entendam e vejam se vale a pena investir nessa modalidade de trabalho, as equipes híbridas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode se interessar por:

 

© Copyright 2017 -2022 – Adaptworks – Todos os direitos reservados