Como melhorar a gestão de pessoas em uma Consultoria de RH

O investimento em equipes e gestão de pessoas é crucial para fazer com que os profissionais trabalhem mais motivados, engajados e satisfeitos, dando melhores resultados e fortalecendo os objetivos individuais e coletivos.

Gerir pessoas é muito mais do que fazer onboarding, mas sim um trabalho contínuo que acompanha toda a jornada dos colaboradores dentro da empresa. Se esse já é um desafio para os Recursos Humanos dentro das organizações, imagine fazer essa gestão de profissionais que trabalham alocados em clientes?

O trabalho de uma Consultoria de RH envolve diversos pontos de gestão de pessoas e é crucial que ele seja estratégico para que funcione da melhor forma. Para te ajudar, reunimos algumas dicas de como aperfeiçoar seu processo. Confira!

A gestão de pessoas

Quando falamos em gestão de pessoas é muito mais do que contratar e olhar salários ou apenas investir em um happy hour ou sofás no escritório. É essencial acompanhar cada colaborador dentro de suas ações de crescimento e fornecer insumos para que ele esteja sempre integrado com a cultura organizacional e performe o seu máximo.

Sendo assim, a gestão de pessoas é a estratégia responsável por administrar o capital humano das empresas com as mais diferentes técnicas, fazendo com que os objetivos dos colaboradores caminhem junto com as metas da organização.

Cada empresa conta com diversos perfis de pessoas e olhar para elas é um grande desafio. Quando falamos de consultoria de RH, aquelas que cuidam dos processos e gestão de muitas outras empresas, esse desafio se torna ainda maior, afinal, é preciso saber lidar com os mais diferentes processos, perfis, objetivos e metas.

Mesmo que esse pareça um problema, é possível gerir bem os mais diversos clientes e profissionais seguindo algumas práticas, técnicas e estrutura. É claro que cada empresa conta com suas particularidades, mas ter um projeto de ações que englobe contratação, treinamento e desenvolvimento, feedbacks, acompanhamento de carreira e salário, faz toda a diferença.

Como melhorar a gestão de pessoas de sua consultoria?

Já que falamos que práticas e técnicas são importantes para esse importante trabalho de gestão de pessoas, reunimos algumas delas para te ajudar nesse desafio. Confira o que você já faz em seu negócio e se estruture!

1. Contrate bem

O passo essencial para a gestão de pessoas começa exatamente na contratação de colaboradores e o processo de recrutamento e seleção é crucial para as consultorias. É nesse momento em que é preciso ter atenção aos perfis e pessoas que sejam de fato aderentes a cada cliente.

O famoso match cultural faz toda a diferença para o desenvolvimento do colaborador na sua função e ser estratégico nesse primeiro momento faz toda a diferença para a gestão na jornada deste colaborador.

Para isso, é preciso estar bem alinhado com lideranças e objetivos para entender o que se espera e contar com tecnologia é um grande diferencial. Os softwares de RH são grandes aliados nesse processo e com inteligência artificial e estruturas são capazes de mapear pessoas, agilizar processos e fortalecer a assertividade das consultorias.

2. Esteja alinhado com as lideranças

Ao ter uma gestão de pessoas fora do ambiente do dia a dia, é preciso ainda mais estar conectado com as lideranças, afinal, são elas que vão repassar demandas e mostrar necessidades dos times.

Os líderes são cruciais para manter a alta performance e engajamento dos talentos e esses são pontes importantes para a gestão do RH.

3. Invista em comunicação

Ter uma comunicação clara ainda é um problema de muitos setores de RH em relação aos colaboradores e isso faz toda a diferença para a gestão de pessoas. A comunicação é pilar essencial para o bom desenvolvimento das estratégias e essa deve ser uma meta a ser percorrida constantemente.

É preciso que os colaboradores saibam das metas, objetivos, mudanças e necessidades das empresas e é preciso ter canais para que tudo seja bem comunicado e para que não exista ruídos que possam atrapalhar o desenvolvimento individual e dos times.

4. Faça pesquisas de clima organizacional

Além de entender o time a partir das lideranças, é importante ouvir os colaboradores em sua relação com a empresa. Para isso, ter pesquisas de clima organizacional é um caminho para mapear o que acontece dentro das organizações e traçar planos de ações para melhorias de gestão de pessoas.

Defina periodicidades e objetivos e colete dados direto da fonte. Só assim a consultoria e a gestão tornam-se ainda mais assertivas e com informações relevantes para tomada de decisões.

5. Capacite profissionais

A capacitação de profissionais é também um pilar da gestão de pessoas, afinal, somente com pessoas treinadas que se pode cobrar desenvolvimento e aumento de performance, e é importante que a empresa ofereça insumos para tal.

É interessante alinhar os objetivos, dores e necessidades e criar trilhas de conhecimento e desenvolvimento para os colaboradores. É preciso lembrar que a capacitação é mais do que oferecer um treinamento, mas sim investir em educação corporativa – que essa é uma tarefa contínua.

6. Forneça feedbacks

Para que as pessoas cresçam e se desenvolvam, elas precisam entender como estão em relação aos objetivos, metas e lideranças e, para isso, é preciso dar feedbacks. Um grande erro das gestões e RH é negligenciar esse momento e só dar repasses em casos negativos e graves.

É preciso alinhar com as lideranças periodicidade de feedbacks e é importante posicionar o colaborador sobre seu desenvolvimento. Lembre-se que o feedback deve ser feito com constância e não é apenas algo negativo e são esses momentos que vão desenvolver o talento.

7. Conte com tecnologias

A tecnologia é um grande aliado dos setores de RH e gestão de pessoas. Elas podem – e devem – estar presentes nas rotinas nos demais processos, desde contratação, acompanhamento e desligamento de um colaborador.

Como já falamos, os softwares de RH são grandes aliados para assertividade nas contratações e além deles muitas outras ferramentas são importantes de serem mapeadas pelos times como: plataformas de treinamento e desenvolvimento, plataformas de acompanhamento de feedbacks e tarefas, soluções com inteligência artificial, soluções em nuvem – cloud computing – e muitas outras tendências que não podem ser deixadas para depois!

Ter ações para gestão de pessoas é essencial para os bons resultados e para a retenção de talentos que sejam capazes de crescer e se desenvolver dentro das organizações e de seus objetivos pessoais.

Cada organização tem seu próprio processo, mas ter ações e práticas que envolvam todas elas é crucial para que uma consultoria seja cada vez mais eficiente em sua gestão e RH.

Como sua consultoria tem feito gestão de pessoas e como esse processo está desenhado para cada cliente? Aproveite que agora sabe algumas dicas, reveja sua estratégia e conheça 5 vantagens de usar um software de recrutamento e seleção em sua consultoria.

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