Os dois últimos anos foram desafiadores para vários setores, inclusive o RH. Enquanto o ano de 2020 foi caracterizado pela mudança extrema para o mundo, o ano de 2021 ficou marcado com o ano da reestruturação.
Com o advento da pandemia o formato de trabalho precisou ser reestruturado e mudanças drásticas foram inevitáveis. Houve o remanejamento de equipes e infelizmente, devido a uma baixa demanda, cortes de pessoal foram necessários.
Pensando nas mudanças e nas dificuldades em adaptação ao ano de 2020 e nas constantes remodelações presentes no ano de 2021, o que podemos esperar para o ano de 2022 no setor de RH? Acompanhe o artigo até o final e descubra quais são as tendências.
8 principais tendências de RH para 2022
Visando melhorias que podem ser criadas, algumas tendências de RH possuem o papel de impulsionar o setor. Veja algumas delas:
1 – Formato de trabalho
Home office foi e continua sendo uma das tendências de modelo de trabalho. Esse formato foi benéfico tanto para a empresa quanto para o funcionário. Muitas empresas obtiveram um lucro maior não somente devido à redução de gastos com escritório, mas também na parte produtiva e de bem estar. Sem contar que o funcionário possui uma maior segurança em sua casa ocasionando um melhor resultado e ficando com tempo mais livre para realizar outras atividades,
O formato híbrido se tornou outra tendência. Esse modelo consiste em alternar o trabalho em casa (home office) e o presencial. Com o avanço da vacinação no país esse formato de trabalho beneficia tanto o empregado quanto o empregador, pois a alternância do espaço de trabalho proporciona uma melhora na saúde do empregado, uma vez que o qual se torna mais necessário o isolamento em casa.
2 – Capacitação
Nesse tópico estamos falando sobre a melhoria na produtividade do pessoal, o treinamento, a relação do funcionário com a empresa, a motivação e a integração. É importante que as empresas foquem em desenvolvimento de talentos, para que o funcionário sinta-se integrado e motivado dentro da empresa para poder identificar seu potencial e doar o melhor de si.
3 – Freelancer
O funcionário independente possui uma autonomia maior para realizar seu trabalho. A responsabilidade e organização são os benefícios que um freelancer pode oferecer a uma empresa. Devido à pandemia esse modelo de trabalho aumentou consideravelmente, diante da falta de emprego houve a necessidade de novas alternativas de sobrevivência no mercado de trabalho.
Tendência 4 – Employee Experience
Podemos dizer que essa é uma das principais tendências para o RH a partir de 2022. Employee experience visa não somente experienciar o que o funcionário pode contribuir para a empresa, mas criar condições favoráveis para o bem-estar tanto físico quanto psicológico do colaborador dentro da empresa.
É fundamental para uma empresa que tem como objetivo seu sucesso, um olhar direcionado ao funcionário e às melhorias do ambiente de trabalho que favoreça condições de trabalhos dignas para seu funcionário. Essas condições vão desde um ambiente com uma infraestrutura prazerosa até um espaço que ofereça ao colaborador plataformas que o auxiliem na sua capacitação.
Tendência 5 – Tecnologia a serviço do RH
É inevitável nesse momento ainda pandêmico o uso contínuo das tecnologias. Essa tendência só tem a continuar e será de suma uma importância para recrutamentos, e contratações online. O uso da tecnologia remota que visa o recrutamento e contratação viabiliza a agilidade nas entrevistas de emprego e o tempo disposto do candidato e recrutador.
Tendência 6 – Treinamento online
Uma estratégia importante e inevitável após o momento da contratação está na formação continuada do funcionário. É necessário oferecer uma formação a distância que viabiliza a comodidade e a modalidade e-learning abrange a ampliação desse segmento. O e-learning, ou aprendizado eletrônico, consolida a tecnologia (fóruns, websites, e-mails, aplicativos, vídeo conferência) em benefício da aprendizagem e aprimoramento do funcionário.
Tendência 7 – Feedback
O processo de retorno sobre a atuação do trabalho é fundamental para elevar a capacidade profissional do funcionário e a qualidade do serviço prestado. O retorno não pode ser feito na forma de punir, pelo contrário, é fundamental que o funcionário tenha o poder de entender os aspectos positivos e negativos diante de seu trabalho.
A comunicação no feedback deve ser feita de forma clara e objetiva e deve-se propor que o profissional também exponha seus pontos perante a empresa. Esse processo auxilia na melhoria e estimula a mudança de forma positiva colaborando para uma melhor relação entre empregador e funcionário.
Tendência 8 – Chatbot
Os chatbots são utilizados por empresas para o atendimento, informação de serviços e conteúdos. A inteligência artificial (AI) vem sendo utilizada a serviço de empresas para a melhor organização na prestação do serviço. Chatbot é um programa de computador que simula a voz humana e tem como objetivo sanar dúvidas (temos como exemplo a Siri, da Apple).
O uso dessa tecnologia para o RH melhora a interação ao atender o público de determinada empresa. Dúvidas dos colaboradores poderão ser sanadas por meio dessa tecnologia. Esse assistente virtual aperfeiçoa o tempo do RH e é capaz de auxiliar o funcionário com suas dúvidas referentes a quaisquer conteúdos.
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