Triagem de currículos: como otimizar essa etapa com um sistema de recrutamento e seleção

triagem de currículos

A busca por talentos é uma tarefa difícil dentro das organizações e dos times de RH e o processo de recrutamento conta com diversas partes importantes, sendo a triagem de currículos uma dessas que exige tempo, atenção e regras bem definidas.

Em um passado não tão distante assim, as empresas recebiam pilhas de papéis e currículos e eram precisos muitas mãos e horas de análise para entender o que fazia sentido ou não para que as melhores pessoas fossem encontradas.

Com a tecnologia, as pilhas de papéis mudaram para pastas e pastas de documentos, mas o trabalho de triagem de currículos continua e é grande o esforço operacional para buscar os melhores talentos dentre tantas opções.

Para otimizar essa tarefa e deixar o RH ainda mais assertivo, contar com a tecnologia é crucial e ter sistemas de recrutamento e seleção ajudam muito nessa tão importante fase inicial da escolha por suas novas pessoas.

Você sabe como a triagem de currículos pode ser otimizada em seu setor? Saiba mais agora mesmo!

A triagem de currículos dentro dos processos

Para selecionar os melhores talentos e os mais aderentes às vagas disponíveis nas empresas é preciso fazer uma boa triagem de currículos, afinal, é nesse momento que os profissionais são escolhidos ou não para a próxima fase do processo.

A triagem de currículos é essencial para segmentar candidatos com maior potencial a dar o famoso “match” com o negócio. Aqui, é muito avaliado as hard skills dos talentos, ou seja, as habilidades técnicas, diplomas, certificações, experiências e outras informações importantes que são expostas nessa fase.

O processo de triagem de currículos exige avaliações claras, objetivas e com critérios bem definidos. Aqui ainda não existem habilidades comportamentais e pessoas ligadas ao documento e ter regras para fazer a escolha para a próxima fase é essencial para os times de RH.

Como otimizar a etapa de triagem de currículos?

O processo de triagem de currículos exige análises, posicionamento estratégico e regras para que a empresa não perca talentos em sua fase inicial do processo e ter ações otimizadas e tecnologias é crucial para que os profissionais de RH não percam dias e dias analisando documentos.

Para que a triagem de currículos não seja um problema dentro dos seus processos, reunimos algumas dicas para que sua estratégia seja cada vez mais otimizada.

Saiba a necessidade da empresa

Para fazer uma boa escolha dentro do processo seletivo é preciso saber qual o objetivo da vaga aberta. Muitas vezes os times de RH olham currículos no momento da triagem sem saber ao certo o que buscam e esse é um grande erro que faz com que diversos perfis não aderentes sejam levados para as próximas fases.

Dessa forma, para otimizar o processo de triagem, saiba quais são as especificações da vaga, entenda quais experiências, formações e habilidades são exigidas e o que pode ser ensinado ao longo do trabalho.

Somente com um escopo claro do trabalho é que a triagem poderá ser direcionada para os perfis que mais correspondam a necessidade do negócio.

Crie perfis ideais e exigências mínimas

Assim como as empresas têm (ou deveriam ter) perfis de cliente ideal para seu negócio, é importante ter perfis ideais e esperados para preencher as vagas. Isso tem a ver com entender as características, formações, experiências e possibilidades para cada posição.

Por mais difícil que seja, é preciso ter exigências mínimas para cada cargo, assim o time de RH terá mais facilidade para descartar pessoas que não fazem sentido no momento e dão maior atenção para aqueles que cumprem os requisitos definidos.

Descarte currículos

Por pior que seja eliminar pessoas nessa primeira fase, é preciso descartar currículos que não cumpram as exigências e que estejam fora das necessidades atuais da empresa.

Lembre-se que descartar currículo na triagem não significa deletar os arquivos para nunca mais serem lidos, mas sim criar um banco de dados e talentos para que em futuras oportunidades a empresa tenha dados de profissionais que façam sentido, agilizando os processos.

Conte com a tecnologia

Fazer triagem de currículos é um trabalho árduo e demorado e é interessante que ele seja agilizado olhando para assertividade. Para isso, contar com a tecnologia faz toda a diferença para esses trabalhos manuais.

Diferente do que muitos pensam, ter um software de recrutamento e seleção não faz com que os times de RH sejam deixados de lado, mas sim que atividades manuais e repetitivas sejam eliminadas para que os times foque em estratégias, soft skills e na busca pelos melhores talentos com base em dados.

Como o Compleo pode ajudar no seu processo de triagem de currículos?

Como dissemos, ter um software especializado de recrutamento e seleção dá muita diferença em todas as etapas de seu processo, desde a divulgação da vaga, triagem de currículos, entrevistas e avaliações até a contratação de fato e feedbacks para todos os candidatos.

O Compleo é um software ideal para processos para aqueles negócios que precisam ganhar escalabilidade, otimizar tempo e agregar valor nos serviços, atuando em diferentes fases do processo.

Quando falamos em triagem de currículos, o software de recrutamento e seleção reduz o tempo gasto a partir de inteligência artificial, perguntas direcionadas para o candidato e escolhas automáticas a partir dos parâmetros definidos para cada vaga.

Dessa forma, elimina-se o trabalho manual dos times de RH e os melhores candidatos são encontrados para a próxima fase. Além disso, com o software de recrutamento e seleção do Compleo, os negócios ganham em:

  • Padronização nas triagens de currículos;
  • Histórico de todos os candidatos e criação de banco de dados direcionado para as futuras necessidades do negócio;
  • Processo organizado e unificado;
  • Gestão baseada em dados;
  • Criação fácil de vagas a partir de definições e perfis ideais pré-definidos;
  • Comunicação direta com os candidatos, sejam os selecionados ou não na triagem de currículos;
  • Otimização de tempo;
  • Redução de custos;
  • Escolhas mais corretas;

Investir em um software de recrutamento e seleção dá grandes vantagens competitivas para o negócio e faz com que o processo de busca por talentos seja ainda mais acertado e facilitado.

Buscar talentos é um trabalho complexo para o RH, afinal, são as pessoas que movem as estratégias e o negócio e, olhar bem para esse processo faz toda a diferença para os resultados de uma organização.

Como sua empresa está olhando para triagem de currículos e recrutamento de pessoas? Aproveite que agora sabe mais sobre o tema, conheça mais nosso software e entenda como ele pode ajudar em seus processos! 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode se interessar por:

 

© Copyright 2017 -2022 – Adaptworks – Todos os direitos reservados