Como criar um programa de estágio de sucesso em 2023 e otimizar tempo

Imagem de capa do post Como criar um programa de estágio de sucesso em 2023 e otimizar tempo
Imagem conheça o Compleo

Ter programa de estágio dentro das organizações é uma ótima forma de encontrar talentos que estão dispostos a aprender e performar dentro dos setores e essa é uma chance importante para que os negócios renovem seus quadros e deem novo gás dentro dos processos.

Contratar estagiários de forma estruturada representa uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento, tanto do profissional quanto da empresa e é uma relação que beneficia todas as partes.

Mais do que contratar pessoas de forma aleatória, ter um programa estruturado é uma excelente forma de encontrar profissionais em um mesmo processo para os mais diferentes setores e otimizar tempo dos gestores e dos times de RH.

Você já pensou em como um programa de estágio pode fazer sentido em seu cenário? Reunimos algumas dicas para que você crie o seu agora mesmo!

O que é um programa de estágio e quais suas vantagens?

Um programa de estágio é mais do que uma simples contratação, mas sim um projeto com objetivo de favorecer a formação e qualificação de profissionais que estão iniciando no mercado de trabalho ou migrando de área.

Uma das grandes metas desses programas é identificar pessoas e contribuir para que, junto a times já estruturados, os profissionais desenvolvam suas carreiras e, claro, cresçam na empresa. Existem diversas vantagens em contratar estagiários para as empresas, como:

  • Fomenta a inovação e criatividade: por serem pessoas que ainda estão no mundo acadêmico, os novos profissionais costumam dar um “novo gás” para os times, afinal, estão com fome de aprendizado e trazem ideias novas para o ambiente.
  • Possibilidade de treinar e contar com bons profissionais: o estágio é uma porta de entrada e, claro, se o estudante performa bem, ele pode crescer dentro do ambiente. Com isso, a empresa ganha ao ter talentos que foram também formados pelo negócio e que fazem parte da cultura organizacional.
  • Motiva colaboradores: ao inserir estagiários nos mais diversos times, os profissionais já experientes tendem a se motivar com a troca de ensino e aprendizado. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de identificar lideranças e de enxergar impactos nos times.
  • Reduz custos: na contratação de CLT existem custos mais altos e, ao ter também estagiários no quadro, menores são os custos da empresa para contar com mais pessoas em seus times.
  • Segurança na contração: para contratar estagiários é preciso cumprir a Lei do estágio e isso dá mais segurança para profissionais e para as empresas para que todas as regras sejam cumpridas no ambiente.

Como criar um programa de estágio para seu ambiente?

Agora que você sabe mais sobre o que é um programa de estágio e algumas das suas vantagens, é hora de falar mais sobre a prática, não é mesmo? Criar um programa que seja efetivo e dê resultados para o negócio exige planejamento, atenção e cuidados. Para te ajudar nesse momento, reunimos alguns passos que vão fazer a diferença no seu programa de 2023!

1. Tenha atenção a Lei

Como dissemos, existe uma Lei para o estágio e por mais simples que pareça falar sobre isso, é preciso ter atenção para que a empresa cumpra com todas as normas necessárias.

Portanto, antes de iniciar um programa, entenda as normas estabelecidas pela Lei do Estágio, nº 11.788/2008 e saiba quais são todas as diretrizes em relação à contratação, remuneração, jornada de trabalho, acompanhamento, férias e outros pontos. Somente assim é que sua empresa poderá montar regras que sejam realistas e estejam de acordo com as normas estabelecidas.

2. Monte equipes responsáveis pelo programa

Um programa de estágio exige uma série de regras, mapeamentos e acompanhamentos e, por isso, ter times responsáveis por esse projeto faz toda a diferença.

Dessa forma, mapeie um time que envolve Recursos Humanos, gestores e outros colaboradores que façam sentido dentro do quadro que se espera contratar para que esses estejam envolvidos de perto em todos os momentos do projeto.

Nesse ponto, é preciso também falar sobre orçamento. Defina o quanto a empresa quer investir e não se esqueça de mapear todas as etapas como divulgação, processo de seleção, bolsa-auxílio, consultorias, treinamentos e outras necessidades.

3. Defina o perfil do candidato esperado

Ao ter pessoas e orçamentos definidos é hora de desenhar e estabelecer o perfil ideal do profissional desejado. Aqui é preciso pensar em cultura organizacional e em itens que são relevantes para os postos e times em que os estagiários irão se inserir.

Lembre-se que um programa de estágio não é sobre exigir experiências e lista imensa de diferenciais, afinal, esse é um programa de formação e ensino de pessoas, mas isso não significa que não devem ser traçados perfis desejados, especialmente quando falamos em soft skills.

4. Defina etapas do seu processo

O processo de seleção vai guiar a duração do seu processo e qual o esforço do time deve ser colocado em cada uma delas e é preciso definir o que será cobrado dos profissionais.

Seja triagem de currículos, entrevistas individuais, dinâmicas em grupo, gamificação, avaliações comportamentais, testes, atividades práticas, conversas com lideranças e o que mais for importante para o cargo.

O importante aqui é ter fases e datas definidas para que elas também sejam repassadas aos candidatos para que eles entendam o que de fato faz sentido ou não.

5. Conte com a tecnologia

Um programa de estágio pode contar com diversas fases e, para que elas entreguem experiência ao candidato e não seja um processo maçante para nenhum dos dois lados, é crucial contar com a tecnologia.

Ao investir em ferramentas de recrutamento e seleção, seus times de RH ganham em agilidade, velocidade e assertividade em cada passo do processo e seus candidatos ficam ainda mais próximos e dentro do projeto.

6. Crie um plano para imersão e chegada das pessoas

O programa de estágio e seus processos vai além da escolha de pessoas para seu quadro e é crucial ter planos para a chegada dos novos profissionais na empresa. É nesse momento que é preciso criar dinâmicas, agendas e processos para receber suas pessoas e integrá-las ao ambiente organizacional, regras e times.

Lembre-se que o onboarding de estagiários deve ser um pouco diferente dos colaboradores com mais experiências, afinal, aqui estamos falando de um programa com objetivos diferentes em seu negócio.

7. Acompanhe o processo e mensure resultados

Todo o tempo do estagiário dentro do negócio deve ser acompanhado de perto para que a empresa entenda o que está dando certo ou não, qual a performance e nível de aprendizado das pessoas.

Justamente por isso é crucial ter equipes e responsáveis que vão acompanhar esses profissionais durante a jornada e é preciso mensurar resultados para que o RH entenda o que deu certo e o que pode ser melhorado a cada ciclo e programa.

Além de coletar resultados para o negócio, lembre-se que o feedback para os candidatos deve fazer parte da cultura para que eles também entendam o seu processo de crescimento.

Sua empresa já conta com programas de estágio e está estruturada para receber novos profissionais? Ter pessoas que estão iniciando sua jornada de trabalho é um grande ganho e leva muita inovação, resultados e conquistas de objetivos para o negócio!

Agora que você sabe mais sobre o programa de estágio, benefícios e algumas dicas para colocá-lo em prática, aproveite para conhecer o ATS Compleo e entenda como nossa tecnologia vai te ajudar a desenhar o seu processo! 

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados