Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Imagem de capa do post Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Imagem conheça o Compleo

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos colaboradores e, a segurança no trabalho é um desses temas.

Prezar pela saúde dos colaboradores, olhar para seu bem-estar, garantir excelência e produtividade das equipes é essencial e é parte estratégica dos recursos humanos prevenir riscos e promover a saúde dentro dos ambientes, seja ela física ou mental.

Como seu RH tem olhado e atuado com a segurança do trabalho? Vamos falar mais sobre o tema, acompanhe!

O papel do RH na gestão de segurança e saúde ocupacional

O time de Recursos Humanos desempenha um papel crucial na identificação e mitigação de riscos ocupacionais. O RH pode ser um dos responsáveis por desenvolver e implementar políticas e procedimentos de segurança, além de garantir que todos os colaboradores estejam devidamente treinados e conscientizados sobre os riscos associados às suas atividades laborais.

Para promover uma cultura de segurança e saúde no local de trabalho, o RH pode liderar iniciativas como treinamentos regulares, campanhas de conscientização, e programas de bem-estar físico e mental. Além disso, é fundamental que o RH esteja em constante comunicação com os colaboradores para identificar possíveis problemas e implementar soluções proativas.

Nesse sentido, o RH faz parte do sistema de segurança e saúde no trabalho e pode fazer através de ações e práticas como:

  • Identificação e avaliação de riscos;
  • Desenvolvimento e implementação de políticas e procedimentos;
  • Treinamento e conscientização;
  • Monitoramento contínuo;
  • Comunicação e engajamento, entre outras.

Ao ser parte prática da segurança e saúde ocupacional, é natural que o RH e as empresas passem a notar redução de acidentes e ausências dos colaboradores, aumento de produtividade, melhoria do clima organizacional, atração e retenção de talentos e, claro, maior conformidade legal e aumento da reputação da empresa perante o mercado.

Estratégias de prevenção e promoção da gestão de segurança e saúde ocupacional

Para que o RH entre de fato como um condutor de ações para promover gestão de segurança e saúde ocupacional, é preciso ter boas práticas e definição de planejamento. Isso vai além de oferecer um plano de saúde e é importante que ações práticas existam no dia a dia dos colaboradores.

Listamos algumas possibilidades que seu time pode olhar e investir em seu plano estratégico:

Avalie os riscos ocupacionais

Cada empresa é uma e é preciso entender quais são os riscos existentes dentro da sua. Para isso, faça avaliação de risco, identifique quais são os perigos e exposições nos postos de trabalho e entenda como mitigar cada um deles.

Invista em uma cultura de segurança

Mais do que fornecer EPIs (equipamentos de proteção individual), é preciso que a empresa invista em conscientização. As pessoas precisam entender por que cumprem as regras de segurança, por isso, é sobre investir em cultura e na implementação de programas de segurança e bem-estar.

Acompanhe de perto a manutenção preventiva de equipamentos e instalações

Estabeleça com os times responsáveis planos de manutenção preventiva de equipamentos e instalações, garantindo que todos estejam em bom estado de conservação e funcionamento, e reduzindo o risco de falhas e acidentes.

Promova a ginástica laboral

Implemente sessões de ginástica laboral antes, durante ou após o expediente para promover a prática de exercícios físicos, melhorar a postura, prevenir lesões musculoesqueléticas e reduzir o estresse.

Faça campanhas de saúde mental

A saúde mental é um tema crucial a ser abordado dentro das empresas e ele não pode ficar para depois. Invista em workshops, palestras e campanhas de conscientização sobre saúde mental, abordando temas como o estresse, ansiedade, depressão e a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Mais do que isso, tenha benefícios financeiros para incentivar que as pessoas cuidem de sua saúde mental e desmistifique os mitos sobre o tema.

Promova hábitos alimentares saudáveis

Tenha campanhas de incentivo à adoção de uma alimentação equilibrada e saudável através de palestras educativas, distribuição de materiais informativos, promoção de lanches saudáveis e parcerias com nutricionistas, por exemplo.

Incentive a prática de atividades físicas

Promova atividades físicas no local de trabalho, como aulas de yoga, pilates, corrida, caminhadas e outras modalidades esportivas, incentivando os colaboradores a se movimentarem e adotarem um estilo de vida mais ativo. 

É interessante também criar grupos e incentivar o engajamento através do esporte, ainda que fora do horário de trabalho. Nesse ponto, é importante também ter benefícios financeiros para que as pessoas realizem suas atividades.

Crie espaços de relaxamento e descompressão

Ter espaço nos escritórios e indústrias destinados ao relaxamento e descompressão, como salas de descanso, áreas verdes ou espaços para práticas de meditação e mindfulness faz toda a diferença para o dia a dia e bem estar dos colaboradores.

Colaboração Interdepartamental

Ainda que o RH seja um grande aliado para a promoção de gestão de saúde e bem-estar, é preciso ressaltar que esses não são os únicos responsáveis e é preciso a união entre todos os departamentos, especialmente em indústrias e grandes empresas.

Cada departamento possui conhecimentos e habilidades específicas que, quando combinados, podem resultar em soluções mais abrangentes e integradas.

É importante promover reuniões regulares de alinhamento, compartilhar informações e melhores práticas, e incentivar a colaboração multidisciplinar na identificação e resolução de problemas relacionados à segurança e saúde no trabalho.

Medição de Resultados e Avaliação de Impacto

Medir resultados é essencial para entender o que dá certo ou não em relação às ações tomadas e é importante ter algumas definições para buscar dados e métricas relevantes:

Defina Indicadores de Desempenho

Não existem indicadores certos ou errados e é preciso entender o que faz sentido para seu cenário. Portanto, a partir do que foi criado, defina o que seu time quer medir, como:

  • Taxa de acidentes de trabalho;
  • Número de dias perdidos devido a doenças ocupacionais;
  • Taxa de absenteísmo relacionado à saúde;
  • Nível de satisfação e engajamento dos colaboradores com as medidas de segurança;
  • Custos relacionados a acidentes e doenças ocupacionais;
  • Taxa de adesão aos programas de saúde e bem-estar.

Faça a coleta de dados e monitoramento

Estabeleça formas para coletar dados e monitorar as informações que foram definidas em seus indicadores. Lembre-se que não basta coletar e anotar em uma planilha, é preciso entender, interpretar e transformar informações e números em resultados.

Somente com eles é que será possível entender o que tem dado certo e o que ainda precisa ser melhorado.

Peça feedback

Os colaboradores são a parte fundamental para a promoção de saúde e segurança e, ninguém melhor do que eles para falarem sobre as ações criadas pelo negócio. Portanto, peça feedbacks e entenda como as pessoas se sentem sobre seu dia a dia.

Ouvir o colaborador é a melhor forma de entender o que está bom ou ruim e o que precisa ser ajustado dentro do negócio.

Como seu negócio tem olhado para a segurança no trabalho e bem-estar dos colaboradores? Esse é um tema que não pode ficar para depois! Aproveite que agora sabe sobre algumas ações práticas, olhe para seu cenário e comece já seu planejamento!

Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão os melhores conteúdos para seu RH ser cada vez mais estratégico!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Cover Image for Como aplicar a inteligência artificial no RH?
Como aplicar a inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem o raciocínio humano e realizem tarefas complexas de for...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados