Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Imagem de capa do post Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Imagem conheça o Compleo

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a conscientização da população sobre diversos tipos de doenças e é importante falar sobre eles, especialmente dentro da empresa.

O Janeiro Branco é um mês dedicado à reflexão e conscientização da importância dos cuidados com saúde mental e é crucial levar esses temas para dentro do ambiente de trabalho.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas na América Latina: cerca de 19 milhões de pessoas sofrem com ansiedade e depressão.

Quando falamos em estresse relacionado ao trabalho, de acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), um em cada quatro brasileiros está sofrendo com a Síndrome de Burnout. Esses dados colocam o Brasil no segundo lugar do ranking global de países com maior prevalência da doença.

Por esses e por muitos outros motivos, falar de saúde mental é tema necessário em qualquer ambiente, especialmente no trabalho. Para te ajudar a implementar ações, listamos algumas ideias para o Janeiro Branco em seu ambiente!

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha lançada em 2014, criada por psicólogos, com objetivo de promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, dando luz e reflexão para o tema.

De acordo com o Instituto Janeiro Branco, o primeiro mês do ano inspira as reflexões das pessoas acerca de suas vidas e, a cor representa a “página em branco, sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e às quais desejamos concretizar”.

Muitas vezes falamos apenas sobre problemas físicos e não se pode esquecer como a mente é crucial para a saúde de qualquer indivíduo. Infelizmente, falar sobre saúde mental ainda é um tabu para muitas pessoas e, justamente por isso, as empresas têm papéis fundamentais para que esse tema seja cada vez mais discutido por cada uma de suas pessoas.

Como aplicar o Janeiro Branco em seu cenário?

1. Fale sobre o tema e crie espaços de troca

Como dissemos, saúde mental pode ser um tabu para muitas pessoas. Portanto, é preciso falar sobre o tema, abrir espaços e criar locais de troca e de diálogo dentro do ambiente

Para isso, é interessante convidar profissionais, investir em rodas de conversa, campanhas e dar voz para os colaboradores. Olhe para a agenda e proponha palestras, workshops e rodas com profissionais para que a saúde mental seja abordada de forma leve e profissional em sua campanha de janeiro branco.

2. Invista em comunicação interna

Criar espaços e campanhas é crucial e investir em comunicação interna anda alinhado a isso. Invista em materiais explicativos e use formas de atingir todas as pessoas: seja por e-mails, comunicados, cartazes, gincanas e outras ações. O importante é apostar em comunicação visual e dar luz para o tema!

3. Tenha programas de bem-estar

Os programas de bem-estar são políticas desenvolvidas para saúde física e mental, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a satisfação geral dos colaboradores. Esses programas vão além dos tradicionais benefícios, como plano de saúde, mas incluem atividades e recursos que visam melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Eles podem incluir diversos benefícios como aulas de ginástica laboral no ambiente, parcerias com academias, desconto em psicólogos, políticas flexíveis de licença e incentivo à alimentação saudável na organização, por exemplo.

Aqui, é importante entender o que faz sentido para seu cenário, suas pessoas e seu orçamento, mas nunca se esqueça que investir em bem-estar é investir em resultados e satisfação do colaborador.

4. Ofereça flexibilidade

Além de programas de bem-estar, é importante que a empresa repense sobre seus formatos de trabalho e suas possibilidades de flexibilidade. Oferecer formas para que o colaborador consiga viver a vida pessoal e social além do trabalho é muito importante para sua performance profissional.

Seja através de horários flexíveis, home office ou diferentes modelos de trabalho e liderança, entenda como esse tema pode ser implementado em seu dia a dia.

5. Incentive o apoio com psicólogos

Muitas pessoas acham que não precisam ou têm medo de fazer terapia ou acompanhamentos com profissionais e é importante que a empresa desmistifique e estimule esse tipo de consulta.

Aqui é possível atuar com auxílio psicológico em forma financeira, através de convênios médicos ou com plataformas, por exemplo.

6. Faça avaliação contínua no ambiente

É importante conhecer os colaboradores para ter visão sobre suas dores, necessidades e expectativas e fazer avaliações e acompanhamentos contínuos faz toda a diferença. Para isso, implemente e faça com constância pesquisas de clima organizacional e foque em perguntas sobre bem-estar e saúde mental das pessoas.

Aprenda com os feedbacks e os utilize para ajustar e aprimorar suas ações, estratégias e iniciativas para o ano, mirando sempre o bem-estar de suas pessoas.

Como sua empresa tem olhado para a saúde mental e está criando ações para discutir o tema com os colaboradores? A campanha janeiro branco já acontece em seu ambiente? Aproveite que agora sabe mais sobre ele e reflita como nossas dicas podem fazer parte do seu dia a dia.

Quer receber mais conteúdos como esse? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão os melhores conteúdos para inovação em seu RH e empresa!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Cover Image for Como aplicar a inteligência artificial no RH?
Como aplicar a inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem o raciocínio humano e realizem tarefas complexas de for...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados