Foi-se o tempo que as redes sociais eram locais apenas de trocas entre amigos. Hoje elas são importantes canais de comunicação para empresas, seja para se vender, divulgar suas ações e até mesmo contratar pessoas – fazendo com que o social hiring esteja cada vez mais em alta.
As pessoas estão nas redes, logo, elas são uma boa forma de atingir profissionais que se identificam com a marca e que se conectem de forma dinâmica e cada vez mais assertiva com os processos.
Você sabe o que é social hiring e como essa pode ser uma estratégia interessante em seus processos de RH? Vamos falar mais sobre ela, acompanhe!
O que é Social Hiring?
Que as redes sociais são grandes canais para divulgar vagas isso não é novidade, mas seu uso como estratégia para recrutar candidatos é cada vez mais realidade dentro dos negócios e é justamente sobre isso o social hiring.
O social hiring, ou recrutamento social, trata-se do uso de redes sociais para atrair e recrutar talentos através de conteúdo, interatividade e conexão entre empresas e profissionais.
Com essa estratégia, os talentos se conectam de forma mais completa e genuína com a organização, fazendo com que os processos sejam conduzidos de forma mais assertiva e com propósito e cultura mais alinhada entre empregado e empregador.
Principais mídias utilizadas no social hiring
Quando falamos de mídias sociais para atrair candidatos não é sobre sites de inscrição de currículos, mas de fato mídias sociais que dão proximidade entre pessoa física e jurídica e entreguem conteúdos, personalização e impacto para os usuários.
Diversas são as mídias presentes nas vidas dos brasileiros e algumas delas são bem importantes no social hiring, como:
Se antes o Instagram era apenas uma rede de fotos entre amigos, cada vez mais ela é uma rede usada para negócios e para aproximação com os usuários. Diferentes são os recursos que podem ser utilizados nesse canal – desde stories, IGTV, Reels e Feed – e essa é uma rede com grande poder de aproximação.
De acordo com o relatório da We Are Social e Hootsuite, o Instagram é a 2ª rede social mais utilizada no Brasil em 2022, tendo mais de 119 milhões de usuários.
Não tem como falar de social hiring sem falar de LinkedIn, afinal, essa é a plataforma profissional com intuito de conectar pessoas e empresas. A rede é uma ótima forma de participar de comunidades, expor a empresa, aumentar a rede de contatos e até mesmo abordar profissionais de forma mais leve e direcionada.
TikTok
Ainda que pareça uma ferramenta de diversão, vídeos e memes, o TikTok já está no radar das empresas e é uma forma importante de criar conexões com as pessoas que seguem as marcas.
Através dessa rede é possível ser “mais leve” e próximo do público, o que faz com que a empresa se humanize e se torne objeto de desejo para os profissionais.
Ainda que esteja em declínio, essa é ainda uma grande plataforma, com mais de 116 milhões de inscritos e possibilidades para social hiring. Uma das principais ferramentas da plataforma que ainda mantém as pessoas ativas são os grupos que reúnem usuários com interesse em comum e podem ser muito bem utilizados nas estratégias de RH.
Por que investir no recrutamento social?
Já deu para perceber como estar nas mídias é uma forma importante de recrutar e criar proximidade com profissionais, não é mesmo? Assim como qualquer estratégia, diversos outros são os benefícios e reunimos alguns deles para seu negócio entender ainda mais na prática sobre o social hiring:
Reduz recursos
Investir em mídias sociais como forma de atração de talentos torna as abordagens mais leves e mais baratas, afinal, leva de forma orgânica diversos candidatos para seus processos seletivos.
Atrai pessoas qualificadas e que tenham a ver com o negócio
Muitos processos são longos e caros pois diversas são as etapas com que pessoas que não dão o “match cultural” e pouco sabem sobre a empresa, não é mesmo? Ao ter contato com as mídias de uma empresa, é natural que o profissional minimamente se identifique com ela e tenha um maior nível de conhecimento.
Dessa forma, os processos e vagas atraem candidatos mais qualificados e que fazem mais sentido para a empresa, acelerando processos e deixando-os mais assertivos.
Fomenta o employer branding
O social hiring é uma excelente ferramenta para aplicar employer branding, ou seja, estratégias para ganhar ou aumentar a relevância e credibilidade da marca empregadora.
Ao ter conteúdos, pessoas e proximidade nas redes das empresas, o negócio deixa de ser algo distante e se torna mais humano e próximo, fazendo com que a marca empregadora chegue a mais pessoas e se torne um desejo de muitos profissionais.
Como desenvolver essa estratégia?
O social hiring é muito mais do que fazer alguns posts e curtir conteúdos nas redes sociais e é importante desenhar essa estratégia para que ela tenha sucesso, se atualizar nas redes e entender que esse é um meio que muda a todo tempo. Confira algumas dicas para seu sucesso!
Trabalhe bem a marca nas redes sociais
As redes sociais das empresas têm diversas estratégias além de recrutar e encantar talentos e é importante alinhar times comerciais, RH e, claro, de marketing para que todas as estratégias estejam no planejamento e objetivo da marca.
Independente de qual seja a estratégia, o crucial é desenvolver bem a marca nas redes, posicionar nos canais que façam sentido para o negócio e ter perfis autênticos e que conversem com o que realmente acontece dentro do negócio.
Mostre às pessoas, processos, soluções, ações e faça com que a marca seja mais do que um local inalcançável, mas que esteja perto e converse com seu público.
Aposte nas funcionalidades que as ferramentas oferecem
As redes sociais, atualmente, contam com muitas funcionalidades de imagens, vídeos, áudios e tantos outros recursos e é importante que as empresas utilizem o melhor de todos esses mundos.
Conhecer bem da plataforma, de suas particularidades e de formas de crescer dentro dela é crucial para criar conteúdos que façam sentido e que cheguem até as pessoas corretas.
Engaje dentro de casa
Ninguém melhor do que quem já trabalha no ambiente para falar e divulgar a sua empresa, certo? Portanto, é preciso pensar em ações internas e cuidado com os colaboradores para que eles se sintam identificados e acolhidos a ponto de divulgarem o que acontece em seu trabalho para suas redes.
Lembre-se que essa não deve ser uma imposição da empresa para o colaborador, mas sim uma forma orgânica e espontânea que, vai dar visibilidade e credibilidade para marca e, certamente vai colaborar com o social hiring.
Invista em conteúdo
Mais do que chamadas de vagas, as pessoas querem receber conteúdos relevantes das marcas. Por isso, saiba o que seu negócio tem a oferecer e invista em diversas formas de conteúdos que levem informações para os usuários das redes.
Essa é a melhor forma de chegar em novas pessoas e de expor sua marca de forma genuína.
O social hiring é uma estratégia muito interessante e que dá grandes resultados para os negócios e para os processos seletivos. Estar dentro das redes é muito mais do que uma função do marketing, mas sim uma possibilidade para diversos setores e planos de uma organização.
O quanto você já conhecia desse tipo de recrutamento e já utilizou em seu negócio? Aproveite agora mais sobre ele, reflita sobre suas estratégias e conheça mais sobre como fazer a triagem de currículos após receber profissionais em suas redes!