Talent Acquisition: o que é e como aplicar na sua empresa

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Você já ouviu falar em Talent Acquisition? Entre tantos serviços prestados pelo departamento de RH, realizar planos estratégicos para contratar novos funcionários é um grande desafio encontrados dentro do processo de recrutamento e seleção. Para a corporação minimizar esse tipo de problema, existe a possibilidade de aplicar a estratégia Talent Acquisition.

Talent acquisition é um método para identificar e atrair talentos do mercado para realizar a contratação. Também chamado de aquisição de talentos, essa ferramenta faz parte do segmento de Recursos Humanos.

Entretanto, para que esse método realmente funcione, a corporação deve possuir uma organização clara de quais funcionários ela precisa para atingir os resultados desejados, visto que essa estratégia é diferente do recrutamento tradicional. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

Talent Acquisition: qual seu objetivo?

O Talent Acquisition não é uma estratégia simples e entre seus principais objetivos estão o desenvolvimento de relacionamento entre funcionários do mercado, com o intuito de precipitar futuros serviços de contratação para a organização.

Dessa maneira, há a possibilidade de criar um grupo de candidatos que podem ser chamados de maneira sustentável, no melhor período estipulado pela organização. Portanto, é um procedimento mais estratégico, que prioriza atividades a longo prazo na corporação.

Recrutamento e Talent Acquisition: Principais diferenças

Muitos indivíduos utilizam os termos recrutamento e talent acquisition como sinônimos, mas essa ideia é bastante equivocada, visto que os processos são diferentes em muitos sentidos.

O talent acquisition é um procedimento mais demorado e bem mais trabalhoso, já que há o intuito de buscar um funcionário com habilidades diferentes, ou seja, que consiga colaborar com o crescimento da empresa de maneira ativa, algo difícil de se encontrar.

Outra diferença entre esses dois termos é o fato de que a conquista de novos talentos tem a finalidade de conservar uma lista atualizada para contatar perfis de alta habilidade comportamental e técnica.

Sendo assim, diferente do que ocorre em processos de recrutamento, que costumam ser mais imediatos, cujo objetivo é encontrar profissionais para preencher vagas que já existem, o talent acquisition pretende desenvolver um banco de talentos com candidatos altamente qualificados.

Entretanto, alguns pontos do talent acquisition e do recrutamento são semelhantes, como acontece com as etapas do processo. Veja a seguir algumas fases que são similares:

  • Filtragem e atração de candidatos;
  • Processo de seleção;
  • Etapa de entrevistas;
  • Etapa de admissão;

É importante ressaltar que a finalidade dos dois procedimentos não é a mesma, sendo o recrutamento parte da conquista de novos talentos. Nessa situação, para contratar e preservar os melhores funcionários do mercado é necessário seguir alguns passos.

Confira, abaixo, as etapas que devem ser seguidas para aplicar a aquisição de talentos na sua empresa!

Medidas e análises

Para aplicar a estratégia de talent acquisition na sua corporação, é necessário utilizar algumas medidas para realizar uma verificação e rastreamento dos cenários de forma adequada.

Ao coletar e analisar informações relevantes para a sua empresa, há possibilidade de melhorar de maneira constante os procedimentos de gestão de pessoas e seguir os melhores caminhos para contratação, o que desenvolve todo o gerenciamento da organização, tornando o departamento mais estratégico e eficiente.

Organização e estratégias

Para adotar a ferramenta de aquisição de talentos de maneira sólida, a empresa precisa desenvolver um planejamento eficaz. Com isso, diferentemente do recrutamento, o talent acquisition necessita de uma análise mais aprofundada das demandas da corporação e um diagnóstico de situações futuras.

Sendo assim, a equipe de RH deve atuar com uma visão ampla do serviço, levando em consideração a realidade atual e futura da empresa, analisando as perspectivas do mercado profissional em um campo local e global.

Marca empregadora

Atualmente, no mercado profissional, as marcas estão indo além dos métodos de conquista de novos clientes, desejando também adquirir os melhores funcionários do mercado. Para que isso aconteça, é necessário trabalhar a marca empregadora.

Assim, garantir que o serviço de sua empresa tenha um discurso claro e seja chamativa, é um fator essencial para que a estratégia talent acquisition funcione.

Para adquirir um perfil positivo e desenvolver uma ótima cultura institucional, é necessário que a organização preserve a imagem de um bom estabelecimento para se trabalhar, implicando também em conservar uma boa reputação, além de possuir serviços e produtos de qualidade.

Quando a empresa consegue adquirir esses fatores, ela desenvolve uma marca sólida capaz de conquistar profissionais capacitados, despertando neles o desejo de pertencer a equipe corporativa da organização.

Divisão das forças de trabalho

Nessa situação, o talent acquisition também refere-se a compreensão dos diversos segmentos da corporação, assim como dos diferentes posicionamentos que podem surgir para atender às necessidades do mercado.

Para esse fim, a corporação deve possuir uma ampla noção de seu funcionamento interno, onde deve considerar os funcionários que já fazem parte da organização e aqueles potenciais profissionais que têm grandes chances de somar à equipe.

Assim, para conquistar objetivos consistentes na estratégia talent acquisition, é necessário desenvolver um plano baseado em uma sólida preparação, que deve contar com o auxílio da gestão de todos os departamentos da empresa.

Talent Acquisition: Benefícios

Uma das vantagens dessa estratégia de conquista de talentos é a organização ter ao seu dispor dados de funcionários capacitados que possuem grandes chances de fazer parte de sua equipe profissional e que podem contribuir para o crescimento da corporação.

Além disso, essa estratégia também contribui para o desenvolvimento de uma relação sólida entre a corporação e os profissionais do mercado, bem como a oportunidade de realizar contratações mais estratégicas e também acertadas que, sem dúvidas, irão trazer melhorias nos resultados da empresa.

Todos esses pontos merecem destaque como benefício desse método de aquisição de novos profissionais.

Em vista disso, fica visível que conquistar funcionários para destacar a corporação dentro do mercado é um dos principais objetivos e benefícios da estratégia talent acquisition. E para que isso seja possível, as empresas devem planejar suas ações e contar com uma ótima equipe de profissionais da área de RH capazes de reconhecer as demandas do serviço.

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