Mapeamento da Cultura Organizacional: Como fazer?

mapeamento de cultura organizacional

A cultura organizacional nunca é algo que você será capaz de controlar ou compreender totalmente. Assim como a cultura da humanidade como um todo, as coisas dentro de uma empresa fluem e refluem, evoluem e se transformam com o fluxo do tempo, a evolução da liderança e as forças de mercado. A maioria das empresas de sucesso são extremamente eficazes no mapeamento de processos e no mapeamento da cultura organizacional, e ainda assim muitos pensam que a cultura simplesmente acontece.

Ao criar um mapa visual de como é sua cultura, você pode não apenas ver como é sua organização da perspectiva do colaborador, mas pode compreender melhor todas as partes móveis e ver onde há espaço para melhorias. Isto lhe dá a oportunidade de engajar mais ativamente os membros da equipe e criar experiências de colaboradores que inspiram admiração regularmente.

Abaixo, 4 passos como você pode mapear a cultura de sua empresa, confira!

Antes de começar

Para começar o mapeamento da sua cultura organizacional , tudo o que você precisa são os seguintes itens:

  • 4 post-its de cores diferentes (e muitos deles!)
  • Marcadores
  • Um quadro branco ou um grande pedaço de papel
  • Uma mente aberta!

Você pode passar por este exercício de mapeamento de cultura sozinho, mas recomendo colaborar com uma equipe multidisciplinar de indivíduos que trabalham em diferentes problemas em sua organização e que experimentam diferentes microculturas. Garantir que você tenha uma variedade de pessoas envolvidas neste exercício que tenham exposição a inúmeros aspectos de sua organização não só resultará em um mapa mais robusto e útil, mas também lhe dará uma melhor visão das semelhanças e diferenças entre suas equipes e lhe mostrará maneiras de promover a diversidade e a inclusão em toda a sua empresa.

Com isto dito, vamos começar!

Etapa 1: Crie uma chave 

Colar notas post-it no quadro com cada uma das seguintes etiquetas:

  • Atividades internas (verde)
  • Atividades externas (amarelo)
  • Atividades que você não faz, mas que poderia fazer (cor-de-rosa)
  • Pilares culturais (púrpura)

Cultura empresarial organizacional de quatro pilares

Etapa 2: Pilares Brainstorm e atividades internas (roxo e verde)

Agora considere uma variedade de “pilares culturais” que compõem a cultura da maioria das empresas:

  • Comunicação
  • Missão, visão e valores
  • Eventos da empresa
  • Participação da comunidade
  • Meio Ambiente
  • Benefícios e vantagens
  • Reconhecimento
  • Aprendizagem e treinamento
  • Qualquer outra coisa que seja culturalmente relevante em sua empresa

Escreva o nome de sua empresa + a palavra “cultura” em um post-it. Em seguida, cerque-o com post-its que contenham quaisquer pilares culturais relevantes (púrpura). Deixe espaço suficiente em seu quadro branco ou papel para colocar muitos post-its no meio.

Cultura organizacional de sete pilares culturais

Para fazer o mapeamento da cultura organizacional , comece pelo pilar que você acha que mais a impulsiona. Faça seu grupo pensar em todas as atividades que você faz internamente para promover ou cultivar esse pilar e escreva-as em post-its verdes.

Passe por cada pilar e crie um novo post-it verde para cada uma das atividades internas em que você possa pensar. Você está essencialmente tentando fazer um brainstorming de todas as atividades internas que você faz e que possivelmente poderiam se relacionar com a “cultura” e agrupá-las. Algumas delas podem se agrupar ou duplicar – tudo bem. Este exercício é principalmente um exercício de brainstorming e visualização criativa destinado a ajudar você a ver sua cultura de forma diferente do que você já viu antes.

Com qualquer bom exercício de brainstorming, os sucos criativos estarão fluindo e você poderá listar as atividades que não estão totalmente desenvolvidas ou que nem mesmo estão realmente acontecendo em sua empresa. Tente desviar a conversa do debate e, em vez disso, apenas capture essas atividades “faltantes” em post-its cor-de-rosa e as mova para o lado. Trataremos delas mais tarde.

Etapa 3: Atividades externas (amarelo)

Uma vez que você e sua equipe tenham enchido seu quadro branco ou papel com um monte de post-its roxos e verdes, passe por essa mesma lista de pilares, considerando onde eles acontecem externamente. Anote-os nos post-its amarelos e adicione-os ao redor de seus post-its de pilares. Se houver duplicatas de algo que você listou como interno, basta agrupar essas notas.

Muitas organizações inicialmente pensam na cultura de sua empresa como uma ferramenta interna composta de atividades internas – basicamente algo com o qual seus clientes – externamente – raramente interagem. Vemos isso como uma oportunidade perdida.

Em vez disso, pense em quais atividades você mostra para potenciais contratações e recrutas:

  • Você exibe vantagens e benefícios em postos de trabalho?
  • Como a liderança ajuda a comunicar a cultura externamente?
  • Você tem sua missão, visão e valores apresentados em seu website?
  • Os colaboradores dizem avidamente a seus amigos o que sua empresa faz?

Neste ponto, seu quadro branco/peça de papel deve ser coberto com notas verdes e amarelas post-it em torno de seus pilares culturais roxos.

Etapa 4: Pense no que você está perdendo

Provavelmente há atividades que você deixou de fora porque ainda não as realiza, especialmente dependendo do tamanho de sua organização. Por exemplo, você pode não ter uma ótima maneira de comunicar o fechamento de novos negócios ou parcerias, ou você não mostra sua cultura em seu processo de recrutamento. Aqui está sua chance de fazer com que sua equipe contribua para o que eles acham que falta à cultura à luz da visualização que você acabou de fazer. Adicione estas ideias usando post-its cor-de-rosa e comece a mapeá-las para seus pilares. Não se esqueça de incluir quaisquer ideias que possam ter surgido mais cedo e que nós colocamos de lado (durante o passo nº 2).

Eu recomendo que você veja algumas das perguntas abaixo para ajudá-lo a fazer um brainstorming, pois você pode não estar ciente do que está perdendo:

Benefícios

  • O que são eles?
  • Como eles são comunicados?
  • Como você decidiu sobre essas vantagens específicas?

Liderança

Visibilidade executiva – Que tipo de coisas a equipe executiva faz para reforçar sua cultura para a empresa e as partes interessadas externas?

Alguém pode enviar um e-mail ao CEO? Ele responde? Da mesma forma, o CEO interage com os clientes?

  • Missão, visão e valores
  • As pessoas realmente sabem o que são? Elas são visíveis?
  • Você demonstra um senso de significado e propósito no trabalho que faz como uma vantagem de contratação?
  • Escritório e ambiente
  • Onde as pessoas comem? Fazem pequenas reuniões? Reuniões grandes?
  • Como as pessoas se movimentam pelo espaço? Existe uma recepcionista? Os clientes/candidatos têm que ser atendidos? Por quem? Como é esse processo?
  • Reconhecimento
  • Como você comemora um trabalho bem feito?
  • Como você apresenta uma nova contratação?

Aprendizagem e treinamento

  • Como sua equipe aprende, tanto individual quanto coletivamente?
  • Que recursos na comunidade sua equipe utiliza para diferentes tipos de aprendizagem?

A cultura é confusa – mas use isso em seu benefício

No final deste exercício, seu quadro branco/papel deve ser coberto com post-its. Você pode reagrupar, fazer conexões entre diferentes notas e tomar liberdades para ver como estes agrupamentos de informações ajudam a criar uma visualização de sua cultura.

Cultura organizacional da empresa de como os pilares estão ligados entre si

Agora você fez o  mapeamento da cultura organizacional, você pode replicar este processo de mapeamento com mais foco. Por exemplo, tente aperfeiçoar apenas sua missão, visão e valores e como eles são comunicados tanto interna quanto externamente e onde há oportunidades perdidas para reforçá-los tanto em seu processo de formação de equipe quanto no processo de recrutamento.

À medida que as empresas crescem, muitas vezes as vejo se dedicando a mais e mais atividades sem um plano de como todas elas se unem em uma cultura coesa. Se você continuar adicionando a este mapa à medida que fizer mudanças organizacionais, você será capaz de manter um pulso melhor em sua cultura e será capaz de integrar melhor novas experiências em um quadro mais amplo. Fique atento ao meu próximo post para aprender como o grande quadro e as experiências menores se encaixam.

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