É essencial atrair e contratar talentos para se obter bons resultados. No entanto, essa tarefa está cada vez mais difícil. Em nível mundial, 38% dos empregadores possuem dificuldades na contratação, um número que reforça a importância de saber como divulgar vagas em aberto para encontrar os melhores candidatos.
Nessa etapa, estratégias como o uso de softwares de RH, redes sociais e construção da marca empregadora são cada vez mais úteis. Pensando nisso, elaboramos um guia especialmente para você. Nele, você vai conhecer 5 dicas para divulgar vagas e fisgar profissionais talentosos.
Continue acompanhando nosso artigo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!
1. Arquitete uma marca empregadora
O conceito de marca empregadora ainda é relativamente novo no Brasil. Consiste na construção de uma imagem, a nível interno e externo, com o intuito de atrair e reter profissionais talentosos. É, também, uma das melhores formas de divulgar vagas e otimizar todo o processo seletivo.
Uma forte marca empregadora atua como um ímã, potencializando os anúncios de vagas que precisam ser ocupados e chamando a atenção de profissionais acima da média. Não por acaso, empresas como Itaú, Natura e AmBev investem com veemência nesse conceito.
A construção da marca empregadora, no entanto, é um processo composto por diferentes etapas. Em primeiro lugar, é preciso conhecer o público-alvo, isto é, os talentos que deseja atrair. Procure saber qual a faixa etária, nível de formação e os principais meios de informação, entre outros dados. Assim, é possível agir com eficácia.
Também é importante construir a proposta de valor ao empregado, abreviada para EVP (Employee Value Proposition). Essa proposta consiste na oferta de induzimentos — como benefícios complementares, plano de carreira e salário competitivo — que despertem o interesse dos candidatos.
2. Use as redes sociais a seu favor
O uso das redes sociais é cada vez maior, mas não apenas como uma ferramenta de bate-papo. Diversos setores de RH utilizam o meio para anunciar as vagas disponíveis, assim como estabelecer o primeiro contato com os profissionais.
No entanto, é quase impossível “alimentar” as dezenas de redes sociais com periodicidade e qualidade. Logo, faz-se necessário entender quais são mais usadas pelo público que deseja atrair. Assim, é recomendado definir apenas duas ou, no máximo, três redes sociais para usar continuamente.
O Instagram, por exemplo, é predominado por jovens adultos, com idade de 18 a 30 anos. O Snapchat conta com adolescentes e jovens adultos, com até 25 anos. O LinkedIn, por sua vez, atrai um público com idade entre 30 e 45 anos.
É muito importante contar com a ajuda do setor de marketing ou comunicação corporativa para criar peças para as redes sociais e chamar a atenção dos talentos no mercado de trabalho. É certo que as redes sociais trazem diversos ganhos na contratação de candidatos, porém, dá trabalho fazer bem-feito.
3. Crie anúncios atrativos para o perfil que busca
Outra forma de potencializar os resultados é criar anúncios que sejam atrativos e completos para os talentos. Pense no anúncio como uma forma de “vender o peixe” da empresa, então, deve ser o mais atraente possível.
Há diversas práticas para criar anúncios atrativos. Primeiramente, pare de replicar o que os outros já fazem. Falar apenas das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) exigidas ao ocupante do cargo não é nenhum diferencial. Pelo contrário: é enfadonho e não seduz os jovens profissionais.
Comece explicando a razão de a empresa ser um bom lugar para trabalhar e construir uma carreira. Fale que há um modelo de liderança pelo exemplo, recompensas pelos resultados apresentados e um propósito verdadeiro por trás de todo o trabalho. Tudo, obviamente, deve ser verdade.
Só depois fale da vaga. Informe apenas as principais competências que seu ocupante deverá possuir, evitando que o anúncio fique longo demais. Logo, será possível engajar os candidatos e obter um maior número de inscritos.
4. Torne os atuais funcionários embaixadores da empresa
Uma importante estratégia é usar os atuais empregados como embaixadores da marca, ou melhor: verdadeiros promotores. Com isso, será possível potencializar tanto a marca empregadora quanto os anúncios e engajar mais gente capacitada.
Existem diversas medidas para transformar os funcionários em embaixadores. Solicite, por exemplo, que um deles escreva um post sobre sua experiência na empresa — como foram seus primeiros dias, como cresceu e superou desafios. Depois, compartilhe o conteúdo nas redes sociais ou no blog da empresa.
Há diversos outros conteúdos que podem ser criados e compartilhados, tais como: fotos, vídeos ou podcasts. Aproveite para contar mais sobre a empresa e mostrar os benefícios — em termos financeiros e de bem-estar — de atuar nela.
Entendendo o potencial de criar conteúdo para anunciar vagas em aberto e atrair talentos, as empresas mais modernas induzem os profissionais do mercado para que assinem a newsletter e recebam periodicamente novidades sobre aquelas posições, depoimentos dos profissionais e mais informações da própria empresa.
5. Conte com um bom software de RH
Finalizando, é importante considerar o uso de softwares para intensificar a divulgação das vagas e as demais etapas do processo seletivo. Aqui, é necessário lembrar que a atração de talentos é apenas a primeira etapa e que existem muitas outras que precisam ser conduzidas com excelência.
Um bom sistema pode ajudar, por exemplo, a divulgar as vagas disponíveis nas diversas redes sociais e páginas de trabalho (Catho, Infojobs, Indeed, etc.). Assim, é possível centralizar o controle e obter melhores resultados operacionais.
Usar um bom software traz, ainda, outros benefícios como: veicular vídeos institucionais no site de carreiras da empresa com maior facilidade; criar campanhas de indicações e referências; importar dados das redes sociais e monitorar, em tempo real, os resultados obtidos no recrutamento.
A verdade é que a gestão de pessoas, em especial o processo de recrutamento e seleção, demanda cada vez mais por soluções tecnológicas. É por isso que, hoje, é possível realizar entrevistas e testes à distância, atuar de forma preditiva na análise de dados, bem como digitalizar diversos processos de RH.
Agora você entende como divulgar vagas e encontrar bons talentos, certo? Pois, então, aproveite para multiplicar esse conhecimento com seus amigos compartilhando este post em suas redes sociais.