Ao longo de gerações, tivemos a concepção de que ser gerido por alguém precisava se basear no transtorno, na apreensão e troca de favores.
Quantas vezes já escutamos de nossos pais ou avós protestos sobre seus chefes e o quanto ansiavam, exaustivamente, para que o fim de semana chegasse?
Todos esses aspectos não passam de um ponto de vista ultrapassado sobre o que deve ser uma gestão efetiva. Vivenciamos, atualmente, uma grande revolução da informação, com tecnologia e sistemas cada vez mais presentes em nossa vida.
Foi partindo desta premissa que surgiu o que chamamos de Gestão 4.0.
Com esta nova metodologia, foram criadas novas perspectivas, como redução da carga horária de trabalho, ampla utilização de programas online e a liderança horizontal.
Consequentemente, há um aumento da produtividade e autonomia dos colaboradores. Agora, trabalhar não precisa mais ser um fardo!
Pensando nisso, trouxemos 5 livros indispensáveis para qualquer gestor ou profissional de RH que deseje melhorar a performance das pessoas que compõem sua empresa, transformando completamente o modelo organizacional e o ambiente de trabalho.
Prepare o café e venha conosco!
1. Sorria, você trabalha aqui! – Analisa de Medeiros Brum
Escrito por Analisa de Medeiros Brum, especialista em Comunicação Social e fundadora da primeira agência de endomarketing do Brasil, a HappyHouse, “Sorria, você trabalha aqui!” tem como principal foco se aprofundar em estratégias de endomarketing para empresas.
O endomarketing nada mais é que uma estratégia de marketing institucional voltada para a comunicação interna com os colaboradores. Tem como finalidade reduzir o turnover (a evasão de profissionais) e por isso é responsabilidade direta do time de RH.
Partindo do princípio que as corporações precisam ter um relacionamento humanizado com seus funcionários, este livro irá tratar de métodos utilizados para engajamento, comunicação e alinhamento de perfis entre empresa e colaborador.
É uma obra indispensável para quem deseja adentrar em táticas de endomarketing, especialmente líderes e profissionais de RH que lidam com gestão de pessoas todos os dias.
2. Todos São Importantes – Bob Chapman, Raj Sisodia
Em “Todos São Importantes”, Bob Chapman e Raj Sisodia apresentam os benefícios que uma empresa pode colher, caso simplesmente passe a tratar os seus funcionários sob uma ótica humanizada, ao invés de tratá-los como se fossem um simples recurso.
É muito comum, em nosso dia-a-dia, encontrarmos pessoas frustradas com o trabalho. 7 em cada 8 indivíduos acreditam que o seu chefe não se importa com eles. No entanto, isto reduz a produtividade da própria empresa e gera prejuízos inclusive financeiros.
“Pessoas devem ser lideradas, não gerenciadas”. Através desta poderosa frase, Chapman e Sisodia argumentam, ao longo do livro, que um líder deve inspirar e instruir seus colaboradores e não puni-los pois, afinal, suas próprias metas dependem de seus subordinados.
Os autores provam que para ser produtivo é necessário ser feliz!
Portanto, esta obra é essencial para a equipe de RH e líderes que desejam repaginar o ambiente de trabalho, tornando seus colaboradores mais satisfeitos e engajados com a empresa.
3. Reinventando as Organizações – Frederic Laloux
O foco de “Reinventando as Organizações” é demonstrar que hierarquias rígidas de gestão são um modelo ultrapassado.
A grande evolução a isto é o método de liderança horizontal e descentralizado, pois não só encoraja os colaboradores a participarem ativamente, como otimiza os processos e a tomada de decisão.
Frederic Laloux argumenta que a humanidade vivenciou, desde o surgimento das organizações, diversos estágios de consciência.
A cada geração, nossa visão de mundo se transforma e esse processo está acontecendo exatamente agora, demandando que o mundo corporativo se adapte rapidamente.
Através de estudos de casos reais, o especialista em desenvolvimento humano nos relata que revolucionar a estrutura das empresas, trazendo elementos como a autogestão e um propósito definido (cultura organizacional), gera o aumento da receita e produtividade dos colaboradores.
Além de servir como guia prático que aplica uma maneira inovadora de gerir pessoas, a obra traz uma análise histórica fantástica dos modelos organizacionais já existentes, desde os primórdios da formação de escalas de poder.
É, de fato, uma leitura imperdível para qualquer gestor!
4. Preciso Saber se Estou Indo Bem – Richard L. Williams
Oferecer feedbacks sempre será uma das mais poderosas formas de comunicação, e é disto que se trata “Preciso Saber se Estou Indo Bem”.
Escrito pelo psicólogo e especialista em desenvolvimento organizacional Richard Williams, ele defende que praticar de maneira constante a cultura do feedback, aumenta exponencialmente a produtividade das equipes.
Por meio deste, é possível descobrirmos como as pessoas encaram suas responsabilidades e encorajarmos a constante busca por evoluções, sem punir ou reprimir nenhum colaborador.
Williams trata o feedback como um “nutriente essencial para a vida”, algo indispensável para a coexistência.
Na obra, o autor apresenta 5 princípios básicos do feedback que precisam ser seguidos: qualidade, cordialidade, contato visual, sonegação e as diferentes reações que se pode ter diante de um feedback.
Estes conceitos são aprofundados ao longo da leitura de um modo direto e prático.
Qualquer líder ou profissional de RH demanda o exercício de uma comunicação efetiva dentro do time ou da gestão dos funcionários da empresa.
Assim, este livro se faz mais que necessário para evoluir tanto a prática do feedback como a otimização da performance da equipe.
5. Dar e Receber – Adam Grant
Em “Dar e Receber”, o psicólogo e professor estadunidense Adam Grant defende o seguinte: as pessoas que mais se doam são aquelas que mais colhem frutos do seu trabalho. Para isto, o autor classifica 3 tipos de comportamentos: o tomador, o compensador e o doador.
Os tomadores são indivíduos que apenas extraem dos outros, de uma maneira profundamente egoísta; os compensadores são aqueles que, apesar de ajudarem indivíduos, sempre possuem segundas intenções; por fim, os doadores se entregam de corpo e alma para os outros, sem esperar nada em troca.
Assim, doadores possuem menos tempo pensando nos problemas alheios e mais tempo pensando genuinamente em coisas que importam.
Ter um time composto por doadores promove a transparência na equipe, servindo como suporte para uma melhor gestão de energia e processos.
Esta é uma obra que se estende além da esfera profissional, sendo quase uma filosofia de vida e também pode ser aplicada no âmbito dos relacionamentos pessoais. Vale a pena a leitura não só para líderes, como também liderados que almejam melhorar seu desempenho no trabalho.
A Revolução do ambiente de trabalho
Como pudemos conferir ao longo do artigo, o mundo está em constante mudança, a passos cada vez mais apressados.
Desse modo, a mentalidade das pessoas também está passando por uma grande transformação.
Profissionais estão gradativamente buscando conquistar seu espaço e sua autonomia.
Criar um ambiente de trabalho que proporcione a disseminação da criatividade e inovação e deixe colaboradores mais confortáveis para expor suas ideias é uma das novas tendências de gestão para os próximos anos, e há quem defenda que estamos vivenciando só o começo, que a grande reforma ainda está por vir.
Logo, profissionais de RH se deparam com estes desafios diariamente em suas equipes, pois são eles que estão na linha de frente para se adaptar à nova tendência revolucionária de se gerir pessoas.
Esperamos que, através dos conhecimentos desses especialistas, você possa se sentir pronto e ter uma maior confiança para desenvolver projetos e melhorar o ambiente de trabalho dos colaboradores da sua empresa!
Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores de best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!