Manter uma comunicação interna de forma clara e objetiva é um grande desafio para os gestores. Afinal, é de sua responsabilidade entender aquilo que é importante para que resultados sejam alcançados dentro das empresas, sendo a comunicação parte essencial.
Para te auxiliar com esse assunto, preparamos este artigo com algumas dicas para que você consiga entender e colocar em prática pontos que irão melhorar a comunicação interna da sua empresa.
Vamos lá?
Por que a comunicação interna é tão importante?
Entender como se comunicar dentro da empresa e no dia a dia é importante para ambos os lados.
Ou seja, investir em práticas e ferramentas de comunicação interna pode proporcionar muitos benefícios.
Podemos destacar:
- Melhoria do clima organizacional: evitar falhas de comunicação e a passagem de informações erradas (telefone sem fio) auxilia na diminuição de discussões e fofocas entre equipes;
- Redução do turnover: a partir do momento que colaboradores estão alinhados, não existe a necessidade de substituições, o que diminui a rotatividade;
- Estímulos para a produtividade interna: ações que facilitam a comunicação interna e a troca de informações entre os muitos setores, proporcionam resultados positivos de um desempenho individual e principalmente coletivo.
Como a comunicação interna foi adaptada durante a pandemia
Com o avanço da pandemia de Covid-19, a população foi obrigada a ficar mais tempo dentro de casa, muitas empresas fecharam suas portas adotando o home office.
O RH pós-pandemia também se torna peça-chave para promover melhorias e entender as dificuldades. Então, certamente a comunicação também sofreu mudanças.
Entretanto, a comunicação é a base de toda relação entre empresas e colaboradores, com a pandemia foi possível compreender ainda mais a sua importância.
A forma como as pessoas passaram a se comunicar com o mundo mudou, fazendo com que se baseassem em vídeos ao vivo e todas as ferramentas tecnológicas disponíveis.
Isso a fim de manter a equipe sempre junta e conectada.
Papel da liderança na comunicação interna
Os líderes têm como principal função guiar os colaboradores.
Para isso, deve otimizar atividades, passar informações, organizar interações, motivar, engajar e proporcionar um bom clima organizacional.
Sempre com foco nas pessoas e resultados. Isso porque a comunicação é a principal ferramenta de trabalho de um líder!
Pois ele precisa conversar com a equipe da forma certa, para conquistar respeito e confiança de todos. Além de incentivar e promover o feedback dos colaboradores.
Porém, é necessário contar com recursos que possibilitem alcançar metas, apostando em palestras e treinamentos.
6 dicas para melhorar a comunicação interna
Quando ações são colocadas em prática, é possível contribuir para que exista uma troca de informações dentro da organização.
Como benefícios, a comunicação interna faz parte do dia a dia, promovendo impactos positivos e satisfatórios para os colaboradores.
Listamos 6 dicas imperdíveis para melhorar a comunicação interna.
Acompanhe elas a seguir!
1 Faça um planejamento da comunicação interna
Será necessário um planejamento bem feito e que se adapte a realidade da empresa.
O RH deve buscar conhecer bem os seus colaboradores e a empresa, para assim entender como trabalhar um bom alinhamento entre as partes.
Uma comunicação personalizada costuma ser mais eficiente, isso porque você vai conhecer o seu público e saber qual tom de voz será o mais adequado a ser utilizado.
2 Escolha os melhores canais de comunicação interna
E-mail, newsletter, mural e reuniões, são alguns dos canais disponíveis para a comunicação interna.
Lembre-se, a empresa não precisa adotar todos esses canais, mas sim, entender o que mais funciona para a equipe.
Com a chegada do home office, adotar canais de comunicação online foi a melhor saída.
Uma boa ideia é determinar a periodicidade para que a equipe receba comunicados, fazendo com que tenham o hábito de se manterem informados sobre a empresa.
3 Engaje os colaboradores com assuntos relevantes
A informação precisa ser passada de forma acessível, para que todos consigam compreender.
Além disso, o RH deve ser criativo, estimulando a interação da equipe e o engajamento de mensagens formais, porém de forma criativa.
Os assuntos precisam ser entendidos e os mais relevantes devem ser trabalhados, como por exemplo, divulgar a cultura organizacional da empresa.
São métodos que além de estimular a participação de todos, garante que tudo seja passado de forma clara.
4 Organize e centralize as informações
Ter informações no mesmo local, é uma das ações para melhorar a comunicação interna da empresa.
Quando os dados são de fácil acesso, torna- se mais fácil cumprir qualquer tarefa.
Como resultado, cada setor confere as informações antes de iniciar a jornada de trabalho.
5 Evite burocracia
Busque minimizar burocracias na troca de informações, para aumentar a agilidade no dia a dia.
Se algo faz parte da rotina da equipe, faça com que o processo se torne o mais simples possível.
Colaboradores perdem tempo de trabalho quando gastam horas para acessar arquivos, por exemplo.
6 Use uma interface amigável
Trata-se de todo e qualquer software ou sistema capaz de fazer com que o usuário tenha uma fácil interação.
Ela precisa fazer com que o usuário se sinta bem acessando o sistema, através de uma fácil operação com comando intuitivo.
Para alcançar resultados, construa uma relação de confiança.
Prepare seu planejamento, escolha canais de comunicação e defina as estratégias de transmissão para uma mensagem clara e atrativa.
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