As redes sociais tornaram-se uma ferramenta poderosa e extremamente prática para a divulgação de vaga de emprego. Com a difusão dos dispositivos digitais, como tablets e smartphones, o talento ideal para sua empresa pode estar a um ou dois cliques de você, porém, apenas se forem utilizadas as estratégias corretas.
Encontrar os candidatos certos não é uma tarefa fácil. Além das dificuldades do processo em si, ainda é necessário organizar o tempo para suas demais tarefas e otimizar os processos da sua equipe. Ao anunciar sua vaga adequadamente no Linkedin, porém, a tecnologia e recursos da plataforma tornarão tudo isso mais fácil, deixando o recrutamento mais rápido e, ao mesmo tempo, mais eficaz.
Quer saber como fazer seu anúncio no Linkedin sem errar? Continue lendo e descubra!
Quais as vantagens de anunciar vaga de emprego no LinkedIn?
Com quase 500 milhões de usuários, entre pessoas físicas e jurídicas, o LinkedIn figura como a maior rede social profissional do planeta, consolidada como uma das principais pontes para um networking consistente. Ali, profissionais divulgam seus portfólios, publicam textos e acompanham personalidades do seu segmento.
Em contrapartida, na hora de caçar talentos, os recrutadores têm fácil acesso aos profissionais e podem escolher os que mais lhes agradam. Além disso, o custo-benefício dos anúncios de vaga no LinkedIn é bastante atraente, pois você determina o formato do anúncio, o perfil do profissional desejado, o orçamento diário e quanto tempo a vaga deve permanecer em aberto. Tudo isso facilita a ampliação do número de inscrições para sua vaga e evita perda de tempo com perfis incompatíveis.
Outra vantagem é que, assim como os anúncios do Google e Facebook, no LinkedIn você consegue especificar todo o perfil do anúncio de sua vaga e promovê-lo de maneira a atingir diretamente o público desejado. Como os algoritmos do LinkedIn conseguem saber o tipo de profissional de acordo com a vaga ofertada, é possível alcançar a audiência que você almeja.
Ao estabelecer a segmentação correta, você evita gargalos que atrapalham a escolha dos profissionais e a perda de tempo dos responsáveis. Definindo o anúncio, escolhe-se itens como função, cargo, grau de especialização, segmento de mercado e outras especificações que orientam uma divulgação precisa. Além disso, ao receber as inscrições da vaga, você conhece o perfil daquele profissional e realiza uma triagem que agiliza o processo.
Como anunciar a vaga de emprego no LinkedIn?
Agora que você já conhece todas as vantagens, saiba que há algumas dicas que facilitam o anúncio coerente da vaga e atrai os perfis ideais para a empresa. Vamos ver como anunciar vaga de emprego no LinkedIn por este passo a passo.
1. Crie uma conta de acesso
Antes de tudo, certifique-se de que sua empresa possui um perfil no LinkedIn. Criar uma conta é essencial para que as pessoas físicas e jurídicas anunciem e acessem vagas de trabalho na rede social. Após a criação da conta e tendo definido o perfil de sua empresa, siga para o próximo passo!
2. Clique em “Anunciar Vaga”
Vá ao ícone “Soluções” no alto da página e clique em “Anunciar Vaga”. Se você for cliente da conta “recrutador” (recruiter), será necessário utilizar contratos diferentes do da sua filiação e você será direcionado para uma página específica, com diferentes opções de contrato.
Lembre-se que é necessário ter uma página da companhia (company page) para poder anunciar. Esse anúncio deve ser feito com seu nome real, o nome da empresa será informado depois, como veremos no próximo passo.
3. Preencha as especificações da vaga
Nesse ponto, você especificará o nome da empresa, o cargo que está em aberto e a localização. Para ajudá-lo, listas suspensas facilitam na hora de selecionar as informações.
Após confirmar essas informações, você chegará em uma tela que pedirá a descrição da vaga. Preencha essa etapa de maneira cuidadosa e procure ser bastante claro. Você preencherá os seguintes itens:
- até 3 funções e setores da empresa;
- tipo de cargo e nível de experiência (são preenchidos automaticamente, mas você pode editar por meio da lista suspensa);
- a descrição da vaga com outras informações e detalhes relevantes, como a cultura, os valores da empresa e como isso vai se relacionar com a execução do cargo;
- a maneira como os talentos se candidatarão à vaga (por exemplo, utilizando seus próprios perfis no LinkedIn, recebendo notificações por e-mail ou mesmo por um site externo, cuja URL você fornecerá) e para qual e-mail as notificações serão enviadas.
Ao terminar essa etapa, você também pode refinar seu anúncio acrescentando outros dados importantes, como:
- competências indispensáveis para o cargo;
- experiência profissional;
- formação acadêmica.
Lembre-se que, quanto mais informações sinceras sobre a vaga, mais chances de encontrar candidatos com o fit cultural adequado.
4. Determine a região e o tempo de permanência
O LinkedIn oferece vários tipos de planos, então essas informações são determinantes para saber qual é o custo do seu anúncio. É com base nelas que o site calculará o valor do seu investimento e determinará os melhores planos para você. Uma possibilidade, por exemplo, é pagar por anúncios de trinta dias.
5. Defina seu orçamento e escolha a forma de pagamento
Feito isso, defina seu orçamento diário. Uma das opções é pagar por clique no seu anúncio. Ali, você receberá um detalhamento do custo e de como funciona o orçamento na plataforma. Em seguida, você pode escolher como será a forma de pagamento (cartão de crédito, por exemplo). Se já tiver uma forma de pagamento registrada, pode acioná-la ou adicionar outros meios.
6. Acrescente informações adicionais
Uma vez escolhidos o plano e a forma de pagamento, você pode acrescentar informações que melhorem seu anúncio e deem mais credibilidade à vaga. São as seguintes:
- exibir seu perfil do LinkedIn no anúncio;
- adicionar competências à descrição do cargo (algumas aparecem automaticamente conforme as informações das etapas anteriores, mas você pode editar);
- selecionar um cargo para facilitar a descoberta do seu anúncio;
- adicionar remuneração (caso você não o faça, a própria rede social exibe uma estimativa salarial de acordo com seu banco de dados).
7. Acompanhe a publicação da vaga e gerencie os candidatos
Você receberá notificações por e-mail assim que seu anúncio estiver publicado. A partir daí, conforme surgirem inscrições para sua vaga, você terá condições de gerenciar os candidatos, obter insights a partir dos perfis que visualizaram o anúncio e fazer uma análise dos candidatos inscritos.
Ademais, é possível editar seu orçamento diário de acordo com as necessidades. Após a publicação da vaga, o anúncio também está disponível para ser compartilhado no próprio LinkedIn e em outras mídias sociais.
8. Anuncie a vaga de emprego internamente
Seus colaboradores podem multiplicar o acesso à sua vaga de emprego divulgada. Compartilhe com eles o anúncio feito no LinkedIn para que o indiquem a outros profissionais ou mesmo se candidatem para o cargo em questão. Assim, você contempla um maior número de possibilidades.
Quem sabe o candidato ideal já está ali, dentro da sua empresa? Os funcionários já conhecem sua cultura e funcionamento, e podem estar esperando por uma chance de subir de cargo. Portanto, vale a pena informá-los sobre o processo seletivo e permitir que participem.
Quais os erros comuns ao divulgar vaga de emprego no LinkedIn?
Para finalizar otimizando ainda mais o anúncio da sua vaga, vamos comentar alguns erros comuns para você evitar. Confira!
Erro na descrição da vaga
Não basta colocar apenas informações sobre as competências e experiências para o cargo. É preciso explicar realmente como a vaga funciona naquela empresa em particular. Descreva brevemente, por exemplo, como seria um dia de trabalho naquele lugar, quais seriam as atividades realizadas na função e quais fatores poderiam motivar e satisfazer o colaborador.
Você pode conversar com alguém do setor para conseguir essas informações com mais precisão. Lembre-se de ter muita honestidade, pois não adianta vender a imagem que não será encontrada na prática. Isso é importante até para a retenção de talentos.
O título da vaga também deve ser claro e mostrar do que ela se trata. Uma ideia é colocar a função e a senioridade na descrição.
Erros na descrição da empresa
A página da sua empresa no LinkedIn também tem influência na atração de candidatos. Assim, é preciso ser sincero aqui e ir além das informações básicas, como localidade e a história da organização.
Deixe claro seus valores e objetivos: qual é a missão da empresa? Onde ela está prestes a chegar? Essas perguntas ajudam a se apresentar e atrair pessoas.
Apresente também a cultura e o funcionamento daquele local, citando, por exemplo, possibilidades de crescimento e desenvolvimento na empresa. Explique ainda os benefícios reais para atuar ali (plano de saúde, vales de alimentação e cultura, programas de qualidade de vida etc).
Assim, seu anúncio ganha ainda mais potência! Você vai atrair mais candidatos interessados, que se sentirão satisfeitos e se identificarão com sua empresa. Para ganhar visibilidade e atrair os melhores talentos do mercado, anunciar vaga no LinkedIn representa uma grande inovação que vai ao encontro da era digital. Pensando nisso, você também deve realizar um processo seletivo personalizado, que contenha formas de melhorar o desempenho dos candidatos.
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