Para garantir que os colaboradores de sua empresa desenvolvam seus potenciais plenamente, é necessário conhecer a fundo a personalidade, os pontos fortes e as deficiências de cada um. Com isso, é possível auxiliá-los no desenvolvimento de competências fundamentais para uma evolução pessoal e profissional. Neste contexto, entender como funciona a avaliação 360° é de suma importância!
A prática, que pode ser descrita como um método de feedback mais inteligente, vem sendo muito utilizada pelas empresas, isso graças aos resultados que apresenta. A estratégia permite ao colaborador saber suas forças e fraquezas de forma global e compará-las com sua autoavaliação, independentemente de seu papel na organização. Isso lhe permite fortalecer seus pontos fracos, tornando-se assim um profissional mais capacitado.
Você gostaria de garantir que seus funcionários apresentem um alto desempenho? Continue a leitura e entenda como a avaliação 360° pode ajudar nessa tarefa!
Qual é o conceito de avaliação 360°?
Na matemática, 360° corresponde ao número exato de frações que compõem a totalidade de uma circunferência. Sendo assim, se queremos dar uma volta inteira ao redor de nós mesmos, devemos girar 360° para voltar ao ponto de partida, porém, com uma visão do todo.
Transportando essa analogia para a gestão de pessoas, a avaliação 360° — ou feedback 360° — é um método de avaliação de desempenho que coloca o colaborador no centro do processo.
Todos os que estão ao seu redor, abaixo e acima hierarquicamente, vão emitir opiniões de acordo com o que veem e sentem sobre ele, proporcionando feedbacks simultâneos. Ou seja, o colaborador poderá ser avaliado por seus colegas de trabalho, subordinados, superiores e clientes internos e externos. Além disso, sua autoavaliação também é considerada e as constatações serão comparadas.
Como resultado, as informações geradas pela avaliação 360° deverão identificar chances de melhoria no desempenho do profissional. Além disso, esses dados são importantes não apenas para as estratégias de ação centradas no indivíduo, como também para toda a organização.
Vale lembrar que, de forma alguma, o colaborador será exposto a qualquer tipo de constrangimento. A avaliação 360° é feita de forma confidencial e o profissional toma conhecimento apenas dos resultados, sem saber quem o avaliou.
Uma curiosidade é que a avaliação 360° não é uma metodologia nova. Ela surgiu, na verdade, há 100 anos com a Primeira Guerra Mundial, consolidando-se definitivamente nas forças armadas alemãs durante a Segunda Guerra. O princípio era o mesmo: os soldados eram avaliados pelos colegas, superiores e subordinados, e as percepções forneciam insumos para melhorar o desempenho de cada um.
Por que utilizar a avaliação 360° é tão importante para uma empresa?
Agora que você sabe como funciona a avaliação 360°, é hora de aprender mais a respeito de suas funções, e assim descobrir porque a ferramenta é tão útil para o crescimento de uma empresa.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a eficiência dos colaboradores e o domínio que eles têm sobre as habilidades necessárias para realizar suas funções exercem cada vez mais impacto sobre seu desempenho. Nesse contexto, as chamadas habilidades organizacionais, como a iniciativa, a comunicação e a liderança, se destacam por sua importância.
Diferentemente de habilidades mais técnicas, que podem ser desenvolvidas com a prática, esse tipo de expertise precisa ser orientado de perto. Isso deve ser feito para que o colaborador a desenvolva de forma eficaz e assim se torne capaz de assumir o protagonismo em um algum processo, quando isso se fizer necessário.
Por esse motivo, a avaliação 360° é tão importante para o desempenho de uma empresa, porque ela tem o potencial de orientar seus colaboradores para que eles assumam cargos de liderança. Um benefício que garante à empresa a mão de obra necessária para manter sua operação de um modo mais seguro, com o apoio de profissionais capacitados para tomar decisões e resolver problemas.
Quais são os modelos de avaliação 360º existentes?
Existem três modelos de avaliação 360° que podem ser utilizados de acordo com a configuração da empresa ou equipe. Cada um deles deve ser adotado em casos específicos, já que têm diferentes enfoques e servirão para identificar características distintas dos colaboradores.
Em comum, os modelos utilizam como base a opinião de todos e geram informações confiáveis aos gestores. Veja quais são eles.
1. Modelo enxuto, com três alternativas de resposta
Esse modelo é curto e bem objetivo, prezando pela rapidez e pela agilidade. Para tanto, serão desenvolvidas perguntas diretas, em que o avaliador responderá “nunca”, “às vezes” ou “sempre” para cada questão sobre os seguintes eixos:
- proatividade;
- interesse;
- organização;
- flexibilidade;
- sociabilidade;
- liderança;
- vocação;
- disponibilidade;
- eficiência;
- trabalho em equipe;
- ética.
Três exemplos de perguntas
- Proatividade: o colaborador toma iniciativa diante de desafios?
- Liderança: o colaborador demonstra as habilidades necessárias para ser um líder?
- Eficiência: o colaborador entrega os resultados esperados com que frequência?
2. Modelo direto, com cinco alternativas de resposta
No modelo direto, as perguntas são mais livres e não há separação por eixos temáticos. É interessante utilizá-lo se a ideia for reconhecer aspectos concernentes à ética, ao profissionalismo e ao comprometimento.
O entrevistado terá cinco alternativas de escolha: “nunca”, “pouco”, “algumas vezes”, “muito” e “quase sempre”.
Três exemplos de perguntas
- O funcionário tem dificuldade em aceitar as decisões tomadas pela equipe?
- Costuma desistir do desafio proposto na primeira dificuldade que aparece?
- Utiliza conscientemente os recursos da empresa para melhorar a produtividade?
3. Modelo complexo, com três alternativas de resposta
Esse modelo é voltado a equipes com alto nível de exigência, metas agressivas e que atuam em mercados mais competitivos. São propostas duas perguntas por eixo temático e o entrevistado pode escolher entre “nunca”, “algumas vezes” e “sempre”. Veja os temas:
- liderança;
- integridade moral;
- versatilidade;
- relacionamento;
- olhar sistêmico;
- trabalho em equipe;
- responsabilidade;
- comunicação;
- foco em resultados;
- organização.
Dois exemplos de perguntas
- Versatilidade: é uma pessoa que costuma motivar sua equipe a buscar soluções para os problemas do departamento? Enfrenta as dificuldades e desafios de forma espirituosa e com criatividade?
- Responsabilidade: está sempre no prazo com suas tarefas e procura atingir seus objetivos? Costuma perseguir o nível de qualidade exigido pela empresa?
Como implantar a avaliação 360º?
Depois de descobrir como funciona a avaliação 360°, conhecer seus objetivos e principais tipos, chegou a hora de descobrir como implementá-la. Continue a leitura e entenda quais os procedimentos necessários para realizar esta tarefa.
Treinamento e sensibilização dos integrantes da empresa
O primeiro, e talvez mais importante, passo a ser dado para realizar a implementação da avaliação 360° é conscientizar todos os colaboradores da empresa, estejam eles nos cargos de gestão ou de operação, sobre a importância do processo. Uma vez que sem a participação de todos os funcionários a avaliação não será bem-sucedida, o time de RH precisa se empenhar em sua política de engajamento.
Elaboração de questionário
Assim que todos os funcionários da empresa entendem a importância da avaliação, e estão dispostos a encará-la com a seriedade que ela merece, o time de gestão precisa elaborar o conjunto de questões que serão realizadas.
Para que a avaliação 360° seja precisa e alcance os resultados que o gestor de RH espera, esse processo também precisa ser executado com cuidado e atenção. Cada pergunta presente no questionário deve ter o potencial medir o desempenho do colaborador e indicar pontos em que ele pode se tornar mais eficiente.
Aplicação dos questionários
A etapa seguinte consiste na aplicação do questionário. Nesse momento, é fundamental que medidas sejam adotadas pelo RH para garantir a confidencialidade da avaliação. Dentre as opções que o setor de Recursos Humanos tem à sua disposição, fazer uso de tecnologias, como plataformas especializadas, costuma ser a melhor opção.
Análise e divulgação dos resultados
Assim que a aplicação do questionário chega ao fim, tem início o processo de análise. Nessa etapa da avaliação, todas as respostas emitidas pelos colaboradores são computadas e transformadas em dados estatísticos. É importante ressaltar que, mesmo nesta etapa de divulgação, os resultados de um questionário devem ser informados apenas para o colaborador e para seu chefe imediato.
Com a finalidade de evitar problemas e atritos, é fundamental que o time de RH coloque em prática medidas para evitar vazamentos e garantir a confidencialidade das informações.
Feedback e plano de melhorias
Por fim, fazendo uso dos dados apurados pela avaliação, o colaborador e seu gestor imediato terão uma reunião. O assunto a ser tratado nesse evento são os pontos positivos do funcionário e as áreas em que ele precisa melhorar seu desempenho. Ou seja, o objetivo da reunião é fornecer ao colaborador um feedback positivo, orientando-o para otimizar seus resultados.
Para que um feedback realmente seja positivo, porém, o gestor precisa fazer mais do que simplesmente elogiar o funcionário por seus acertos e dizer onde ele errou. É de sua responsabilidade ajudar o colaborador a entender seus pontos fracos e identificar os modos de fortalecê-los.
Como sua empresa pode se beneficiar dessa metodologia?
Como dissemos, a avaliação 360° permite o feedback global dos colaboradores, colocando-os como agentes no processo de crescimento da empresa. Entre os vários benefícios dessa metodologia, destacaremos resumidamente os principais.
Recebimento de informações multilaterais
Como a avaliação 360° enxerga todos igualmente e permite que os colaboradores opinem sobre os colegas, superiores e subordinados, os gestores de RH conseguem uma quantidade bem maior de insumos sobre cada funcionário. Com isso, a organização pode conhecer de maneira mais verídica seu capital humano.
Feedback mais efetivo
Com dados estatísticos, o feedback deixa de ser influenciado por questões pessoais que interferem nesse processo e acabam mascarando informações fundamentais. Dessa forma, é possível agir diretamente nos pontos que precisam de melhoria, individualmente.
Aumento dos índices de satisfação internos
A avaliação 360° retira o caráter unilateral da avaliação e os colaboradores também podem avaliar seus líderes — o que demonstra que a empresa tem a preocupação com suas opiniões. Isso pesa muito para a manutenção de um clima organizacional positivo, já que todos os funcionários avaliam e são avaliados de forma multidirecional.
Desenvolvimento de questões de liderança
Como a avaliação 360 também avalia os líderes, permite que eles observem os pontos em que podem oferecer maior suporte para os liderados, reconhecendo suas próprias forças e fraquezas. Dessa forma, é possível desenvolver um trabalho nas habilidades de liderança e dar mais força aos gestores.
Saber como funciona a avaliação 360° e implantá-la revela que sua empresa é uma organização madura, preocupada com o aperfeiçoamento pessoal e profissional de seu capital humano. Isso também aponta que o RH está alinhado com as tendências de gestão de Recursos Humanos do século XXI, em que desenvolver e reter talentos é garantia de maior competitividade no mercado.
Ademais, é importante levar em consideração que, por meio da avaliação, o funcionário tende a se tornar muito mais capacitado, o que melhora seu desempenho e beneficia a empresa de diversas maneiras. Por isso, não perca tempo e utilize já dessa metodologia.
Além de realizar a avaliação 360°, o time de RH precisa lidar com uma série de outras tarefas, como a de mapear seus próprios processos para aperfeiçoá-los. Leia este artigo e descubra os procedimentos para executar essa atividade de modo mais eficiente!