Avaliação de desempenho: o que é e como fazer?

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A avaliação de desempenho é um método utilizado pelo RH  com a finalidade de avaliar o comportamento individual de um colaborador em um determinado período de tempo. O principal objetivo é melhorar os resultados da corporação através do desempenho da equipe corporativa.

Através dele é possível dar retornos sobre resultados, analisar o nível de efetividade no serviço, examinar a produtividade dos colaboradores, entre outros tópicos que vão auxiliar na elaboração de programas de treinamento para retirar os obstáculos identificados dentro do trabalho.

Muitas técnicas podem ser utilizadas para fazer uma análise de desempenho. Continue acompanhando o artigo para conhecer os principais!

Avaliação de Desempenho: O que é?

De uma maneira geral, a avaliação de desempenho é uma estratégia destinada aos profissionais de recrutamento e seleção, bem como à toda a equipe de RH, utilizado para melhorar as habilidades e hábitos da corporação como um todo. Ele pode ser usado periodicamente conforme as necessidades da empresa.

Essa técnica também serve para ajudar a compreender se o colaborador atende, excede ou está abaixo do desempenho desejado pela corporação e, a partir de um diagnóstico de habilidades comportamentais e técnicas, é possível desenvolver uma proposta estratégica em conformidade com a necessidade daquela equipe ou funcionário, como desligamento, treinamentos, bonificação, etc.

A avaliação de desempenho também ajuda em uma visão sistemática para a corporação, pois coloca em destaque os pontos fracos e fortes, tanto para cada colaborador quanto para o time. Dessa forma, é mais fácil visualizar maneiras de adaptar processos e alcançar melhores resultados.

Avaliação de Desempenho: Principais objetivos

Além de ser uma ótima técnica para desenvolver o time corporativo e reforçar os comportamentos preservados pela organização, a análise de desempenho possui diversos objetivos.

Veja alguns deles:

  • Mostrar de maneira objetiva os pontos que o funcionário deve melhorar e ajudar o gestor a executar um programa de mudança de hábitos e de treinamento;
  • Possibilitar aos colaboradores a chance de fazer uma reunião frequente com o gerente a respeito de seus comportamentos, suas competências e seu desempenho no período;
  • Apresentar ao gerente uma maneira de visualizar os pontos de melhoria e os pontos fortes de cada funcionário;
  • Melhorar a comunicação entre a equipe de RH e os funcionários;
  • Adaptar o perfil do funcionário em termos comportamentais, fazendo com que ele consiga gerar mais impacto na corporação;
  • Elaborar um histórico de performance do funcionário para que seja utilizado como base para reajustes e bonificações de salário e para apoiar possíveis promoções ou alterações de função;
  • Produzir mais engajamento com as tarefas que estão sendo realizadas, mostrando o quanto elas condizem com as metas da corporação.

Tipos de Avaliação de Desempenho

Existem muitas maneiras de aplicar um processo de avaliação de desempenho, que podem variar de acordo com a estrutura da corporação e da familiaridade da mesma com os hábitos de trocar feedbacks.

A seguir, confira alguns tipos de avaliação de desempenho:

1- Auto avaliação de performance

Essa é uma maneira que pode ser bastante benéfica quando aplicada em equipes maduras e engajadas que estão em busca de melhores resultados. Ela também é uma ótima forma de fazer com que os funcionários se sintam importantes dentro dos processos de melhorias desejados pela empresa.

Nesse tipo de análise de performance, o próprio funcionário é estimulado a identificar e listar seus pontos fortes e fracos. Em um segundo momento, ele utiliza essa análise para discutir com seu líder. Dessa forma, os dois procuram soluções para tirarem esses obstáculos do caminho profissional.

A vantagem desse tipo de avaliação é promover o autoconhecimento da equipe profissional e serve como um estímulo para que os funcionários reflitam sobre o seu desempenho dentro do ambiente de trabalho.

2- Avaliação de performance 180°

Esse tipo de avaliação é um pouco tradicional, onde a performance individual do colaborador é analisada pelo seu gerente direto, que irá acompanhar de perto suas atividades do dia a dia. Uma de suas vantagens é padronizar os critérios de análise, possibilitando que toda a equipe seja avaliada da mesma maneira.

Entretanto, se o relacionamento entre o líder e o liderado não for muito bom, os resultados podem surgir de uma maneira injusta. Conflitos e atritos podem tirar a imparcialidade das avaliações, podendo levar a equipe de RH a cometer erros.

Uma maneira de evitar essa situação é deixando que uma equipe seja responsável pela avaliação, não deixando somente uma pessoa cuidando dos resultados de um determinado funcionário.

3- Avaliação por competência

Esse tipo de análise de performance é separada em duas partes: a comportamental e a técnica. Veja mais sobre elas:

  • Comportamental: método muito conectado com os hábitos do funcionário (atividade em equipe, relações interpessoais, comprometimento, etc.);
  • Técnica: método que varia conforme a função e o cargo, mas o diagnóstico deve sempre estar fundamentado na tarefa final da corporação (conhecimentos específicos em equipamento, software, máquinas, entre outros).

Se você está precisando descobrir quais são as habilidades necessárias para um determinado setor ou função da corporação, então é esse material que deverá ser utilizado. Com ele, o gerente pode focar o diagnóstico no que realmente importa para ele.

4- Avaliação de equipe

Enquanto o objetivo das avaliações individuais é desenvolver o potencial de cada funcionário, a análise de equipe é essencial para que os gerentes tenham uma visão de como o trabalho conjunto é capaz de afetar os resultados da corporação.

Com esse tipo de diagnóstico, a equipe de RH consegue enxergar como está a harmonia da equipe e descobrir de que maneira pode impulsionar mais trocas de experiências e conhecimentos entre os funcionários, ampliando as possibilidades de alcançar as metas desejadas. Aqui será importante focar no relacionamento e na comunicação.

5- Avaliação por objetivos

Essa análise se trata de uma ferramenta bastante eficaz para proporcionar a sensação de pertencimento no time corporativo. Isso porque, nesse tipo de avaliação, os funcionários precisam determinar as providências que são importantes para que as metas sejam atingidas, além de precisarem fazer um estudo de performance.

Isso quer dizer que os trabalhadores devem traçar metas a serem atingidas e um cronograma para que isso aconteça. Para isso, eles devem:

  • Analisar como estão trabalhando para alcançar seus objetivos;
  • Revisar o cumprimento de metas;
  • Decidir o caminho que irão seguir para aumentar o desempenho dentro da corporação.

Esses são alguns tipos de avaliação de desempenho que podem ser adotadas dentro da sua organização. Com o auxílio delas, a equipe de RH consegue produzir resultados melhores e verificar a performance de todos os seus funcionários.

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