Apesar das facilidades do recrutamento nas redes sociais, muitas empresas e consultorias precisam repensar o processo de RH, uma vez que encontram dificuldade em achar o candidato ideal nesses locais.
O erro está em acreditar que basta colocar as informações sobre a posição em um post que aparecerão apenas candidatos com perfis adequados. Apesar de as redes sociais possuírem um grande alcance, nem sempre filtram os melhores perfis.
A ideia do recrutamento digital não é restringir o acesso à informação, mas fazer com que ele chegue às pessoas certas. Por outro lado, se o recrutador não souber usar todos os recursos à sua disposição, terá dificuldade em selecionar os candidatos.
O processo precisa ser socializado a fim de atrair e fazer com que o candidato fique engajado. Por isso, veja a seguir como aproveitar ao máximo esse canal.
Como acertar na contratação via redes sociais?
Considerando que nem todos que são atraídos pelas redes sociais terão o perfil desejado para a posição a ser ocupada, é fundamental reconhecer o que fazer para ter efetividade no processo de atração.
Quanto mais estruturação houver, melhores serão as chances de ter os profissionais certos dentro da empresa. Nesse sentido, as principais dicas para o recrutamento em tal ambiente incluem alguns pontos.
Conheça o seu público-alvo
É necessário começar conhecendo o perfil do profissional desejado. Isso dará uma ideia de quais são suas redes preferenciais e, portanto, onde os esforços devem ser concentrados.
Um profissional mais qualificado, por exemplo, normalmente está no LinkedIn, então esse é um ótimo local para prospectar. Já para aquelas menos técnicas, em que é exigido um perfil menos completo, dá para fazer a publicação em redes sociais mais amplas.
O reconhecimento do público também é importante para pensar na linguagem a ser utilizada, assim como nos elementos, como imagens ou vídeos. Isso garante o interesse das pessoas certas, levando a uma maior eficiência para o processo.
Crie uma descrição completa
Outro ponto importante para o recrutamento nas redes sociais é a descrição dessa posição a ser ocupada. É fundamental que ela seja a mais completa possível, de modo a não deixar dúvidas sobre o perfil profissional procurado.
Isso economiza o tempo tanto do recrutador quanto dos candidatos, que não investirão em um processo que não oferece chances reais de serem chamados. Como consequência, a etapa fica mais eficiente e produtiva.
Descreva, com precisão, todas as habilidades que são exigidas, o tempo de experiência requerido e apresente as principais atribuições da posição que será ocupada. É necessário dar um panorama completo sobre o que se espera do profissional, então também vale a pena apontar quais são os diferenciais.
Não deixe de estabelecer um prazo limite para as inscrições, se for o caso, além de determinar a necessidade de disponibilidade. Com isso, a estratégia fica completa e realmente ajuda o empreendimento a ocupar as posições corretamente.
Incentive o compartilhamento
O fato é que nem sempre o profissional ideal está em sua rede de contatos ou entre os seguidores da página da empresa. Ao mesmo tempo, não dá para deixar de ter a pessoa certa para ocupar o cargo que está disponível.
Por isso, uma forma de aumentar o alcance da oferta e de tornar o processo mais bem-sucedido é incentivando o compartilhamento. Utilizar o lado social dessas redes conta muitos pontos a favor e ajuda na conquista de uma escolha adequada.
Incentive as pessoas a compartilhar a publicação com os contatos, mesmo que não estejam interessadas ou aptas a ocupar o cargo. Também vale a pena estimular que os usuários comentem marcando os amigos que podem se interessar sobre essa questão.
Isso garantirá que mais gente fique sabendo sobre a chance, aumentando as chances de conquistar a contratação correta. Além de tudo, será necessário empregar menos esforços para conseguir efeitos amplos e satisfatórios.
Deixe as formas de contato bem claras
Por mais que as redes sociais sejam o local onde as ofertas de colocação profissional são divulgadas, lá não é o canal certo para lidar com os possíveis candidatos. Trata-se de uma ferramenta de apoio e não do local principal ou centralizador de informações a esse respeito.
Sabendo disso, é necessário especificar quais são as formas de contato. Identifique, por exemplo, um e-mail para entrar em contato. Isso garantirá o maior controle sobre os candidatos, além de centralizar as informações.
Use as redes para esclarecer dúvidas
Para garantir que as pessoas certas sejam atraídas, também é recomendado utilizar o espaço das redes para tirar dúvidas que são comuns. Estimule a realização de perguntas sobre a posição ou sobre os requisitos necessários, de modo que todos tenham visibilidade sobre o que deve ser feito.
A partir de uma atuação assim, é menos provável ter de lidar com profissionais que fazem a candidatura, sem serem aptos, por não terem compreendido algum ponto claramente. Por si só, isso ajudará a refinar os resultados, aproximando a empresa da contratação certa.
Como um software pode encontrar o candidato ideal nas redes sociais?
São diversos os fatores que levam o recrutamento nas redes sociais a não ser eficiente. Muitos deles podem ser solucionados de maneira simples e, principalmente, com a ajuda de um software.
Ao contar com a integração entre uma solução tecnológica e as redes sociais, o recrutamento ganha a chance de se tornar muito mais eficiente e positivo. Para conseguir esse efeito, considere as dicas abaixo.
Tenha uma página da empresa
Ter uma página com o perfil da empresa é essencial para que o candidato possa se informar sobre a organização. Dessa forma, ele passa a seguir a empresa que compartilha dos mesmos valores e fica sabendo das possibilidades.
O Compleo ATS, software voltado ao RH, permite que se tenha uma página com opções exclusivas da sua empresa dentro do Facebook. O melhor é que ela fica integrada com o software e permite uma gestão simples.
Esse perfil não pode ser uma via de mão única, ele deve interagir com os seguidores. Desse jeito, cria-se um vínculo e se forma uma imagem positiva sobre a empresa.
Utilize os recursos disponíveis nas redes sociais
O Linkedin é uma rede social focada em atuação profissional e conta com diversos recursos para se encontrar o candidato ideal. Esses podem ajudar na pré-triagem dos candidatos, utilizando, por exemplo, filtros com determinadas características.
Outra grande vantagem do recrutamento digital é a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o candidato. Observando a rede de relacionamentos, postagens, grupos que participa, etc., são encontradas informações valiosas.
Muitas vezes se encontram dados importantíssimos sobre os candidatos que não estão especificados na primeira apresentação.
Integre o recrutamento nas redes sociais com o sistema da empresa
Não se deve perder tempo utilizando diferentes ferramentas de seleção, e as redes sociais pensaram nisso. Tanto o Linkedin como o Facebook permitem a integração com outros softwares.
Isso possibilita que o recrutamento nas redes sociais seja feito de uma maneira mais simples. Com o Compleo ATS é possível divulgar as posições da empresa nesses canais com apenas um clique.
Dessa forma, é possível atrair mais candidatos por ter um alcance maior sem sobrecarregar o setor de recrutamento.
No momento de selecionar as pessoas, as principais informações do Perfil no Linkedin são importadas para o Compleo ATS. Com isso, pode utilizar todos os recursos desse software para selecionar o candidato dentro do perfil com a aplicação de filtros, economizando tempo e recursos.
Qualquer pessoa pode realizar a seleção do candidato, basta lhe conceder a permissão por meio do Compleo ATS. Isso permite um melhor dimensionamento da equipe.
Automatize o processo
Não basta fazer o recrutamento digital, a seleção dos candidatos também não deve ocorrer de forma manual. É preciso que haja automação de todo o processo, tanto na divulgação como nas etapas do recrutamento e comunicação com os candidatos.
Ao automatizar o recrutamento social com o Compleo ATS, as possibilidades podem ser divulgadas automaticamente nas redes sociais, apenas com um clique. Os candidatos interessados são encontrados de forma rápida com a utilização de filtros e outros recursos valiosos.
Na hora de convocar para as entrevistas, é possível enviar uma convocação automática lembrando do compromisso.
Utilizar templates prontos que podem ser customizados também ajuda a acelerar o processo na hora de se comunicar, além de contribuir com uma abordagem mais personalizada junto aos candidatos.
Meça os resultados
Para saber qual está sendo o retorno da divulgação nas redes sociais é preciso mensurar os resultados. O Compleo ATS permite que seja feito esse levantamento, apresentando relatório sobre cada um dos canais utilizados.
Dessa forma, é possível investir nos que apresentam um melhor retorno, evitando que sejam desperdiçados recursos financeiros e esforços em meios não muito eficazes.
Portanto, recrutamento nas redes sociais pode não ter o efeito desejado apenas divulgando as opções. É preciso ir além, contando com um software baseado em um ATS para prestar um suporte, facilitando a triagem e comunicação com os candidatos, ao mesmo tempo em que otimiza os processos de recrutamento.
Para saber mais sobre o Compleo ATS e outros benefícios que ele pode trazer, acesse o site.