Como a tecnologia ajuda os processos da gestão de RH?

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Assim como as pessoas, as empresas estão mudando. Por isso, é necessário uma transformação no processo de gestão de RH, construindo uma nova cultura organizacional, mais alinhada com os desafios empresariais, a fim de tornar o setor de Recursos Humanos mais moderno e atuante dentro da organização.

Os recursos tecnológicos são responsáveis por parte dessa mudança e devem ser utilizados para construir uma base mais consistente de dados dentro do setor, colaborando para processos otimizados, como na seleção de pessoal e acompanhamento dos colaboradores pela empresa.

Confira o post que preparamos e saiba como a tecnologia ajuda os processos da gestão de RH!

A importância de um software exclusivo para gestão de RH

Softwares de RH garantem mais agilidade e eficiência nos processos de gestão de pessoas. E ainda você não precisa se preocupar com a segurança das informações, já que um bom software de gestão de RH estará preparado para proteger os dados inseridos no sistema, bloqueando qualquer tentativa de entrada sem autorização.

Os motivos para aderir à tecnologia nos processos de gestão de RH

Automatização de tarefas

Um software de RH elimina planilhas e atividades manuais, e também reduz a possibilidade de falhas, além de tornar mais rápido o cadastramento de atividades inerentes ao setor, como avaliação de desempenho, cadastro de atividades e inserção da trilha de carreira.

Uma gestão de RH automatizada ainda contribui para que outras áreas da empresa recebam as informações que precisam e em tempo real.

O próprio funcionário pode solicitar as informações e atualizar dados e pedidos no sistema. Com o incremento da tecnologia em seus processos, o setor se torna ainda mais competitivo e atrai a atenção de profissionais das mais diferentes áreas.

Mensuração de resultados

Quando as empresas se valem do uso da tecnologia, é possível medir com mais facilidade o ROI (retorno sobre investimento) e a análise do custo-benefício se torna mais ágil e precisa.

O mesmo acontece no caso do recrutamento e seleção. Com o uso de plataformas e sites especializados na captação de talentos, é possível controlar a quantidade e qualidade dos candidatos, fazer a armazenagem de informações dos participantes e até mesmo o cálculo de tempo médio que a pessoa dispendeu para fazer os testes e o período utilizado para cada entrevista.

Simplificação das atividades

A internet permite acesso aos programas de gestão de RH por meio de plataformas online de qualquer parte do mundo. Com isso, torna-se possível a mobilidade de toda a equipe, promovendo a simplificação das atividades em geral.

Um bom exemplo dessa simplificação das atividades é a entrevista por vídeo, que possibilita que os processos sejam mais ágeis, representando assim, uma grande economia para a empresa, que otimiza o tempo do recrutador e até mesmo do candidato.

Além disso, as entrevistas por vídeo podem ser agendadas. Os candidatos selecionados para o processo seletivo recebem um convite para acessar um link e podem gravar a sua entrevista.

Otimização do tempo

Atualmente, o tempo é algo muito valioso para qualquer pessoa, e poder otimizá-lo garante mais eficiência para a empresa. Resolver problemas com a ajuda de recursos digitais, como a entrevista por vídeo, contato por e-mails e mesmo utilizando as redes sociais para a captação de talentos, possibilita mais tempo livre para a gestão estratégica do RH.

Dessa forma, a equipe também é poupada de desgastes e, consequentemente, estará mais concentrada em antecipar soluções para o setor.

Redução de custos

Com um software para a gestão de Recursos Humanos é possível desempenhar várias atividades sem precisar reinvestir a cada nova demanda.

Com sistemas online e o uso de vídeos, é possível diminuir ou até mesmo cortar os custos com organização de treinamentos (coffee break e locação de espaço), além de deslocamento e hospedagem de equipes para a realização de treinamento.

Também é possível a realização do recrutamento e seleção divulgando os cargos em sites e redes sociais, e aplicando testes online. Você ainda pode cadastrar os candidatos e fazer a segmentação e seleção conforme suas características e habilidades.

O uso de recursos digitais possibilita que as ferramentas estejam sempre disponíveis sem um custo extra, diferentemente do sistema tradicional, que necessita de investimentos constantes a cada processo seletivo.

Capacitação

Uma das consequências do uso da tecnologia é a construção de uma cultura colaborativa e de aprendizado que promova conhecimento técnico e mais agilidade para os processos.

Assim, ao aumentar a qualidade do trabalho da gestão de RH, você torna possível processos mais rápidos e a redução de falhas, fazendo com que o setor de RH seja mais eficiente.

Gerenciamento de processos

Gerenciar processos não é possível sem o uso de instrumentos adequados. Com o auxílio da tecnologia, é possível estruturar os processos do setor de RH, desde o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, até as rotinas trabalhistas, criando processos.

A automação torna esses processos mais dinâmicos, possibilitando a compreensão para toda a equipe.

Aceleração dos processos

Com a redução ou extinção dos papéis, das planilhas manuais e trâmites operacionais, as atividades ganharam velocidade e assertividade. Com isso, os colaboradores do setor de Recursos Humanos se tornaram mais produtivos, conseguindo respostas mais rápidas.

Enfim, para que a gestão de RH seja reconhecida como estratégica, é preciso apresentar resultados, sempre levando em conta o alinhamento com os objetivos do negócio. É preciso analisar os dados e os resultados apurados para propor ações rápidas e efetivas que possibilitem que a tecnologia adequada seja aplicada no lugar certo.

O uso da tecnologia é uma verdadeira mudança dos processos, influenciando na cultura da organização, pois é o fim de morosos processos operacionais,

A implementação do sistema de gestão de RH

Para a implantação de um sistema operacional na gestão de RH, é fundamental que seja realizado um planejamento estratégico que contemple como e quando a implantação do sistema pode ocorrer e quais os softwares mais se adéquam à sua empresa. Considere a cultura organizacional, o porte e o perfil dos funcionários, as tecnologias disponíveis no mercado e o custo-benefício de cada uma delas.

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