O LinkedIn é uma rede social focada em negócios e serve como excelente ferramenta para encontrar profissionais dos mais diversificados mercados e com as mais variadas qualificações e habilidades. A rede social tem sido cada vez mais utilizada entre os recrutadores para abordar candidatos, já que esta ferramenta é muito ampla e facilita a realização de contatos.
Se você está recrutando profissionais para uma vaga, vale muito a pena acessar o LinkedIn e fazer uma pesquisa na rede. É de grande valia conhecer as formas de pesquisa disponibilizadas pelo site, inclusive as opções de busca avançada. Quando você aprender e entender o funcionamento da rede vai ficar muito mais fácil encontrar quem precisa.
Uma vez encontrados os profissionais que agradam, se dá início ao processo de abordagem, e é a respeito disso que conversaremos aqui!
Analise o perfil após a identificação
Após identificar o perfil do candidato que mais se encaixa na sua vaga, é importante fazer uma análise mais aprofundada do perfil. Verifique, por exemplo, se o usuário disponibiliza informações como e-mail e telefone. Se o profissional tiver um site ou blog, acesse o conteúdo e as informações contidos nesta página, pois elas podem lhe ajudar a compreender melhor o perfil e a maneira como você deverá abordar o candidato.
Participe dos grupos que a pessoa faz parte
Uma ideia é integrar-se aos grupos dos quais a pessoa faz parte. Essa pode ser uma excelente forma de analisar o perfil antes da abordagem. O grupo também pode ser uma porta de entrada, já que indica interesses e experiências profissionais em comum, o que pode justificar o contato do recrutador para o candidato.
Envie um pedido de conexão
O pedido de conexão é um pedido de contato para integrar a rede de profissionais da pessoa. Neste pedido você pode enviar uma mensagem sem entrar em grandes detalhes. Um excelente exemplo de mensagem que pode ser enviada neste contato inicial é: “Sou (seu nome) e gostaria de apresentar minha empresa e conversar a respeito da sua carreira e das suas projeções futuras em termos de trabalho. Acredito que tenhamos alguns pontos em comum e podemos contribuir profissionalmente um com o outro”.
Mensagem via InMail:
As mensagens via InMail estão disponíveis nas opções de contas avançadas, e segundo o próprio LinkedIn, elas têm elevada taxa de resposta pelos profissionais da rede. Experimente abordar seus candidatos dessa forma. É profissional e é preciso.
O InMail é uma forma de se comunicar com credibilidade, além de oferecer a vantagem de enviar o perfil da vaga em anexo. Se você está em busca de novos perfis de candidatos, é uma ferramenta muito útil para causar uma boa impressão, no momento certo.
O Recrutamento via LinkedIn é apenas o começo
Os primeiros contatos e mensagens trocadas são apenas o início do contato entre o recrutador e o candidato. Após trocar mensagens, você pedir o telefone do candidato e o e-mail (caso ele já não esteja disponível no site). Após esses contatos iniciais, as entrevistas podem ser agendadas e novas conversas entre o recrutador e o candidato podem acontecer.
Para fechar, destacamos que com a versão paga do LinkedIn, o recrutador tem mais possibilidades de abordagem dos profissionais, já que ali se encontram recursos específicos que permitem acesso a candidatos com perfil mais enquadrados na vaga, razão pela qual esta é uma excelente opção para quem tem o recurso.
Estas são algumas práticas para você recrutar através do LinkedIn. Caso tenha alguma dúvida, ou observação, interaja com um comentário!