Recrutamento e seleção em tecnologia da informação (TI) não é uma tarefa simples para a equipe de Recursos Humanos (RH). Isso porque esses profissionais têm conhecimentos técnicos e específicos que demandam mais tempo no processo seletivo.
O recrutador precisa analisar aspectos comportamentais e de compatibilidade com a cultura da empresa, o perfil do candidato, seus testes psicológicos e outros. Uma forma de melhorar esse processo é uma ferramenta cada vez mais comum no mundo corporativo: a vídeo entrevista.
Neste post, mostramos algumas das vantagens desse recurso no recrutamento e seleção em TI. Entre elas estão a redução e a otimização do tempo e do custo, a qualidade da análise, o aperfeiçoamento do gerenciamento das etapas do processo e a transformação na equipe de RH. Acompanhe!
Redução no tempo de recrutamento
Essa é uma das maiores vantagens do uso dessa ferramenta no processo seletivo. Pode-se agendar a entrevista e fazê-la on-line ou enviar as perguntas ao candidato e pedir que ele grave um vídeo com as repostas. Evitam-se, assim, os custos com deslocamento para ambos, bem como atrasos e faltas.
Otimização do processo
Com o vídeo em mãos, a equipe ganha tempo para fazer as análises necessárias. É possível, ainda, mostrar o material ao responsável e pular etapas presenciais, como as entrevistas inicial e com o gestor — isso representa uma grande economia de tempo, pois, muitas vezes, conseguir um espaço na agenda do gerente de TI é difícil.
Identificação do fit cultural
Quando se faz o processo de recrutamento e seleção em TI com o auxílio de vídeo, fica mais fácil observar se o candidato é compatível com a cultura organizacional da companhia e se suas características comportamentais condizem com o perfil da vaga.
Afinal, não adianta contratar um excelente profissional (em termos de capacitação técnica) se ele não for capaz de se comunicar de maneira adequada e eficiente com seus colegas de trabalho, por exemplo.
Aperfeiçoamento das etapas do processo
Um gestor de RH precisa de tempo para liderar a equipe e dar suporte a todos os colaboradores da empresa. Quando se melhora o gerenciamento das etapas de recrutamento e seleção em TI, ganha-se mais tempo para a execução de outras tarefas estratégicas importantes para a organização.
Transformação da equipe de RH
Ao treinar a equipe de forma que ela entenda o valor agregado desse tipo de ferramenta, os colaboradores ficam mais motivados e engajados, bem como mais disponíveis para desenvolver suas atividades.
Afinal, não há nada como ter profissionais em sintonia para que a execução das tarefas flua. Assim, não há a necessidade de horas extras, eliminam-se as agendas lotadas e evitam-se os deslocamentos desnecessários.
Adquirir um software especializado no processo de recrutamento e seleção em TI é uma necessidade dos tempos atuais. Isso porque ele permite fazer essa atividade em menos tempo sem perder a qualidade e a credibilidade durante o processo.
Quer saber mais sobre essa possibilidade? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos ajudá-lo com recursos que facilitarão os processos de RH na sua empresa.