Como fazer um planejamento de RH de sucesso para 2023

Imagem de capa do post Como fazer um planejamento de RH de sucesso para 2023
Imagem conheça o Compleo

O ano está chegando ao fim e, com ele é hora de olhar o que foi feito nos setores durante o período que passou e iniciar novos planos e objetivos para os times, por isso, é momento crucial para o planejamento de RH.

O planejamento de RH analisa os pontos negativos e positivos de todos os meses e estratégias colocadas em prática até aqui, entende o que pode ser replicado e criar estruturas para que o próximo ano seja ainda mais de resultados no setor.

Como está o planejamento em seu RH? Reunimos algumas dicas para que você tenha sucesso nesse tão importante e estratégico momento. Acompanhe!

O planejamento de RH

O recursos humanos é muito mais do que um local que contrata pessoas e há muito tempo deixou de ser visto como um time meramente burocrático. Cada vez mais estratégico, esse é um dos pilares de um negócio, afinal, o capital humano é o que faz o sucesso ou não das empresas, certo?

Por trás desse sucesso é preciso alinhamento com a empresa, objetivos e metas claras e definidas e justamente por isso um planejamento de RH se faz tão necessário.

Deixar tudo solto para que a cada necessidade seja resolvido às pressas é um grande erro que pode fazer com que o negócio fique longe do sucesso e, assim como qualquer estratégia, não há resultados sem planejamento.

É claro que o planejamento de RH pode ser mudado durante o ano e ajustado conforme necessidades e urgências, mas é ele que vai ser o grande guia para que as empresas foquem em suas rotinas e caminhem rumo à conclusão de seus objetivos.

Ter um plano alinhado com o propósito da empresa faz com que o RH torne-se mais assertivo na gestão de pessoas, se antecipe problemas, elimina riscos para a cultura e fortalece as relações entre empregado e empregador.

Como fazer um bom planejamento de RH?

Um bom planejamento de RH exige atenção e personalização, afinal, cada empresa conta com suas necessidades e particularidades. Mas, é claro que seguir alguns passos é crucial em todos os ambientes e é justamente sobre eles que vamos falar para te ajudar a direcionar o seu plano para 2023.

Faça um diagnóstico da empresa

Antes mesmo de olhar de fato para o RH, é preciso entender a empresa, seus objetivos e planejamentos, afinal, todos os times devem estar alinhados a eles, certo? Levante e revise todos os dados como visão, missão, valores, cultura organizacional e entenda como o RH precisa caminhar para seguir tudo o que é proposto pela estrutura empresarial como um todo.

Entenda também sobre o planejamento da empresa para o próximo ano, quais são as metas, objetivos, mudanças, cortes ou expansões, afinal, é dessa visão que sairá o planejamento do RH – e de qualquer time.

Olhe para os objetivos e necessidades do RH

Ao entender da empresa, é preciso olhar mais para dentro e aqui falamos sobre os objetivos e necessidades do time de Recursos Humanos. O que está dando certo ou errado no time? Quais são as forças e fraquezas encontradas? Como o time pode aproveitar as oportunidades para crescer junto com os objetivos do negócio?

Entender profundamente o que está acontecendo no time é crucial para definir quais são os objetivos a serem considerados estratégicos e prioritários para o próximo ano. Diversos podem ser essas necessidades, como: reduzir turnover, melhorar processo de recrutamento e seleção, garantir melhor repasse da cultura organizacional, melhorar a gestão de pessoas, aumentar produtividade das equipes, fortalecer lideranças, entre tantas outras.

Análise SWOT

Para ter ainda mais clareza sobre esse tópico, é interessante utilizar ferramentas e uma que pode ser de grande ajuda para o RH é a análise SWOT. Essa é uma forma de identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e dá grande visão do negócio e das várias frentes que um time de recursos humanos pode ter.

Defina metas e planos de ação

Com análises feitas, é hora de partir para ação com base nas necessidades e objetivos de negócio e é aqui que devem ser desenhadas estratégias para garantir que cada objetivo seja realizado.

Essa fase é nada mais do que buscar soluções para os problemas e formas de crescer com o time e, para isso, é preciso também definir suas metas e formas de medir resultados e sucesso.

Para cada objetivo e estratégia, defina métricas de acompanhamento. Lembre-se que essas métricas devem ser desafiadoras, mas não podem ser impossíveis para não desmotivar pessoas e fazer com que o resultado fique ainda mais longe.

Defina também metodologias, estipule prazos e pense em como tudo o que foi levantado nos passos anteriores pode ser alcançado e realizado ao longo do próximo ano.

Prepare os gestores e chame a empresa para a estratégia

Um planejamento de RH vai muito além do time de RH, afinal, é preciso que toda a empresa se envolva para que os objetivos realmente saiam do papel e os resultados se tornem realidade no negócio.

Por isso, é crucial compartilhar a estratégia e o planejamento com as lideranças, dar abertura para ideias e formas de contribuição para que todos entendam o seu papel para o andamento e sucesso desse time.

Esteja atento às tendências e tecnologias

Um bom planejamento de RH não deve se basear somente na empresa e em sua situação, mas deve também olhar para o mercado e para tudo o que acontece no mundo – especialmente quando falamos de tecnologia, não é mesmo?

Muitos são os fatores que podem afetar seu negócio e, mesmo que nem todos sejam previsíveis, é preciso estar atento aos sinais e tendências para extrair benefícios de todas elas.

E claro, não podemos falar de planejamento de RH sem falar em tecnologia e dados. O uso de dados dentro do setor de Recursos Humanos é cada vez mais forte, afinal, essa é base para a tomada de decisão e para escolhas cada vez mais assertivas na empresa.

Portanto, entenda o quanto os dados já são utilizados dentro de casa, olhe para formas de automatizar seus processos, seja cada vez mais analítico e faça com que a tecnologia trabalhe para sua empresa, tornando o RH cada vez mais estratégico.

Como sua empresa já está se organizando para o próximo ano? O planejamento de RH já está sendo visto em seu cenário? Aproveite essas dicas e não deixe que sua estratégia mude a cada imprevisto.

Gostou de nossas dicas e quer outras como essa? Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos de gestão e RH em sua caixa de entrada! 

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados