Como melhorar os processos de RH? Conheça os novos desafios!

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O RH é um dos setores mais importantes da empresa, responsável pela otimização da força de trabalho e criação de estratégias de gestão de pessoas. No entanto, é importante sempre melhorar os processos de RH, para vencer os desafios mais recentes.

A escassez de mão de obra qualificada, a transformação digital da gestão de pessoas, a alta rotatividade de talentos (em especial da geração Millennial) e a baixa produtividade diária são alguns dos principais entraves do RH.

Para esses desafios serem superados, alguns precisam da integração de novas tecnologias às práticas diárias, enquanto outros demandam a reformulação de políticas de gestão de pessoas. Pensando nisso criamos um artigo com todas as informações necessárias para ajudar você a melhorar os processos de RH. Acompanhe!

Tenha um propósito capaz de atrair e reter talentos

A simples busca pelo lucro não convence os jovens da geração Y, nascidos entre as décadas 80 e 90, e nem os da geração Z, que nasceram a partir de 2000. Esses talentos querem atuar em empresas que assumem suas cotas de responsabilidade social.

A criação de um propósito massivo e transformador pode ser o ponto de partida para atrair e reter mais jovens talentosos. Em razão disso, ao lado da alta liderança, é interessante pensar em um propósito genuíno, que gere benefícios significativos.

Observe a Tesla Motors e sua missão de “acelerar a transição do mundo para uma energia sustentável”. Quando há uma forte relação entre o propósito da empresa e do profissional, a possibilidade de retenção ao trabalho é 5,2 vezes maior, segundo dados da PwC.

Use tecnologia de ponta para acompanhar a modernidade

Todas as áreas corporativas têm se transformado bastante nos últimos anos. O mercado entrou na quarta revolução industrial e as previsões são de mudanças significativas no futuro. Nesse contexto, então, quais as consequências para o RH?

De acordo com a Deloitte, em 2017, 56% das empresas estavam redefinindo seus processos para aproveitar ferramentas digitais — ou melhor, estavam abandonando seus antigos processos e apostando no que há de novo na tecnologia.

Se este desafio for ignorado, as práticas de gestão de pessoas da empresa podem ficar obsoletas e a organização perde em competitividade. Sendo assim, é imprescindível priorizar e melhorar os processos de RH e  usar novos softwares para as atividades do dia a dia, priorizando o recrutamento e seleção.

Adote canais capazes de melhorar a comunicação interna

Mesmo sendo contraditório, a verdade é que o surgimento de novas tecnologias mitiga a comunicação interna e deixa as pessoas mais isoladas. Em outras palavras, falta comunicação — e esse problema precisa ser combatido com vigor pelo setor de RH.

Em geral, quando não há uma comunicação adequada, o número de erros ao longo do expediente de trabalho é maior. Os conflitos também surgem com maior frequência, afinal, o local de trabalho fica cheio de conversas paralelas e mal contadas.

Então, invista na aquisição de canais que facilitem a comunicação e levem a mensagem do emissor até o receptor sem perdas. Pode ser um mural de recados online, um software especializado ou mesmo uma rede social corporativa: o importante é utilizar o que poderá levar informação de melhor qualidade aos colaboradores.t

Adote programas para integração dos times

Com o avanço da tecnologia, muitos dos antigos processos podem ser automatizados. Por consequência, a demanda por mão de obra é menor e equipes mais “enxutas” podem ser criadas. Mesmo assim, seus participantes precisam falar a mesma língua.

Por vezes, os profissionais enxergam-se como um grupo de trabalho e não como um verdadeiro time. É aí, então, que o RH entra para criar estratégias que deem asas ao espírito de equipe. Estabelecer recompensas coletivas (e não individuais, como é comum) é um bom início, por exemplo. Outras medidas interessantes são apostar em dinâmicas em grupo, esportes ao ar livre e técnicas profissionais de team building.

Estabeleça uma cultura de alta performance

Por vezes, a empresa produz muito abaixo do que é deseja e nem mesmo consegue alcançar suas metas. Isso nem sempre está conectado à falta de capacidade produtiva, mas pode ser o reflexo de uma cultura desajeitada e sem foco nos resultados.

Empresas que querem crescer não podem se dar ao luxo de aproveitar mal sua capacidade produtiva ou deixar de estimular seus colaboradores. Em razão disso, é necessário criar uma cultura de alta performance.

Comece a estabelecer prazos mais curtos, manter feedbacks contínuos e recompensas aos times que entregarem melhores resultados. Diga que tudo pode ser feito em apenas alguns dias de trabalho duro ou, se for algo realmente completo, semanas.

Desenvolva novos líderes para o trabalho

Encontrar bons líderes é outro grande desafio. Não basta ser alguém competente em termos técnicos e com boa formação: é necessário que ele se enquadre ao perfil comportamental da organização, compartilhando crenças e valores similares.

Para encontrar um líder talentoso, nesses moldes, o mais recomendado é aproveitar quem já está dentro da empresa. Muitos dos atuais profissionais contam com o DNA do negócio, já conhecendo os processos de trabalho e a cultura organizacional, então aproveite para promover recrutamentos internos.

Permita, portanto, que quem está na base da organização cresça até o topo. Isso vai gerar ótimos casos de sucesso e fortalecer a marca empregadora da empresa — além, é claro, de gerar grandes líderes e melhorar os processos de RH como um todo.

Mantenha metas alinhadas aos objetivos genéricos do negócio

Antes, o RH era visto como um setor à parte, responsável só por questões burocráticas e operacionais. Ao longo dos anos isso tem mudado e o RH tem assumido uma posição de maior protagonismo dentro das empresas.

O mais provável é que os líderes do setor estejam ao lado da alta administração para formular estratégias competitivas e planos de ação. Logo, os resultados em gestão de pessoas precisarão estar ainda mais alinhados aos objetivos genéricos do negócio.

Para tanto, determine um conjunto de resultados na gestão de pessoas que possam contribuir efetivamente para os resultados esperados pela empresa. Por exemplo, se o objetivo da firma é reduzir custos, tenha metas de redução de turnover e absenteísmo.

Enfim, são muitos os desafios— alguns já bem conhecidos e outros que estão emergindo das novas condições do mercado. De todo modo, é preciso adaptar os processos de RH e aproveitar o que de melhor a tecnologia tem a oferecer. Contar com softwares que automatizem o trabalho, então, pode ser uma grande vantagem competitiva.

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