Como ter um processo seletivo Digital e Humanizado?

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A transição do processo seletivo presencial para o digital já acontece há algum tempo. Ter um processo digital e humanizado é essencial para qualquer empresa, embora muitas vezes seja um desafio.

Antes mesmo da pandemia do coronavírus algumas empresas já haviam adotado o método digital para o recrutamento de novos funcionários, conteúdo, o processo de adoção da tecnologia foi acelerado por conta do isolamento social.

Embora os processos estejam cada dia mais digitais, é imprescindível para o RH encontrar formas de não perder o toque humano nos processos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura

Como ter um processo seletivo digital e humanizado?

O cenário pandêmico obrigou companhias a irem além e realizarem inovações. Essas companhias precisaram pensar e focar no remanejamento e realocação, para serem capazes de se adaptarem e se adequarem a essa nova era digital.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo é necessário rever novas formas de contratação, e com o processo seletivo digital é possível criar meios para cadastramentos, recrutamentos e seleções de profissionais interessados em trabalhar em determinada empresa.

Sistemas especializados

Existem no mercado diversos sistemas que permitem que o processo seletivo ocorra 100% online, e uma das plataformas mais conhecidas desse gênero é o Compleo. Esse sistema oferece às empresas as ferramentas necessárias para a criação e divulgação automática de vagas em sites e redes sociais, aplicação de testes, gerenciamento candidatos e todas as etapas do processo, comunicação com candidatos, indo até a tão sonhada contratação.

Através desse sistema, é possível fazer o cruzamento de dados entre candidato e empresa. A seleção digital se torna mais segura e facilita o trabalho do profissional que irá organizar os perfis dos candidatos focando nas informações mais compatíveis para determinada vaga.

Banco de dados

Para que um processo seletivo digital obtenha sucesso, é necessário que haja um banco de dados com as informações necessárias da vaga e qual perfil profissional se encaixa nela.

Assim, não existe uma perda de tempo desnecessária selecionando candidatos que não possuem as capacidades necessárias que determinada vaga exige. É comum empresas que ainda não possuem um cadastramento digital gastarem muito tempo na triagem e avaliação do currículo impresso ou digital, seja recebido pelo site ou e-mail. Essa etapa mais morosa do processo pode ser otimizada através do apoio de um ATS.

Candidatura digital

Com a candidatura digital é possível otimizar o tempo, através de automações que permitem fazer uma pré-seleção automática de candidatos, de acordo com parâmetros configuráveis previamente. Basicamente o candidato é submetido a responder um questionário de triagem no momento da candidatura, e o sistema é capaz de selecionar apenas os perfis aderentes com base nas respostas. Os candidatos que não foram selecionados permanecerão no banco de dados para oportunidades futuras.

O banco de talentos se torna uma importante ferramenta tanto para a empresa quanto para o profissional. Quando uma empresa disponibiliza o cadastramento profissional se torna possível salvar os dados do candidato e atualizá-los sempre que o candidato aprimorar suas habilidades profissionais.

Características do processo seletivo digital

Algumas das principais características do processo seletivo digital são: atualização do banco de currículos sempre disponível; atualização constante dos dados cadastrais do profissional; compatibilidade do candidato à vaga; feedback; banco de talentos; diminuição da burocracia; o processo seletivo mais ágil.

Diante do delicado processo de seleção foi necessário voltar o olhar para o candidato. A ansiedade, a angústia e o nervosismo que as etapas de seleção causam resultaram no pensar maneiras acolhedoras que pudessem transformar as seleções em um processo não tão doloroso.

Vale ressaltar que o comportamento da companhia e do profissional responsável pela seleção se tornam imprescindíveis para um processo seletivo adequado e humanizado.

A humanização nesse novo formato se torna também essencial. Não somente as aptidões irão ser avaliadas, mas o comportamento perante o recrutamento entra em voga nesse novo processo de seleção.

Várias são as queixas de candidatos que ao participarem de processos seletivos acabam não recebendo o feedback referente a seu desempenho. Nesse caso estamos falando do retorno negativo, quando a empresa não seleciona o candidato a continuar o processo de seleção.

É comum a ansiedade do candidato quando as etapas de seleção terminam e a volta para casa pode se tornar um tormento pela espera de alguma resposta da empresa.  Muitas vezes essa resposta não chega e a frustração se torna um sentimento recorrente entre aqueles que precisam seguir em frente e começar novamente.

Feedback para o candidato

O retorno da comunicação e a resposta, mesmo que negativa, se torna algo extremamente necessário, pois demonstra a empatia e a responsabilidade da empresa diante daquele que está concorrendo à vaga.

A prática da humanização exige uma nova postura do responsável pelo recrutamento. O exercício constante em pensar no outro, a empatia e a solidariedade estabelecem uma relação de suavidade, tornando o processo seletivo mais satisfatório.

Grandes empresas notaram a necessidade do acolhimento e dispõem de profissionais com experiência na área da psicologia para atender o setor de recrutamento. Esses profissionais estão alinhados com a empresa e com a experiência de uma percepção mais apurada são capazes de alinhar os perfis mais adequados para a organização e necessidades da empresa.

Os chamados psicólogos organizacionais possuem o cuidado em contribuir para o bem-estar do funcionário e do candidato. Não somente as habilidades técnicas são detectadas por esses profissionais no momento do recrutamento, mas eles possuem o papel fundamental em avaliar as condições e características da personalidade do candidato.

Para essa nova gestão, empresas agregam valores e propostas que visam à humanização como sendo parte fundamental dentro dos objetivos daquela empresa.

A ação humanizada das empresas pode ser vista como um dos principais fatores para profissionais sentirem o desejo em querer fazer parte de determinada equipe. Essa tendência auxilia na motivação e evolução do profissional e no seu propósito em dar cada vez mais o melhor de si.

Vantagens do processo seletivo digital e humanizado

As vantagens do recrutamento humanizado são várias. Eis algumas delas:

  1. Fortalecimento da marca empregadora;
  2. A empresa emprega uma visão positiva não somente entre os funcionários, mas também em relação a sua própria imagem;
  3. Diminuição das barreiras no momento do recrutamento. A comunicação se torna mais acessível e menos burocrática.
  4. O respeito se torna peça fundamental e um dos principais valores para a imagem da empresa;
  5. Maior transparência no processo seletivo;
  6.  Cooperação entre a empresa e o funcionário; 7.
  7. O feedback utilizado de uma forma assertiva, de maneira respeitosa e que contribua para a formação e evolução do profissional;
  8. Clareza na comunicação;
  9. Investimento e desenvolvimento da empresa em sua inteligência emocional e social; 10.
  10. Uma conduta baseada na empatia e preocupada com o bem-estar do profissional.; Contribui com a conexão e estimula a afinidade no processo de recrutamento.

O Compleo pode te ajudar

Considerando todos os pontos mencionados anteriormente, escolha o Compleo para fazer parte do seu dia a dia, garantindo melhores resultados nas etapas de recrutamento e um processo seletivo mais humanizado. Entre em contato conosco e fala com um de nossos especialistas!


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