Não é por acaso que o mundo corporativo preocupa-se cada vez mais com a cultura empresarial. Isso acontece especialmente porque, além de interferir na produtividade como um todo, ela influencia diretamente a atração e a retenção de talentos dentro de uma empresa. No mesmo sentido, ela também dita a capacidade que a organização tem para se adaptar a tantas mudanças, como as que estamos vivendo na era da transformação digital.
Por isso, neste post, apresentaremos os valores e os diferenciais do Compleo, conduzidos por uma cultura empresarial orientada, principalmente, para a transparência e para a preocupação com o cliente. Continue a leitura e confira!
Prática de liderança situacional
O Compleo entende que o ato de liderar não deve ser exclusivo de uma posição organizacional. Assim sendo, por meio de uma gestão participativa, os mais preparados para lidar com uma situação emergem como líderes.
Quando o assunto é transparência — um valor muito importante para o Compleo —, a ideia é deixar os números abertos para toda a equipe, como informações sobre faturamento e métricas. Tudo isso é aberto e discutido com o time todo, de maneira periódica, o que faz bastante diferença no ambiente interno da empresa.
Isso, naturalmente, traz um sentimento de preocupação, que leva a equipe a melhorar aquilo que deve ser aprimorado. No mesmo sentido, o foco e a cultura centrados no cliente também permitem atuar de tal forma a sempre atender aos objetivos, um olhando para o outro, prestando atenção em como o grupo está agindo como um todo, a fim de atingir todos os propósitos.
Dessa forma, os colaboradores adotam a postura de donos do negócio, pois se sentem à vontade para dar sugestões, assim como para pensar em meios de melhorar mais.
Inovação
A mentalidade do Compleo é de inovar sempre, não apenas nos serviços, mas também na maneira como todos trabalham. Nesse sentido, o objetivo é ter uma identidade própria, por meio da compreensão sobre o que não funcionava antes na marca que trouxe do grupo (que já está há mais de 20 anos no mercado) e o que deveria ser diferente.
Assim sendo, a forma de atendimento reflete na cultura da empresa. Dito isso, em cada contato com o cliente, há uma preocupação de agir do mesmo modo, de forma transparente, com cuidado e ética, demonstrando a preocupação quanto à necessidade de inovar, mas sempre atendendo muito bem.
Essa conduta do Compleo vai desde o atendimento até o produto que é criado. Prova disso é que os clientes, hoje, reconhecem o valor, a preocupação e o bom atendimento prestado pela empresa.
Construção de relacionamentos
A ideia é transcender a relação profissional e construir relacionamentos que vão além do termo “colega de trabalho”. Além disso, o Compleo tem uma relação de confiança muito grande com os clientes, ou seja, uma comunicação em que se preza pela verdade, na qual eles percebem essa transparência.
Isso faz toda a diferença em função do trabalho realizado internamente e significa que a forma como a empresa trabalha no dia a dia reflete, de maneira clara, na hora em que os clientes interagem com o negócio.
Para que tudo isso aconteça, o Compleo procura fazer com que os clientes estejam presentes a todo instante na mentalidade da equipe. Além disso, vale reforçar que a transparência é um valor importante para todos, ou seja, é preciso primar por ela, assim como por um feedback.
Trabalho com paixão
No Compleo, é muito importante fazer o que se gosta, afinal, no dia a dia, existem diferentes tipos de trabalho a serem realizados — alguns são divertidos; outros, um fardo. O conselho é: procure sempre pelo primeiro.
Por isso, desde o momento do processo seletivo e da contratação, a empresa já leva em consideração alguns valores que estejam alinhados com os que ela tem. É importante que isso aconteça antes mesmo do processo de contratação, assim como no momento da integração do novo colaborador tanto com a equipe quanto com a cultura empresarial do Compleo.
Autonomia dos colaboradores
A melhor maneira de bem utilizar a autonomia é dando chances para que os mais preparados para lidar com uma determinada situação despontem como líderes. Nesse sentido, a cultura empresarial do Compleo é de uma comunicação aberta e muita transparência, ou seja, de uma equipe multidisciplinar em que todo mundo não olha só para o seu papel, mas entende que existe um objetivo maior e que todos podem contribuir para isso.
Dentro desse objetivo maior, tudo está relacionado com o cliente — superar expectativas e atender e tratar as pessoas com transparência e ética. Dessa forma, trata-se de uma cultura que traz agilidade e praticidade para o negócio.
Enfim, a comunicação aberta permite que todos atuem com autonomia, de forma ágil e rápida, além de possibilitar a discussão de coisas novas de maneira aberta. Tudo isso colabora para uma cultura que é muito importante para o DNA da empresa.
Qualidade de vida
Nessa cultura empresarial do Compleo, há o entendimento de que o trabalho é um meio que deve sempre nos ajudar a ter mais qualidade de vida. No entanto, para que isso seja uma realidade, o mais importante não é aquilo que é definido ou o que é escrito em um texto bonito.
O que mais importa, além de ações para minimizar o esgotamento profissional dos colaboradores, é o exemplo, isto é, viver de acordo com essa cultura. Isso significa que, partindo da liderança, todos os níveis precisam agir de acordo com os valores que a empresa considera importantes e prestar atenção para que todos na equipe reflitam esse exemplo.
Por fim, os valores que norteiam a cultura empresarial do Compleo têm tudo a ver, principalmente, com a preocupação muito grande com o cliente. A ideia é importar-se em atendê-lo sempre com prontidão e agilidade e em atuar de maneira próxima a ele, com transparência e, dessa forma, surpreendê-lo com as melhores soluções.
Se você se identificou com os valores e com a cultura empresarial do Compleo, entre em contato conosco agora mesmo. Teremos muita honra de ter a chance de fazer uma parceria de sucesso com você!