Saiba como avaliar o custo-benefício em recrutamento e seleção

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Não é nenhuma novidade para gestores e empresários, que, para que uma companhia, de fato, apresente um bom desempenho e gere lucros, ela precisa contar com um time engajado e capacitado de colaboradores. Nesse contexto, avaliar o custo-benefício em recrutamento e seleção é de suma importância.

Isso ocorre porque, embora a contratação de profissionais qualificados tenha um custo, os recursos da empresa são limitados e precisam ser alocados de forma eficiente. Isso cria a necessidade de que o processo de recrutamento e seleção seja planejado para entregar os melhores resultados sem afetar negativamente o caixa da companhia.

Você tem interesse em captar novos talentos em processos seletivos que combinem eficiência e um custo adequado à realidade da empresa? Leia o artigo e descubra como obter sucesso nessa tarefa!

Qual a importância de um processo seletivo eficaz?

Por meio de um processo seletivo eficaz, a equipe de RH é capaz de captar profissionais que realmente se alinhem à cultura organizacional da companhia. Essa medida abre espaço para que eles permaneçam na empresa e cresçam em seu quadro de cargos, construindo, assim, uma carreira ao mesmo tempo em que beneficiam o negócio com seus talentos, suas experiências e suas habilidades.

Além disso, em um recrutamento eficiente, o profissional de Recursos Humanos é capaz de apurar detalhes importantes a respeito do candidato, identificando, assim, pessoas que possam causar algum problema para a empresa.

A grande questão é que, para que a seleção, de fato, seja eficaz, é necessário que o RH e o setor em que a vaga foi aberta tenham uma comunicação adequada. O time de Recursos Humanos precisa compreender as demandas do setor para que possa selecionar os candidatos com habilidades que correspondam a elas.

É válido ressaltar que, na comunicação entre o RH e o gestor interessado em contratar um novo colaborador, o gestor deve ser direto e sucinto, apresentando ao representante dos Recursos Humanos as características que está buscando em um candidato.

Como avaliar o custo-benefício em um processo seletivo?

De um modo mais simples e resumido, podemos descrever o melhor custo-benefício como a situação que oferece o melhor resultado por um custo que se encaixa bem no orçamento da organização. Para identificar uma alternativa que combine esses dois requisitos, alguns fatores podem ser levados em consideração, como:

  • tempo médio para a abertura da vaga e a contratação do colaborador;
  • nível de desempenho entregue pelo colaborador selecionado;
  • quantidade mínima de tempo que o colaborador selecionado permanece a serviço da empresa;
  • custos envolvidos no processo seletivo e na capacitação do colaborador selecionado.

Quais os principais custos envolvidos em processos de recrutamento e seleção?

Os gastos relacionados à execução do processo estão entre os fatores mais importantes a serem considerados na hora de se avaliar o custo-benefício em recrutamento e seleção. Levando esse fato em consideração, separamos alguns dos principais custos necessários para o processo. Continue a leitura e tenha acesso a esse conhecimento!

Divulgação

Para que os indivíduos interessados em conquistar uma nova colocação no mercado de trabalho descubram que a vaga está aberta, é necessário que ela seja divulgada, o que demanda alguns gastos. Dentre eles, podemos citar os custos com o pagamento de sites especializados e, até mesmo, o valor requerido para anunciar a posição em aberto na empresa em redes sociais e para impulsionar essa publicação, permitindo assim que ela alcance um número maior de pessoas.

É válido ressaltar que, mesmo quando a vaga é anunciada nos canais próprios da empresa, existe um custo. Afinal, o profissional responsável por fazer a divulgação precisa gastar tempo para executar essa tarefa.

Filtragem de currículo

Outro processo que costuma demandar recursos, como tempo e dinheiro, é a filtragem de currículos e todo o conjunto de procedimentos, que engloba determinadas tarefas, desde a análise de competências dos participantes do processo seletivo até o momento em que o responsável pelo recrutamento precisa ligar para os aprovados e agendar uma entrevista.

Entrevistas

Na realização de uma entrevista, os gastos podem ser ainda mais elevados. Principalmente quando o processo é realizado fora da empresa, pois, nesse caso, a companhia precisa lidar com os custos do local, onde o evento será realizado, e com o deslocamento dos responsáveis pelo processo seletivo.

Felizmente, algumas tecnologias têm o potencial de diminuir significativamente esses custos. Dentre elas, podemos citar os sistemas e softwares que permitem a realização de entrevistas por vídeo.

Como reduzir os custos de processos seletivos?

Embora o recrutamento de talentos tenha alguns gastos inerentes, eles podem ser reduzidos com algumas atitudes simples. Para que esse resultado seja alcançado, é necessário que o gestor conheça seus recursos e utilize-os com a maior eficiência possível. Para ajudar você nesse processo, separamos alguns procedimentos simples que têm o potencial de otimizar o recrutamento e a seleção e torná-los mais econômicos.

Capacitação de colaboradores

Analisar currículos, verificar habilidades e realizar entrevistas não são tarefas simples, de modo que os profissionais responsáveis por elas precisam contar com a especialização adequada. Ao criar programas de auxílio para que os profissionais de RH continuem sua capacitação, o gestor de Recursos Humanos é capaz de garantir e, ao mesmo tempo, otimizar, a qualidade de seus serviços.

Quanto melhor e mais preparado for o pessoal de RH, mais eficiente será a realização de processos de recrutamento, o que obviamente se reflete positivamente em seu custo-benefício.

Divulgação adequada de vagas

Por mais capacitados e competentes que sejam os profissionais de Recursos Humanos, quando precisam analisar uma grande quantidade de currículos, é natural que levem algum tempo. O caminho para tornar essa tarefa mais simples é aumentar a qualidade dos currículos recebidos, anunciando as vagas nas plataformas adequadas.

Ao tomar esse cuidado, a empresa aumenta as chances de chamar a atenção do perfil de profissional que está procurando, o que tende a facilitar o trabalho dos recrutadores.

Nesse contexto, é importante que a descrição de cada vaga seja o mais precisa e direta possível, informando aos candidatos os requisitos necessários para alcançar uma colocação na empresa e as vantagens que eles podem auferir, caso conquistem o cargo.

Uso inteligente da tecnologia

Conforme a tecnologia se desenvolve, o mercado evolui, adotando novas ferramentas para solucionar seus problemas e otimizar a sua operação. A área de Recursos Humanos — e o recrutamento e a seleção de novos talentos — não é uma exceção a essa regra.

Como um exemplo dessas inovações, podemos citar a plataforma do Compleo. Por meio dela, a equipe de RH é capaz de otimizar todo o processo seletivo, desde a abertura da vaga até a seleção do candidato mais alinhado à cultura organizacional da empresa.

Ao obter o melhor custo-benefício em seus processos de seleção, uma companhia tem a oportunidade de ter acesso aos melhores talentos, e isso por um custo que se encaixa perfeitamente em seu orçamento. Levando esse fato em consideração, é fácil perceber a importância das ferramentas que otimizam esse processo!

Você gostaria de obter o melhor custo-benefício em recrutamento e seleção? Entre em contato conosco e descubra as soluções do Compleo!


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