Muitos são os desafios, processos e custos de recrutamento e seleção, afinal, essa é uma jornada que inclui busca por profissionais, entrevistas, fases e escolhas que demandam tempo, experiência e, claro, dinheiro.
E mesmo com processos bem desenhados, infelizmente nem todas as contratações são de fato efetivas, o que leva a prejuízos e impactos negativos para o negócio, não é mesmo?
Entender os investimentos que fazem parte do processo de recrutamento e seleção é o primeiro passo para calcular o seu cenário e reduzir valor apostando em estratégias eficazes e que dão resultados.
Como você tem calculado esses valores e como está a jornada de recrutamento em seu negócio? Acompanhe!
Principais custos de recrutamento e seleção
Os custos do processo de recrutamento e seleção podem ser altos, especialmente em casos de contratações que não fazem sentido para o negócio. Ao ter um profissional que não atende às necessidades da vaga ou não dá o “match cultural” com o negócio, são altas suas chances de turnover, resultado em tempo e dinheiro perdido em recrutamento, treinamento e outras fases do colaborador.
Porém, dando certo ou não a contratação, recrutamentos demandam investimentos e despesas e é preciso entender sobre elas pois muitos gastos em processos seletivos passam despercebidos dentro do setor, causando problemas em suas métricas.
É claro que cada cenário conta com um tipo de investimento, mas reunimos alguns deles para te dar melhor visibilidade sobre o que pode estar ocorrendo em seu setor de RH.
Custos internos
Infraestrutura
Se sua empresa utiliza espaços físicos para realizar testes e entrevistas, é preciso calcular tudo o que foi utilizado de locação, manutenção e estrutura no geral.
Sistemas
Se a empresa utiliza software ou página para recrutamento, esse custo também deve ser contabilizado, afinal, ele é essencial para a demanda de recrutamento e seleção.
Custos externos
Consultorias
Muitas vezes as empresas não fazem todo o processo de recrutamento e seleção dentro de casa e contam com consultorias para anunciar vagas, encontrar perfis e até mesmo seguir com as fases do processo e esse é um tipo de investimento.
Divulgações
Mais do que colocar vagas em plataformas, muitas vezes as empresas, junto aos times de marketing, divulgam suas vagas em redes e investem em anúncios para atingir mais pessoas. Esse é um custo que também não pode ser esquecido.
Participação em eventos
Existem muitos eventos de RH e de tantos outros setores que são oportunidades de reforçar a marca e captar novas pessoas e toda participação tem um custo. Seja com ingresso, patrocínio, estrutura e toda logística, é preciso calcular.
Esses são apenas alguns exemplos de investimentos e podemos dizer que a média do custo com recrutamento e seleção é basicamente o total de gastos que a empresa teve em um processo – durante o tempo que desejar medir – dividido pelo total de contratações efetivadas no mesmo período.
Como aumentar a efetividade e reduzir custos de processos?
Diversas são as ações importantes para otimizar processos seletivos, encontrar os melhores talentos e, claro, economizar nessa jornada de recrutamento e seleção. Colocar em prática algumas boas ações podem fazer toda a diferença para seu negócio:
Entenda o perfil ideal para a empresa
Não dá para contratar bem se a empresa não sabe quem quer contratar. Por isso, faz toda a diferença ter um desenho do perfil ideal das vagas e aqui falamos sobre cultura organizacional, hard e soft skills.
É claro que cada cargo e nível hierárquico exigem diferentes competências e é preciso ter isso mapeado, mas acima de tudo é preciso ter cultura bem definida para que sejam escolhidos perfis que tenham a ver com o dia a dia do negócio.
Peça indicações e dê oportunidades internas
Uma boa forma de acelerar processos, aumentar assertividade e reduzir custos é dando oportunidades para quem já está no negócio. Repense sobre os processos internos e entenda como as movimentações internas podem te ajudar.
Mais do que isso, crie projetos para indicações de profissionais. Ao ter pessoas que já estão inseridas em sua cultura indicando outros talentos, maiores as chances de encontrar bons profissionais.
Explore redes sociais
Explorar as redes sociais do seu negócio é uma ótima opção para anunciar oportunidades e chegar a mais pessoas. É válido que o time de RH trabalhe com conjunto com o marketing para que as melhores estratégias sejam traçadas, com custos reduzidos.
Conte com tecnologia
Ao ter softwares de recrutamento e seleção que auxiliam em todas as etapas do processo, o negócio ganha em automação, redução de tempo, assertividade e, claro, redução de custos.
Com tecnologia é possível fazer melhor triagem de pessoas, oferecer entrevistas e dinâmicas mais assertivas e ganhar em análises mais profundas, recheando seu banco de dados e informações para escolhas cada vez mais direcionadas.
Mais do que isso, essas ferramentas dão possibilidades de entrevistas e fases por vídeos e processos que, além de serem mais interessantes e com experiência para o colaborador, dão muitas vantagens para quem está contratando.
Compleo: o software de recrutamento e seleção para assertividade
Contar com softwares é essencial para resultados assertivos e com menores investimentos e ter bons parceiros é crucial para que esses processos sejam cada vez mais otimizados, automatizados, mas sem perder a humanização e o contato com o candidato, valorizando sua experiência.
O Compleo é esse parceiro e, através de tecnologia, ajudamos profissionais de Recursos Humanos a automatizar diversas tarefas do dia a dia, otimizando tempo, centralizando informações e encontrando os melhores profissionais do mercado no menor tempo possível.
Através de etapas de customização, automação, divulgação, personalização, filtros, questionários, avaliação de competências, indicadores e muitas outras funcionalidades, os processos seletivos ganham velocidade, flexibilidade e escalabilidade.
Como estão os seus processos seletivos e como é o seu custo de recrutamento e seleção? Aproveite que agora sabe mais sobre o tema, reveja suas estratégias e conheça nossa solução que vai mudar sua forma de recrutar talentos!
Carine Rocha é Analista de Marketing no Compleo, com mais de 6 anos de experiência em Recrutamento e Seleção. Com formação em Publicidade e Propaganda e mais de 10 anos de atuação em Marketing, Carine se especializou em criar conteúdos valiosos para o RH, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de estratégias eficazes no setor.