Não é exatamente uma novidade que, para uma empresa entregar resultados acima da média, o engajamento de seus colaboradores é fundamental. A grande questão está em como motivar os funcionários e conseguir o comprometimento do qual o negócio tanto precisa. Neste contexto, o e-learning pode ser visto como um poderoso aliado.
Isso porque, por meio da tecnologia, a equipe de gestão é capaz de capacitar melhor seus colaboradores e instruí-los de modo mais eficaz a respeito da cultura da empresa. Trata-se de uma funcionalidade que tende a elevar significativamente o engajamento por parte dos funcionários, além de facilitar todo o processo de adaptação dos novos colaboradores.
Deseja compreender melhor o conceito de e-learning e descobrir seus benefícios enquanto ferramenta de onboarding? Continue a leitura e veja como esta tecnologia pode otimizar a produtividade de sua empresa!
Conceito de e-learning
O advento da tecnologia tornou a comunicação muito mais simples. Atualmente, a partir de um simples dispositivo móvel, qualquer pessoa pode interagir sem custos e em tempo real com indivíduos em pontos distantes. Nem mesmo a separação entre continentes é uma barreira para a comunicação, pois a troca de conhecimentos passou a ocorrer mais facilmente, o que se reflete de forma positiva nas mais diversas áreas.
Tais benefícios se estendem também às empresas e indústrias: uma comunicação ágil permite que a gestão apure informações em períodos mais curtos e, assim, possa implementar estratégias rapidamente. O e-learning abre espaço para que tal conceito seja usado na capacitação e orientação de colaboradores.
De modo simplificado, podemos definir o e-learning como um conjunto de tecnologias e estratégias que permitem à pessoa aprender algum conteúdo por meio de eletrônicos, a exemplo dos computadores. Do ponto de vista corporativo, a tecnologia aumenta a capacitação dos colaboradores de uma empresa e os torna mais engajados em relação à sua cultura.
Benefícios proporcionados
Uma vez que otimiza o processo de instrução e comunicação, a ferramenta tende a acarretar uma série de benefícios. Entre eles, podemos citar os seguintes.
Otimização do processo de onboarding
Por mais esforçado e qualificado que seja um novo colaborador, no momento em que passa a fazer parte do quadro da empresa, precisa lidar com uma série de dúvidas que tendem a reduzir sua produtividade — ao menos até que ele se habitue ao novo ambiente.
Mesmo empresas que atuam em mercados semelhantes costumam apresentar culturas bem diferentes. Portanto, é possível que até o profissional mais experiente tenha um rendimento inferior durante seu período de adaptação.
Por meio de uma plataforma que utilize devidamente o conceito de e-learning, porém, a empresa é capaz de prestar o suporte do qual o novo colaborador precisa. Assim, são oferecidas a ele todas as informações necessárias para que realize suas atividades e se encaixe nas políticas de comportamento praticadas pela companhia.
Tal funcionalidade também permite que um profissional se ajuste mais rapidamente à nova etapa de sua carreira, otimizando seus resultados.
Escalas de treinamento mais eficientes
Em uma forma mais tradicional de capacitação, a empresa precisa criar o conteúdo a ser ministrado aos colaboradores, capacitar um profissional para transmiti-lo e, ainda, reunir em uma única sala todas as pessoas que devem passar pelo treinamento.
Além de tornar toda a operação mais cara, tal estratégia demanda muito tempo dos trabalhadores (que poderia ser aproveitado em suas tarefas diárias). Por meio do e-learning, porém, os colabores podem ter acesso à qualificação por uma plataforma digital intuitiva, o que permite aprender em qualquer lugar.
Mesmo nas situações em que a presença de um professor se faz necessária, ele pode ministrar as aulas em videochamadas, acessíveis na plataforma e-learning adotada pela empresa. Portanto, a tecnologia tem o potencial de tornar a capacitação dos colaboradores mais barata e eficiente.
Maior engajamento por parte dos colaboradores
O processo tradicional de capacitação, semelhante a uma aula, pode ser um pouco enfadonho — principalmente para pessoas que já estão habituadas a realizar suas funções. Por meio do e-learning, porém, o conteúdo é apresentado de modo mais intuitivo, com jogos ou animações que atraiam a atenção do colaborador e permitam uma fácil absorção do conhecimento.
Impactos do e-learning
O conjunto de benefícios proporcionados pela tecnologia impacta a empresa de modo positivo em diversas áreas. Entenda abaixo alguns dos efeitos práticos da implementação do e-learning.
Engajamento com a cultura da empresa
Todo o negócio conta com uma série de princípios e diretrizes que definem sua operação e velam para que ela ocorra seguindo os mais elevados padrões éticos. Esta cultura, que precisa refletir os valores e sentimentos de todos os colaboradores da empresa, pautando sua atuação, é fundamental ao sucesso do negócio.
Levando tal fato em consideração, fica fácil entender por que a equipe de gestão e o RH dão tanta importância aos treinamentos e às campanhas de conscientização pensadas para melhorar a imagem tanto interna quanto externa da empresa. Por meio do e-learning, essas estratégias podem ser aplicadas de forma mais rápida e menos custosa.
Apuração precisa de resultados
Além de fornecer aos colaboradores o conteúdo planejado pela equipe de gestores e pelo time de RH, a tecnologia permite que testes sejam aplicados para eles. O grande diferencial da ferramenta é sua capacidade de avaliar as respostas em tempo real e indicar o nível de compreensão médio dos funcionários.
Por meio de tal funcionalidade, a empresa se torna capaz de analisar o desempenho dos trabalhadores e complementar o conteúdo apresentado, para que ele fique cada vez mais completo e funcional. Vale ressaltar que, como a apuração é automatizada, pode ser realizada rapidamente e não está sujeita a erros humanos.
Implementação do e-learning
Para que o e-learning seja implementado em uma empresa, é preciso contar com uma plataforma capaz de armazenar o conteúdo a ser apresentado aos colaboradores e disponibilizá-lo facilmente por meios eletrônicos, como computadores e dispositivos móveis.
Já o conteúdo deve ser o mais intuitivo possível. Nesse contexto, o uso adequado de textos, vídeos e imagens é fundamental. É importante que a equipe de comunicação e o time de RH deem uma atenção especial ao planejamento do treinando.
Por fim, para garantir que o time de RH consiga monitorar o desempenho dos colaboradores de forma mais precisa, a plataforma de e-learning tem que estar conectada ao software de RH — adotado pela empresa para gerir sua relação com os funcionários.
O avanço da tecnologia permite que as atividades desempenhadas por uma empresa se tornem cada vez mais eficientes e precisas. Além de beneficiar o processo de onboarding, as novas ferramentas otimizam outras áreas, como a própria contratação de novos colaboradores.
Agora que você conhece o e-learning e entende como ele torna o onboarding mais eficiente, descubra como a tecnologia influi nos processos seletivos!