Apostar em ferramentas, metodologias e indicadores é crucial dentro de um negócio e, mais do que olhar para clientes e ter números para eles, é preciso olhar para a satisfação dos seus colaboradores e o eNPS pode ser um grande aliado.
Entender como as pessoas se sentem dentro do ambiente é essencial para definir ações e estratégias, afinal, o público interno move o negócio e é um grande divulgador de marca e sem ele, fica mais difícil conquistar a satisfação do público externo, não é mesmo?
Pensando nisso, você já ouviu falar do eNPS e sabe como ele pode ser importante em sua organização? Saiba mais sobre ele!
O que é o eNPS?
O eNPS é um indicador-chave de desempenho importante para as pesquisas de RH. Certamente você já ouviu falar do NPS, certo? Esse, o Net Promoter Score, avalia o quanto os clientes estão satisfeitos e promovem a marca e o eNPS tem o mesmo sentido, só que com olhar para seus colaboradores.
Sendo assim, o eNPS, ou seja, o Employer Net Promoter Score busca avaliar o nível de satisfação do colaborador com a empresa e o quanto são promotores da marca em seu dia a dia. Esse é um indicador que, mais do que satisfação, avalia lealdade, confiança e engajamento do público interno.
Como calcular eNPS?
O eNPS é uma pesquisa simples e direta para os colaboradores e duas são as grandes informações extraídas dela: se os funcionários indicariam a empresa e quais os motivos para sua resposta.
Sendo assim, a primeira pergunta deve ser “em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a nossa empresa como um bom lugar para trabalhar?”.
Nessa escala (ou em qualquer outra que seja utilizada), considera-se 0 nada provável e 10 muito provável e a partir disso pode se considerar:
Detratores
São as notas iguais ou abaixo de 6. Esses são os colaboradores que não estão satisfeitos ou engajados com o negócio. Esse grupo merece atenção imediata pois além de não promoverem o negócio, podem falar mal dele e contaminar o ambiente com sua insatisfação.
Neutros
São as notas entre 7 e 8. Esses não estão satisfeitos nem insatisfeitos, tendendo a não falar nem bem nem mal sobre o ambiente, mas podendo trocar de empresa a qualquer momento. Merecem atenção para aumentar o engajamento dentro da jornada.
Aqui, uma das ferramentas que podem ser aliadas da gestão para entender o que está acontecendo é o mapeamento do perfil comportamental e a metodologia People Analytics.
Promotores
Notas 9 e 10. Estes são colaboradores essenciais, afinal, além de engajados, ajudam a promover a empresa. São aqueles que estão satisfeitos com o ambiente e cultura organizacional e são importantes para motivar o time e manter o clima.
Além da pergunta inicial, é interessante perguntar o porquê da nota atribuída, assim, a empresa pode recolher feedbacks e entender melhor sobre o que o colaborador quis passar com sua nota.
Vale dizer que é importante que essa pesquisa possibilite o anonimato. É claro que o colaborador pode se identificar, se desejar, mas ele não deve ser obrigado a fornecer seu nome e e-mail, por exemplo, para dar as respostas.
Por que utilizar o eNPS?
Entender o colaborador em diversas possibilidades é essencial dentro de um negócio e o eNPS é uma forma simples de olhar para sua satisfação. Ninguém recomenda nada que não goste – seja produto, serviço, pessoas e empresa – e esse é um ponto interessante de ser olhado dentro do cenário.
Por ser uma ferramenta que proporciona resultados com rapidez, ela permite que líderes e RH tomem ações imediatas para reverter o cenário e faz com que os colaboradores enxerguem que de fato sua opinião tem voz no local.
Ou seja, essa é uma metodologia que auxilia a rápida tomada de decisão e mostra de forma mais direcionada onde estão possíveis problemas, criando senso de urgência nos times e nas ações que devem ser criadas.
Como implementar eNPS em seu negócio?
Como você viu, o eNPS é uma ferramenta simples e importante de ser aplicada, mas é muito mais do que formulários que devem ser preenchidos e, para que essa metodologia se torne uma cultura do negócio, é interessante ter atenção a alguns pontos.
Eduque os colaboradores sobre sua necessidade
Para que qualquer metodologia funcione é preciso engajar os participantes. Para isso, eles precisam entender do que se trata e ver valor em sua resposta e feedback sincero.
Dessa forma, trabalhe em comunicação e conscientização para que todos entendam o eNPS e que façam parte desse momento.
Planeje sua pesquisa
Defina periodicidade, saiba em qual ferramenta ela será aplicada, crie um tempo para coletar, analisar respostas e criar planos de ação e faça com que essa pesquisa seja levada a sério e apresente resultados para todos.
Treine os líderes
Os líderes são importantes para repassar aos times a importância do eNPS e para incentivar as respostas de seus liderados, mas é preciso ter cuidado aqui para que esses não interfiram nas respostas e na pesquisa.
Lembre-se que a pesquisa deve ser anônima e deixar todos os colaboradores à vontade para opinar.
Tenha planos reais de ação
Não adianta engajar as pessoas, coletar respostas e guardar os números em uma planilha. É preciso ter planos reais de ação para que os colaboradores entendam como sua opinião faz diferença no dia a dia e veja a mudança acontecer.
Portanto, tenha o momento de análise e os planos de ação como cruciais para que as atitudes sejam tomadas de forma rápida no cenário.
Implementar metodologias como eNPS, ouvir seu colaborador e buscar formas de tornar o ambiente e cultura ainda mais voltado para suas pessoas faz toda a diferença para um negócio e seus resultados.
O quanto essa prática de olhar para as pessoas já é real em seu negócio? Agora que sabe um pouco mais sobre eNPS, defina sua estratégia e comece a coletar informações do seu time! Aproveite o tema e conheça algumas outras ferramentas importantes para o RH!