Vamos refletir: será que realmente sabemos escutar as pessoas ou apenas nos limitamos a simplesmente ouvir o que elas têm a dizer, sem considerar o significado e as emoções que aquelas palavras carregam? É preciso ter em mente que a escuta ativa exerce um papel fundamental em uma gestão humanizada e para que, de fato, a verdadeira e boa comunicação interpessoal aconteça.
Por isso, neste post, apresentaremos o conceito de escuta ativa, a importância de exercitá-la nas empresas e de que maneira é possível desenvolvê-la. Continue a leitura e confira!
Afinal, o que é escuta ativa?
Existem várias definições que conceituam essa habilidade de comunicação, porém todas são unânimes em afirmar que se trata de uma capacidade composta por dois fatores básicos: o cuidado e a compreensão.
Assim sendo, a escuta ativa é um esforço consciente no intuito de ouvir não apenas as palavras que a outra pessoa diz, mas também de entregar empenho e dedicação para compreender a mensagem de maneira completa. Essa técnica de interlocução colabora para aumentar a compreensão entre as partes envolvidas em um diálogo, favorecendo tanto a boa conversa quanto o bom relacionamento entre elas.
Qual a importância de exercitá-la nas empresas?
Praticar a escuta ativa é algo fundamental para beneficiar o ambiente corporativo de uma maneira geral. Isso porque os resultados trazidos por essa prática podem ser surpreendentes. A seguir, mostraremos a importância de exercer essa habilidade no dia a dia e nas atividades de uma empresa.
Demonstração de interesse pela fala de outra pessoa
Exercitar corretamente a escuta ativa também desenvolve a comunicação eficaz, uma vez que, por meio dela, os profissionais passam a dialogar de forma clara, objetiva e transparente. Ao demonstrarem um interesse real pela fala do outro, as pessoas se sentem mais à vontade e confiantes e, assim, mais motivadas.
Criação de bons relacionamentos
As consequências trazidas pela escuta ativa tornam o ambiente fértil para que todos tenham relações mais saudáveis uns com os outros. Isso acontece porque, em ambientes em que há comunicações desse modelo, também há uma genuína demonstração de interesse pelo assunto, sem qualquer tipo de julgamento sobre quem está falando.
Prevenção de conflitos
Com a habilidade da escuta ativa, os conflitos organizacionais podem ser minimizados, uma vez que, a partir do momento em que todos mantêm o controle emocional e ouvem, na essência, o que o interlocutor tem a dizer, os ruídos de comunicação — que são os responsáveis por grande parte das desavenças — tendem a desaparecer.
Desenvolvimento de empatia
Uma das melhores formas que existem para nos conectarmos verdadeiramente com o outro é exercendo a empatia. Quando você faz da escuta ativa o seu norte para uma boa comunicação, naturalmente, você também procura entender as expectativas, as necessidades, os valores e as motivações de seu interlocutor.
Dessa forma, automaticamente, são estabelecidas uma união e uma contribuição com o trabalho um do outro, tornando o ambiente profissional muito mais leve e, ao mesmo tempo, também mais produtivo.
Promoção do trabalho em equipe
Para alcançar as metas e os objetivos propostos, todo e qualquer tipo de negócio precisa contar com uma equipe coesa, formada por profissionais bastante unidos. E isso é algo que a escuta ativa proporciona facilmente, afinal, essa capacidade abre espaço para as pessoas desenvolverem suas atividades com um alto nível de excelência.
Como desenvolver a escuta ativa?
Agora que você já sabe que o conceito e a importância dessa habilidade envolvem a necessidade de um esforço consciente, conheça algumas dicas para desenvolver bem a escuta ativa e ver os resultados disso em sua empresa.
Evite distrações
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que, enquanto a conversa durar, você estará indisponível para outros compromissos. Para tanto, organize-se de maneira que você fique livre e mantenha o foco inteiramente no diálogo. Afinal, sua concentração deve estar totalmente voltada para a pessoa com quem você está se comunicando.
Por isso, é fundamental silenciar as notificações de seu celular, além de livrar-se de possíveis distrações, como e-mails, telefonemas e conversas paralelas. Portanto, se você é daquelas pessoas que sentem dificuldade de impor limites aos vários estímulos externos, considere essas simples ações para que você realmente entenda tudo o que está sendo dito.
Coloque-se no lugar do outro
Vale reforçar que, em uma conversa, antes de emitir uma opinião, o ideal é sempre procurar desenvolver a empatia e, a partir da perspectiva do outro, colocar-se no lugar dele. Isso só é possível se você tentar entender, de fato, quais são as suas expectativas, os seus valores, as suas motivações e as suas necessidades.
Sinalize que você acompanha atentamente a conversa
Uma boa dica para você manter o foco em uma conversa e fazer com que o outro se sinta mais motivado a continuar o diálogo é dar indícios de que você acompanha atentamente a conversa.
Nessa hora, use a sua linguagem corporal, emitindo fisicamente sinais, como um sorriso ou um leve aceno com a cabeça. Para tanto, sempre mantenha uma postura interessada e aberta. Outra opção é fazer perguntas, a fim de estimular a continuidade do assunto ou dar respostas curtas, como “sim”, “claro” etc.
Forneça feedback
Como um dos propósitos da escuta ativa é incentivar a verdadeira compreensão em um diálogo, o feedback é algo que pode enriquecer ainda mais a comunicação. Por isso, ao fim da conversa, não hesite em fornecê-lo ao seu interlocutor, sempre expondo, com muita tranquilidade, objetividade e clareza, tudo a respeito do que você assimilou.
Por fim, a verdade é que poucas pessoas exercitam naturalmente a escuta ativa. No entanto, se você quer colher os bons frutos dessa habilidade, tenha em mente que é um esforço que vale muito a pena. Afinal, ao seguir essa forte tendência de gestão de pessoas e de desenvolvimento humano, você conseguirá gerar mais credibilidade e mais autoridade e aumentar o envolvimento positivo do público com a sua marca.
Então, gostou de saber melhor sobre a importância de exercitar a escuta ativa? Veja também, agora mesmo, o que fazer para implementar a gestão participativa em sua empresa!