A gestão comportamental é um exercício do desenvolvimento humano. É a partir desta atividade que podemos considerar todas as características que envolvem a personalidade humana. Este meio tem utilidade para que o gestor possa avaliar a produtividade de equipes, de acordo com o conhecimento comportamental. Surpreendentemente, constatou-se que dar preferência ao conhecimento comportamental é mais relevante para gerar bons resultados, do que os conhecimentos técnicos.
Neste artigo, você poderá considerar as principais definições e práticas a respeito desse assunto, aprendendo também um pouco mais sobre este conceito em gestão de pessoas, e sabendo como utilizá-lo dentro de uma empresa. Por fim, conheça também as vantagens obtidas, decidindo a sua função dentro do desenvolvimento de suas equipes!
Gestão Comportamental: O que é?
Gestão comportamental é um método que vem sendo utilizado com a finalidade de entender o comportamento humano baseando-se em seus perfis comportamentais individuais.
Essa metodologia surgiu no ano de 1950 e foi desenvolvida por Maslow e Herzberg com técnicas sobre motivação, objetivos e comportamento humano. As descobertas desses teóricos abriram uma visão diferenciada sobre a forma como as pessoas se conectam e desenvolvem melhor o trabalho quando conhecem a si mesmas.
O objetivo é fazer com que a gestão foque nos comportamentos do colaborador a fim de aprimorar e impulsionar as pessoas a executarem o seu máximo dentro da empresa.
Protagonismo do RH
Aderindo esta técnica, o Recursos Humanos da empresa deixou de ser apenas um suporte para então ser protagonista na contratação de pessoas que se identificam com o perfil do contratante acarretando no sucesso da empresa.
A gestão comportamental possibilita uma definição de cargos mais precisa. Entender o comportamento individual de um possível colaborador ajuda a tomar decisões mais elaboradas, além de proporcionar um processo seletivo mais eficaz.
O perfil da empresa junto com a colaboração do funcionário na vaga em que melhor encaixa suas habilidades são aliadas, isso cria uma relação benéfica para ambos os lados. Tanto empresa quanto colaborador retiram o melhor baseando-se nesta técnica.
Vantagens de adotar a Gestão Comportamental
Ao aderir esse recurso como uma das formas de contratação em relação ao capital humano são grandes as chances do aumento dos resultados operacionais da empresa contratante. Pode parecer contraditório pelo fato da utilização das palavras “operacionais” e “humano” na mesma frase, mas seu impacto visa trazer resultados benéficos realmente nesse sentido.
Melhores resultados
Para obter bons resultados, a gestão deve ser adotada em todos os setores da empresa. Isso significa que todos os cargos e funcionários precisam ser bem estudados desde os operacionais às funções de nível gerencial. Provavelmente essa última com maior rigidez, visto o grande potencial influenciador que os cargos de gerenciamento requerem.
Quando o resultado esperado não é alcançado, a empresa acaba se prejudicando financeiramente e na questão de tempo. Isso acontece porque quando um funcionário não se adapta a cultura já existente da empresa, inevitavelmente, deverá ser substituída. Uma empresa existe buscando o lucro, um retorno de serviços prestados e um salário que é pago sem retorno significa mal emprego de capital.
Menores taxas de falhas na contratação
O índice entre admissão e desligamentos é algo que ocasiona diversas despesas, a demissão tem um custo elevado, principalmente no nosso país. Além de todo o procedimento entre o recrutamento e treinamento de novos profissionais a produtividade da empresa é diminuída. Não existem maneiras de atingir um desenvolvimento pleno em pouco tempo, e o tempo gasto em contratações é tempo perdido na produção de resultados.
Portanto, o método deve ser cuidadosamente revisado antes de ser colocado em prática. A argumentação deve-se ao fato de que o estudo dos perfis (ou seja, as qualidades e defeitos de cada um dos funcionários) deve ser muito bem estudado, apenas dessa maneira o resultado obtido será agradado e as funções podem ser adequadamente ocupadas por pessoas qualificadas ao cargo que representam o comportamento esperado.
Referindo-se ao sentido oposto, o perfil comportamental é desenvolvido ao longo do tempo e os resultados alcançados são muito satisfatórios. Um funcionário que passa pelo processo acarreta resultados benéficos para o ambiente de trabalho, tornando-o mais natural.
Aumento da produtividade
As tarefas passam a ser realizadas rapidamente de acordo com o que foi requisitado ao funcionário. O resultado do método é o aumento da produtividade dentro da companhia assim aumentando seu lucro, seja no capital da empresa ou no salário dos funcionários. Isto, portanto, beneficiando ambos os lados de qualquer maneira.
Como aplicar na empresa
A melhor forma de incluir a gestão comportamental na sua empresa, é possuir um software. Com essa ferramenta e com seu uso correto, é possível:
- representar a conduta dos candidatos à vaga;
- aplicar questionários de satisfação entre colaboradores e membros;
- realizar a classificação de desempenho;
- verificar o processo desde a convocação até a contratação do candidato;
- estruturar perfis para as vagas, colocando-o na que melhor encaixar;
- arquivar os documentos utilizados dos candidatos e etc.
Processo organizacional
Os processos são interligados como um todo e o sistema emite relatórios com os documentos, transferindo os resultados para o Recursos Humanos a fim de facilitar a contratação para que se consiga criar um setor mais estratégico e voltado para resultados.
A principal vantagem desse método de contratação é a organização. Possuir ao seu alcance dados de funcionários capacitados que possuem grandes chances de conseguir uma vaga e fazer parte de sua equipe profissional podendo contribuir de forma significativa para o crescimento da empresa.
Empresa x Candidatos
Essa técnica contribui para o progresso de uma relação sólida entre a empresa e os candidatos do mercado, bem como chances de realizar contratações mais estratégicas e também acertadas que, sem dúvidas, irão trazer melhorias nos resultados da empresa.
Assim sendo, fica nítido que a contratação de funcionários para destacar-se na empresa é um dos principais objetivos e benefícios da técnica aqui apresentada. E para que isso seja possível de ser realizado, as empresas devem rever suas ações e contar com uma boa equipe de funcionários dentro do Recursos Humanos capazes de reconhecer os cargos ofertados e a melhor forma da colocação nas mesmas.
Ansiamos que tenha compreendido as vantagens da utilização da técnica apresentada a fim de proporcionar melhores formas e técnicas de contratações de sucesso para as organizações. Ela irá auxiliar no cotidiano, valorizando o RH, colhendo melhores resultados e fortalecendo a relação empresa/colaborador.
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