Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho: Táticas Eficazes para Promover a Paz e a Produtividade

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Fazer gestão de conflito é fundamental dentro das empresas, afinal, em ambientes com tantas pessoas diferentes, diversos são os pontos de vista e é preciso que todos saibam ouvir o outro e se posicionar de forma correta.

Em alguns casos, pequenas discussões tomam proporções maiores, contribuindo para um clima organizacional nem tão saudável e gestores e RH precisam atuar para manter a harmonia dos times e produtividade nos setores.

Você faz gestão de conflito no seu negócio? Vamos falar mais sobre o tema, acompanhe!

O que é gestão de conflito e quais são os conflitos no ambiente de trabalho?

A gestão de conflitos é o processo de identificação, prevenção e resolução de problemas e desentendimentos que podem surgir dentro das organizações. Por melhor que seja a cultura e o ambiente organizacional, os conflitos fazem parte da dinâmica e o importante é saber como administrá-los para que eles não causem estragos nos resultados.

Existem diversos tipos de conflitos dentro de um ambiente de trabalho e eles podem ser:

  • Interpessoais: Ocorrem graças às diferenças de personalidade, valores, opiniões ou interesses entre as pessoas.
  • Interesses: Quando os colaboradores têm objetivos e interesses diferentes e incompatíveis e não chegam a uma determinada conclusão.
  • Comunicação: Quando há problemas na troca de informações ou falta de comunicação, prejudicando determinados grupos.
  • Culturais: Ocorrem devido a diferenças culturais, crenças e valores, seja entre os colaboradores ou entre profissional e empresa.
  • Recursos: Conflitos gerados por recursos limitados, como orçamento, espaço, tempo ou equipamentos.
  • Competência: Disputas sobre habilidades, conhecimentos ou competências podem levar a conflitos quando as partes acreditam que suas capacidades não estão sendo reconhecidas ou valorizadas.
  • Estruturais: Surgem devido a falhas no desenho organizacional, como falta de clareza nas funções ou problemas na alocação de recursos.

Sejam estes ou quaisquer outros tipos possíveis, é preciso ter atenção, afinal, os conflitos quando não bem gerenciados podem causar sérios problemas dentro do ambiente.

De acordo com os dados da pesquisa Gestão dos Conflitos Organizacionais, da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH, 92% dos entrevistados observam que os conflitos estão presentes no dia a dia corporativo.

O Papel do Profissional de RH na Gestão de Conflitos

É importante dizer que nem todo conflito é negativo. Muitas vezes ele serve como uma troca de ideias e faz com que as pessoas tenham novas opiniões, visões e caminhem para a inovação.

Porém, é papel do RH e das lideranças estarem atentos para diferenciarem o que são “conflitos bons” e o que são os que causam impactos negativos para os times e o dia a dia.

Uma boa gestão de conflitos dá diversos benefícios como aumento da criatividade, estímulo à construção de ambientes colaborativos, apoia a diversidade, melhora a retenção de talentos, aumenta produtividade, entre muitos outros.

Táticas Eficazes para a Gestão de Conflitos

Existem diversas formas de atuação das lideranças e RH para uma boa gestão de conflitos e para te ajudar nesse importante papel, reunimos algumas boas práticas que devem fazer parte da sua rotina.

Estabeleça normas e diretrizes claras

Ter normas e regras claras dentro do negócio evita que pequenos conflitos se tornem grandes problemas. Ao ter um processo estruturado sobre como a empresa funciona, tudo passa a ser mais transparente e as pessoas passam a ter espécies de guias para sua conduta.

Foque em comunicação

Muitos conflitos surgem por falhas e falta de clareza na comunicação e ela deve ser o guia de todos na empresa. Por isso, mantenha uma comunicação clara e transparente, elimine ruídos e busque ouvir todas as pessoas da empresa, dando voz a elas sempre que possível.

Lembre que nem sempre o que é dito é o que o outro entende, portanto, preciso deixar as informações claras e dar detalhes sobre tudo o que for relevante no negócio ou nas relações interpessoais para diminuir ambiguidades e manter uma boa troca.

Pratique a escuta ativa

Nem só de falar e se comunicar a empresa deve ser, afinal, ouvir é também essencial para evitar ou mediar os conflitos quando eles acontecem. Pensando nisso, pratique a escuta ativa, dê lugar para as pessoas do ambiente e escute todas as partes quando for necessário intervir em conflitos nos times.

Treine as lideranças

Liderar pelo exemplo é a velha prática que nunca sai de moda. Se existem muitos conflitos gerados pelos líderes, é natural que os colaboradores e times que ficam abaixo dessa figura também sofram com conflitos em seu dia a dia.

Portanto, é preciso treinar lideranças para que elas sejam preparadas para lidar com pessoas e para gerenciar sua comunicação com todos à sua volta. Líderes que entendem seus times, escutam as pessoas e praticam a empatia tornam o ambiente muito mais saudável e com estímulo ao bem-estar e desenvolvimento.

Identifique causas potenciais de conflito

Faz parte das tarefas dos líderes e RH entender e monitorar potenciais conflitos para intervir quando necessário. Para isso, conheça suas pessoas, entenda sobre relações interpessoais, motivações, dores e necessidades, assim, torna-se mais claro entender quando existe algo errado.

Faça pesquisa de clima

Nem tudo é fácil de ser percebido nas empresas, por isso, é preciso ouvir os colaboradores sobre como eles se sentem. A pesquisa de clima é crucial nesse momento e é nessa oportunidade que as pessoas poderão expor vulnerabilidades e potenciais causas de conflitos.

A gestão eficaz de conflitos é crucial para o sucesso das organizações e para o bem-estar dos colaboradores e essa deve ser uma tarefa de atenção de lideranças em conjunto com RH.

Como dissemos, é natural que conflitos aconteçam, mas quanto mais alinhadas estão as pessoas e times, melhores os resultados dentro do negócio!

Como está a gestão de conflitos em seu ambiente? Utilize nossos insights e reveja seus processos! Aproveite e assine nossa newsletter e receba em primeira mão conteúdos para seu RH!

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