Não é novidade que o capital humano é o principal ativo de qualquer empresa, já que se refere à força produtiva indispensável à criação de bens e serviços. Nesse rol, está contida uma riqueza inestimável de conhecimentos, de habilidades, de experiências e de talentos, que deve ser nutrida e preservada, a fim de que a equipe seja formada pelo puro ouro dos profissionais do mercado.
No entanto, para que isso seja possível, é importante traçar uma estratégia de gestão do capital humano que abrace todas as necessidades da empresa, ao mesmo tempo em que contempla os ideais de cada colaborador.
Para que você entenda melhor como isso funciona, continue a leitura deste post e veja o que é gestão do capital humano, como funciona e 7 dicas de como otimizar a sua estratégia de RH.
O que é e como funciona a gestão de capital humano?
A gestão de capital humano trata da aquisição, do emprego e do desenvolvimento eficazes dos funcionários de uma organização a partir de um conjunto de práticas, processos e táticas bem elaboradas para a gestão de pessoas, a fim de maximizar o valor econômico da companhia por meio da força de trabalho.
Para ficar mais claro, de maneira geral, a gestão do capital humano inclui algumas atividades, como:
- administração de benefícios;
- administração de pessoal;
- Controle de ponto dos funcionários
- análise da força de trabalho;
- comunicação interna;
- custos e despesas;
- educação e treinamento;
- estratégia de recrutamento e seleção;
- fluxos de trabalho;
- folha de pagamento;
- gerenciamento de tempo;
- gestão de competências;
- gestão de desempenho;
- gestão de informações de colaboradores;
- onboarding;
- políticas de recursos humanos;
- políticas de recompensas;
- portal de autoatendimento do funcionário;
- regras e procedimentos internos.
Quais as dicas para otimizar a gestão do capital humano?
Como os colaboradores são indivíduos que dedicam boa parte dos seus dias trabalhando e contribuindo para o sucesso da sua empresa, representam um recurso valioso. Logo, é responsabilidade dos profissionais de RH criar e implementar meios para que os colaboradores sejam contratados, orientados, treinados, motivados e engajados. Então, veja agora como otimizar ainda mais a gestão do capital humano por meio das dicas a seguir.
1. Conheça bem o perfil dos colaboradores
Reconhecer o perfil dos colaboradores é importante para desenhar o tipo de planejamento da gestão do capital humano. Ao obter informações detalhadas sobre as características individuais existentes na organização, é possível reconhecer padrões de comportamento que sejam interessantes para a produtividade e, assim, criar estratégias de relacionamento interpessoal.
Além disso, com base nesses dados, é possível contratar novos colaboradores com perfis semelhantes, o que facilitaria o seu embarque na cultura organizacional e nos ideais da organização.
2. Una os benefícios do capital humano à sua estratégia geral de negócios
Como citamos há pouco, a gestão do capital humano precisa confirmar os objetivos de produtividade da organização. Para tanto, precisa estar alinhada à estratégia geral de negócio e corresponder às metas de crescimento definidas pela liderança.
Nesse sentido, a gestão do capital humano é crucial não apenas para melhorar o comprometimento dos times com a empresa, mas também para resolver problemas internos ou questões comerciais.
A partir desse alinhamento, é possível construir um conjunto de ações estratégicas que impulsione as metas de negócio. Com isso, os programas de gestão do capital humano passam a ter uma função primordial no equilíbrio da organização e os resultados tornam-se palpáveis do ponto de vista do sucesso empresarial.
3. Valorize a sua equipe
Como você pensa na valorização dos times de sua empresa? Se a sua ideia é reter os melhores talentos, em vez de perdê-los para o mercado, saiba que é preciso dar atenção especial aos profissionais.
Dessa maneira, inclua, em sua estratégia de gestão do capital humano, ações aproximativas, políticas de benefícios e premiações, planos de carreira etc. Para que isso seja ainda mais eficaz, considere manter uma comunicação estreita e permanente com os colaboradores, de maneira a entender os contextos coletivos e individuais e o que os profissionais pensam sobre progredir em uma carreira de longo prazo em sua organização.
4. Ofereça treinamentos e capacitações
Investir em educação continuada é primordial para que os seus colaboradores permaneçam constantemente atualizados e fiquem mais bem preparados para encarar tempos de mudanças. Como fator motivacional, os programas de treinamento e capacitação têm a importância de fazer com que os colaboradores sintam que podem utilizar o seu conhecimento ao máximo quando necessário e se tornar um recurso indispensável para a sua organização.
Então, crie programas de treinamento realistas, que reforcem as necessidades da empresa, ao mesmo tempo em que desenvolvem os currículos individuais. Agir dessa forma não apenas aumenta a eficiência de um colaborador, mas também faz crescer ainda mais a produtividade da organização.
5. Comunique-se melhor
Conforme a sua empresa aprende a se comunicar, a sua gestão do capital humano também melhora. Quando a comunicação é mais bem alinhada, a sua equipe passa a entender os processos internos e a quantidade de falhas tende a diminuir.
Além disso, a comunicação aprimorada é fundamental para os colaboradores compreenderem o que a empresa espera deles e, como uma moeda de troca, o que podem esperar da organização.
Sendo assim, invista em programas de comunicação eficazes e adote ferramentas digitais para facilitar as conversas, a organização das tarefas e a divulgação de informações importantes.
6. Aposte nos meios digitais
Por falar no uso de ferramentas digitais, quase todos os aspectos da gestão do capital humano podem ser aprimorados e fortalecidos por meio da tecnologia.
O uso da tecnologia para o RH trouxe avanços significativos no gerenciamento de dados dos colaboradores e tornou mais fácil obter uma visão abrangente, em tempo hábil. Ao adotar sistemas de gerenciamento de RH, a gestão do capital humano passa a ser baseada em dados reais, além de automatizar processos que, antes, tomavam tempo e dificultavam um trabalho mais efetivo para a organização.
Ademais, a tecnologia permite uma gestão centrada nas pessoas, o que auxilia surpreendentemente a direcionar os reais esforços para administrar, incentivar e desenvolver os melhores talentos.
7. Otimize a gestão de desempenho
Observar de perto a produtividade dos colaboradores é essencial para alinhar processos internos, descobrir dificuldades e entender situações específicas que possam ser um entrave para o desenvolvimento do trabalho.
Com esse pensamento, você deve investir em ferramentas e ações que possibilitem um feedback mais claro e o fomento a um relacionamento mais transparente entre as lideranças e os subordinados.
Dessa forma, insira a gestão de desempenho nas rotinas cotidianas da organização, com diferentes suportes, a fim de que esse tipo de avaliação seja algo natural e transformador para a vida dos colaboradores e da empresa como um todo.
Se você deseja elevar o patamar de sucesso de sua companhia, não pense duas vezes em investir na gestão do capital humano. Afinal, da mesma forma que os colaboradores são capazes de impulsionar a organização, a falta de engajamento profissional pode derrubá-la.
Já que estamos falando sobre pessoas, fique conosco mais um pouco e confira qual a importância de uma gestão humanizada e como implementá-la em sua companhia!