Gestão humanizada: qual sua importância e como implementá-la?

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A busca por resultados e por altos níveis de produtividade é algo que sempre existirá dentro das empresas, no entanto, isso não pode impactar o clima organizacional. A gestão humanizada tem um importante papel na manutenção desse ambiente de qualidade. Muito mais do que lucro, é preciso pensar também nas pessoas que ali estão.

Nesse cenário, o setor de RH tem papel fundamental na hora de implementar as melhores práticas para essa gestão mais próxima e empática. Essa abordagem vai resultar em produtividade, mas sem que a cobrança seja um peso difícil de carregar.

Neste post você entenderá mais sobre a gestão humanizada e como o RH pode ajudar a implementar esse conceito. Você conhecerá também os benefícios que ela traz e os pilares dessa ideia. Boa leitura!

O conceito de gestão humanizada no trabalho

Nas empresas, o capital humano é o que faz tudo funcionar. Até mesmo por conta disso, a cobrança sobre os colaboradores da empresa sempre foi muito forte e pouco cuidadosa. Não que a pressão tenha diminuído hoje, mas há mais preocupação com o bem-estar de todos.

A gestão humanizada é um conceito que preza pelo maior cuidado com as subjetividades de cada um, mesmo que haja metas a serem batidas. A ideia é proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, com maior flexibilidade e em que o colaborador tenha mais suporte emocional.

Tudo isso é possível quando gestores estão prontos para entender que é preciso buscar a maior aproximação da empresa com seus funcionários. A questão central da gestão humanizada é buscar adaptações dos procedimentos da empresa às necessidades dos colaboradores. Mais do que mão de obra, eles são pessoas que têm desejos, dificuldades e que precisam de apoio.

Humanizar pressupõe liderança

Parte desse processo de transição de conceitos passou também pela desconstrução parcial da velha ideia de hierarquia. O chefe é um modelo que gradativamente tem dado lugar ao líder, pessoa que se envolve mais com sua equipe e mantém uma postura mais empática.

Mais do que conduzir, dar ordens e cobrar resultados, na gestão humanizada essa figura tem o papel de tentar entender como cada um está se desenvolvendo. Além disso, o líder também se mostra mais próximo dos seus colaboradores para ser uma figura de segurança.

Gerir um alto número de pessoas requer também conhecê-las mais a fundo. Isso é parte desse novo conceito, uma vez que só assim é possível perceber se estão bem, se há insatisfação, se o clima da empresa é bom e se a gestão humanizada está funcionando.

Os pilares da gestão humanizada

A gestão humanizada tem alguns pilares básicos de sustentação. Para que ela funcione, é necessário separar o trabalho em 3 etapas básicas, que serão também um guia para a implementação. A seguir, entenda melhor como funciona!

Observar

Inicialmente, observar os colaboradores e suas demandas é fundamental. Nesse primeiro momento será possível entender as subjetividades de cada pessoa, suas necessidades diárias em um ambiente de trabalho e como a empresa pode ajudar. Esse é o primeiro passo para conseguir humanizar a gestão.

Aproximar

A aproximação também é fundamental, talvez a parte mais importante para criar uma conexão e uma relação de confiança entre gestores e colaboradores. Os líderes têm importante papel nesses esforços, uma vez que os funcionários precisam sentir que têm suporte para trabalhar e liberdade para se expressar.

Adaptar

A adaptação da empresa às necessidades do colaborador é um pilar importante e que talvez seja o mais complexo. A empresa precisa estar aberta a mudar ideias, processos e conceitos, sempre entendendo como isso impacta na gestão de pessoas.

O papel do RH na implantação dessa prática

O setor de RH tem papel fundamental e estratégico na implementação da gestão humanizada. Os profissionais dessa área têm a capacitação para dar o suporte a gestores e administradores na hora de realizar essa fase de observação e, principalmente, de adaptação.

É a partir do RH que se estabelece uma nova cultura organizacional, com mudanças de mentalidade que passam a ser implementadas em cada área da empresa. A proposta de novas práticas, abordagens e a flexibilização de questões como horários estão diretamente ligadas a esse setor.

As vantagens que essa abordagem proporciona

A gestão humanizada traz benefícios concretos para as empresas. Eles podem ser observados desde os ganhos estratégicos até a mudança de status da empresa entre o mercado profissional. Entenda melhor esses benefícios e veja como podem ser interessantes!

Redução do turnover

Durante muito tempo as empresas não foram lugares muito amigáveis aos seus funcionários. A pressão e a falta de flexibilidade na relação com o funcionário tornavam o local hostil, em que a cobrança era a única coisa que se sobressaía. Esse cenário certamente nunca foi saudável, ao ponto que os colaboradores mudavam de emprego assim que possível.

Para uma empresa, pode ser muito prejudicial perder um colaborador adaptado, com papel importante e que já está engajado com as metas. O problema maior é quando isso se torna ainda mais recorrente, gerando uma alta taxa de turnover. Se a sua empresa tem uma gestão humanizada e mais empática, a tendência é ter funcionários felizes e mais comprometidos.

Aumento da produtividade

O alto número de demandas e a pressão por resultados não são, necessariamente, fatores que garantem um alto nível de produtividade. Pelo contrário, ter essas questões dentro de uma gestão que não se preocupa com as subjetividades do profissional pode gerar um ambiente de pouca produtividade.

É sempre importante considerar que, para render bem, colaboradores precisam de suporte e tranquilidade para trabalhar. Se não faltar esses pontos e ainda existir a satisfação com sua posição na empresa e o clima organizacional, naturalmente eles terão um nível maior de produtividade.

Atração de novos talentos

Toda empresa que se preza por dar mais valor aos colaboradores e suas necessidades está sujeita a ser mais falada no mercado de maneira positiva. Isso desperta a atenção de colaboradores qualificados e que estão no mercado em busca de se desenvolver em empresas modernas.

Nesse movimento, a organização estará pronta para atrair as melhores pessoas, ou seja, a receber os novos talentos do mercado. Quem se prepara tem um ambiente mais receptivo a pessoas que são capacitadas e buscam uma posição em uma companhia mais flexível.

A gestão humanizada pode fazer toda diferença para o desenvolvimento de uma companhia! Colaboradores têm necessidades e desejos que podem ser atendidos com mais flexibilidade, também resultando em maior produtividade e em um bom clima organizacional.

Agora que você já entendeu melhor esse tema, saiba como realizar o mapeamento dos processos de RH de maneira eficiente!


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