Gestor de RH: descubra o que deve ser considerado na contratação!

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Qual é a hora certa para contratar um gestor de RH em uma empresa? Como atrair talentos da maneira mais acertada para a função? Afinal, o que faz um gestor de RH? Muitas organizações ainda têm dúvidas como essas, mas aquelas que realmente querem alcançar o sucesso, não podem, de maneira alguma, desconsiderar essa posição tão importante e estratégica.

Por isso, neste artigo mostraremos tudo sobre o assunto, desde as atribuições de um gestor de RH, o que considerar ao contratar alguém para o cargo, quais características que não são desejáveis, além das habilidades necessárias, até a importância de acertar nessa escolha. Boa leitura!

De fato, o que faz um gestor de RH?

Em um mercado tão competitivo como o atual, as empresas que saem na frente são aquelas que se preocupam em inovar e as capazes de perceber a importância de reter seus talentos. Devido ao aumento da relevância do capital humano dentro das organizações, o papel do gestor de RH também tem se transformado cada vez mais, assumido uma posição de grande destaque.

Além de ter que lidar e administrar resultados, um gestor de RH não apenas acompanha o desenvolvimento das rotinas de seu departamento. Suas outras responsabilidades e atribuições são essenciais tanto para o bom andamento quanto para os resultados de um empreendimento, tais como:

  • promover na empresa a integração com a tecnologia;
  • gerenciar a folha de pagamento do quadro de colaboradores;
  • consultar os principais executivos a respeito do planejamento estratégico;
  • auxiliar no mapeamento de processos;
  • acompanhar e avaliar desempenho;
  • realizar pesquisas de melhoria de clima etc.

De fato, as atividades desempenhadas por um Gestor de RH são muitas. No entanto, uma das mais importantes é manter a sinergia do time, com o propósito de alcançar um objetivo em comum, sempre valorizando e explorando o melhor de cada colaborador.

O que considerar ao contratar um gestor de RH?

Além do conhecimento técnico ou requisito comportamental particular exigido para ocupar cada cargo (ou função), hoje o mercado de trabalho tem solicitado cada vez mais profissionais que sejam capazes de se reinventar em suas atividades, de modo que consigam proporcionar para a empresa novas descobertas e criações. Também é preciso considerar outros aspectos, como os que relacionaremos a seguir.

Principais funções desempenhadas

As necessidades do cargo devem ser reais, claras e detalhadas, assim como toda a expectativa da atividade a ser desenvolvida. Não adianta solicitar um profissional, por exemplo, que apresente uma competência que não será utilizada, muito menos se essa competência não terá espaço para ser desenvolvida. Caso contrário, o cenário será de frustração e retrabalho.

Sinais de que a empresa precisa de um gestor de RH

Atualmente, um dos grandes problemas enfrentados pelas organizações, especialmente as menores, é o acúmulo de funções pelo mesmo profissional. Isso gera vários desafios para o negócio, mas, sobretudo, provoca falta de qualidade nas entregas e nos serviços.

Entre os principais sinais de que a empresa vive o momento certo de contratar um bom gestor de RH, podemos destacar:

  • diminuição da produtividade;
  • estagnação dos colaboradores;
  • aumento de rotatividade;
  • indiferença frente aos desafios;
  • clima organizacional comprometido;
  • ineficiência em treinamentos;
  • dificuldade de inovar.

Quais aspectos não são desejáveis em quem ocupará o cargo?

Da mesma forma que é necessário observar algumas habilidades desejáveis em um profissional para ocupar um cargo de gestor de RH, outras características e traços pessoais são completamente repugnantes em uma organização. Entre eles, podemos listar:

  • desordem nas áreas de trabalho;
  • falta de respeito ao espaço físico e mental das pessoas;
  • pouca capacidade de tato em suas relações;
  • tendências a enrolar certas situações, ou dissimulação;
  • visão pessoal dos fatos de forma preconceituosa e discriminatória;
  • reações inadequadas para solução de problemas.

Quais as principais habilidades de um bom gestor de RH?

Em geral, independentemente da função, algumas competências também devem ser observadas nos candidatos a ocupar uma vaga de gestor de RH, como veremos abaixo.

Nível de habilidade em se relacionar

Isso significa ter capacidade de comunicação, saber ouvir e expor suas ideias com clareza, além de atitudes que reforçam a boa interação com os colegas de trabalho, fornecedores, subordinados e clientes.

Organização

Essa habilidade trata-se da capacidade para organizar tanto as próprias ideias quanto o dinamismo da rotina profissional.

Comprometimento

Comprometer-se implica em demonstrar fidelidade aos deveres sociais, assim como ter desejo de ordem e aceitação das normas e disciplinas da empresa. Obviamente, sem que isso atropele os seus próprios valores.

Ponderação

Essa competência significa, principalmente, saber tomar decisões e atitudes de forma ponderada, com respeito, ética e com promoção constante da equidade na organização.

Poder motivacional

Motivar os colaboradores, saber engajá-los nas tarefas e atividades, e comprometê-los com os objetivos da organização requer uma postura profissional de liderança por parte de um bom gestor de RH.

Qual a importância de acertar nessa escolha?

Embora estejamos passando por um momento em que a tecnologia tem superado muitas barreiras e avançado a passos largos, o fator humano ainda se faz presente e muito necessário para que tudo realmente aconteça da maneira mais adequada e correta.

Dessa forma, unir e capacitar essas forças proporcionará um resultado mais efetivo para as organizações. As experiências que são adquiridas por um profissional são valiosas, e cada um dos talentos tem muito a acrescentar com suas histórias de vida e carreiras construídas.

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