Livros sobre gestão de pessoas em 2020: veja 6 que você deve ler!

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A correta gestão de pessoas é uma das mais importantes atividades empresariais. Com ela, é possível contratar e integrar talentos, além de treinar, estimular e formar grandes equipes de trabalho. Por isso, bons livros sobre gestão de pessoas em 2020 podem ajudá-lo muito.

Felizmente, existem muitas obras úteis. Algumas podem auxiliá-lo a ter uma visão mais estratégica sobre a equipe de trabalho, enquanto outras podem mostrar o valor de atuar com grandes volumes de dados (People Analytics) ou empoderar a equipe (empowerment).

Nos próximos tópicos, vamos apresentar 6 livros sobre gestão de pessoas em 2020 que você deve ler e explicar como eles podem ser úteis. Portanto, continue atentamente a sua leitura.

1. Gerenciando pessoas: os melhores artigos da Harvard Business Review sobre como liderar equipes (HBR)

Vamos iniciar com uma leitura genérica, porém, bem embasada — “Gerenciando pessoas: os melhores artigos da Harvard Business Review sobre como liderar equipes”. Os livros da série Harvard Business são bastante prestigiados, além de confiáveis e profundos.

Nessa obra literária, você encontrará 10 capítulos que discutem temas diversos, como gestão dos resultados, motivação e ética aplicada à gestão de pessoas. Cada capítulo é escrito por um grande autor, como Daniel Goleman, Frederick Herzberg e John Kotter.

Recomendamos esse livro para quem deseja aprender sobre gestão de pessoas, equipes de trabalho e liderança, sem se aprofundar especificamente em uma temática. Ao concluir a sua leitura, você terá uma visão mais nítida e profunda e também será um líder mais proficiente.

2. O poder do menos: o segredo da alta produtividade (HSM)

Outra ótima leitura é “O poder do menos: o segredo da alta produtividade”. Escrito por Scott Sonenshein, o livro trata de como grandes resultados podem ser alcançados com poucos recursos, garantindo que a empresa e suas equipes de trabalho sejam mais bem-sucedidas.

Nesse livro, você vai encontrar um arcabouço teórico que explica dois tipos de mentalidade: a elástica e a perseguidora. A primeira é própria de profissionais e equipes de sucesso, que conseguem se adaptar aos diversos cenários e obter grandes resultados.

Scott também explica como desenvolver uma mentalidade elástica e aproveitar os recursos escassos para multiplicar os seus resultados. Ao terminar essa leitura, você terá know-how e ânimo para fazer com que a sua equipe de trabalho também desenvolva uma mentalidade elástica.

3. O verdadeiro poder (Falconi)

Esse terceiro livro é sobre gestão geral, mas oferece valiosas lições para a gestão de recursos humanos. “O verdadeiro poder” foi escrito por Vincente Falconi, célebre consultor brasileiro e uma das maiores referências mundiais em Administração da Qualidade.

Falconi destaca três itens fundamentais para atingir grandes resultados: liderança, método e conhecimento aplicado. Ele ensina como desenvolver esses pilares, além de como definir metas, identificar “gargalos” e introduzir programas de qualidade.

É uma leitura essencial para quem deseja desenvolver uma gestão de pessoas focada em resultados, assim como conhecer estudos de casos brasileiros e usar ótimas ferramentas gerenciais. Além de tudo, é um livro pequeno e que vai direto ao ponto, sem rodeios.

4. A hora da verdade (Sextante)

“A hora da verdade” é um clássico, escrito em 1985. Jan Carlzon, seu autor, na época, era CEO de uma importante companhia aérea escandinava e liderava milhares de colaboradores. Para melhorar a sua gestão, Carlzon apostou em uma coisa: o empoderamento dos empregados.

O livro tem uma premissa muito simples: os clientes têm muitas necessidades e, por vezes, demandam a atenção e o preparo dos empregados que estão no front office — o que ele chama de “momento da verdade”. Se tais profissionais de frente de trabalho forem incompetentes, o cliente terá uma má experiência e a empresa sairá com a sua reputação abalada.

Para que o “momento da verdade” seja bem-sucedido, além de qualificados, os profissionais devem ter poder para tomar decisões e resolver problemas. Eles não podem depender em excesso dos seus superiores. Assim, todos, em especial os clientes, serão mais beneficiados.

5. Liderança: a inteligência emocional na formação de líderes de sucesso

A gestão de pessoas tem a obrigação de formar bons líderes. Para tanto, uma das leituras mais importantes é “Liderança: a inteligência emocional na formação de líderes de sucesso”. O livro parte da premissa de que QI não é suficiente, é preciso ter QE (quociente emocional).

Escrito por Daniel Goleman, um dos psicólogos mais respeitados do mundo, a obra mostra que a inteligência emocional distingue os líderes medianos daqueles que têm desempenho fora da curva. Além disso, mostra como desenvolver a tal inteligência emocional.

O livro foi escrito a partir de duas outras obras clássicas de Goleman, que são “Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente” e “Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso”. Vale fazer um esforço e ler as três obras certamente.

6. Data Smart: usando data science para transformar informação em resultado

Não existem muitos livros sobre People Analytics publicados, sobretudo em português. No entanto, a premissa do People Analytics é a mesma de toda a análise de grandes volumes de dados: coletar, limpar, organizar e usar os dados para tomar melhores decisões.

Dito isso, uma ótima leitura para otimizar a gestão de pessoas é “Data Smart: usando data science para transformar informação em resultado”. O livro mostra como os dados estão revolucionando a gestão e como é possível dar os primeiros passos nessa temática, seja com planilhas eletrônicas tradicionais (como o Excel), seja com softwares estatísticos avançados.

John Foreman, seu autor, é chefe de data science de uma importante empresa de tecnologia norte-americana e também já prestou consultoria para algumas das maiores organizações privadas do mundo e para agências governamentais. É uma leitura fora do lugar-comum.

Agora, você tem uma boa lista de livros sobre gestão de pessoas. Com eles, poderá abrir a sua mente para novas ideias, aprender práticas incríveis e conhecer filosofias de trabalho. Não é preciso ter pressa. Leia cada um aos poucos, conforme os seus interesses prioritários.

O mais importante é aplicar o que foi aprendido. Portanto, faça o seguinte exercício: após a leitura de cada um dos livros, compile suas principais lições e descreva como isso pode ser aplicado na gestão de pessoas. Depois, crie um plano de ação (com prazos e metas) e ponha a mão na massa. Lembre-se de que o importante não é o quanto você lê, mas o quanto aprende.

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