People Analytics: entenda os impactos desse conceito!

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A coleta e a análise de dados não é um trabalho que precisa se limitar a setores como o comercial e de marketing. Pelo contrário, essa atividade estratégica já é uma realidade no cotidiano do RH, em uma prática conhecida como People Analytics!

Na prática, isso significa avaliar de perto e continuamente o desempenho dos colaboradores de uma empresa por meio de métricas relacionadas ao seu trabalho. A ideia é ter um entendimento mais profundo do desempenho e, a partir disso, propor melhorias. No geral, a empresa tende a crescer com esse movimento!

Neste post, você entenderá melhor o papel do People Analytics em uma empresa e quais ganhos ele pode proporcionar. Confira!

A aplicação do People Analytics em uma empresa

A cultura de captação e análise de dados já é base de gestão de muitas empresas, com diversos setores trabalhando na avaliação de resultados. Essas métricas possibilitam a criação de indicadores e, então, o acompanhamento se torna contínuo. Nesse cenário, gestores podem ter uma visão mais aprofundada da companhia.

People Analytics é um nome dado justamente a essa prática de análise de dados, mas voltada às pessoas, propondo uma avaliação contínua dos colaboradores. O setor de RH tem tecnologias cada vez mais avançadas à sua disposição, o que permite avançar em demandas mais estratégicas.

Comportamento, desempenho e até mesmo os resultados diretos do trabalho dessas pessoas estão sempre sob avaliação. Para isso, os dados referentes à atuação são captados por ferramentas especializadas para passarem por uma análise.

A partir disso, é possível detectar problemas, pontos que demandam melhorias e, ainda, quais fatores estão impactando a motivação do colaborador. A proposta central é que os funcionários estejam sempre qualificados, motivados e prontos para ter um nível de produtividade satisfatório.

A coleta e dados

Todo trabalho começa pela coleta de dados. Uma empresa pode detectar uma série de fontes dessas informações que serão úteis na análise do desempenho de seus funcionários. Portanto, o primeiro ponto é escolher bem essas fontes e, a partir disso, manter uma rotina de captação frequente e eficaz.

As informações serão encontradas em documentos internos, e-mails, registros relacionados às ferramentas usadas no cotidiano, redes sociais, resultados de vendas e muitos outros. A partir disso, softwares específicos se conectarão a elas, o que possibilitará um fluxo de coleta de dados poderoso e contínuo.

O trabalho de análise

Uma vez definidos essas fontes de dados para People Analytics, o trabalho se concentrará em analisar os resultados diante desse volume de informações. Nesse ponto, é indispensável contar com o suporte de um software especializado em Big Data e análise. Profissionais qualificados também são importantes no processo!

Essa etapa consiste na avaliação dos resultados, na busca por um entendimento mais detalhado e profundo em relação ao que eles representam. Como as fontes de informações são variadas, é possível ter compreensões bastante estratégicas do que foi coletado. Esse resultado resultará em percepções como:

  • nível de produtividade do colaborador;
  • engajamento com as metas da empresa;
  • resultados conquistados dentro de períodos de análise;
  • dificuldade da empresa em reter colaboradores;
  • atividades ilegais por parte dos funcionários;
  • variação das taxas de turnover;
  • resultados ruins na empresa, de forma geral.

Os impactos positivos do uso do People Analytics

A aplicação do People Analytics em empresas que trabalham de forma estratégica traz alguns impactos positivos fáceis de detectar. Esse desenvolvimento está muito ligado à melhoria dos resultados da companhia, por isso é fundamental se atentar às possibilidades que a análise de dados oferece.

Muitas vezes, a própria empresa não tem oferecido as melhores condições de trabalho e precisa melhorar internamente. Isso impacta diretamente no colaborador, mas é difícil perceber sem o uso da análise de dados. Veja, a seguir, algumas das vantagens do People Analytics para uma companhia!

Aumento do engajamento do colaborador

Colaboradores precisam estar totalmente envolvidos com a empresa, mas não adianta só “vestir a camisa”. Esforços são importantes, mas só trazem resultados concretos quando são direcionados da maneira certa. Esse engajamento precisa estar alinhado com as metas que a companhia tem.

Analisar os resultados vai permitir aos gestores direcionar melhor os funcionários para as metas que seus respectivos departamentos têm diante da estratégia geral. Esse engajamento, quando melhor direcionado, vai trazer ganhos concretos para empresa, proporcionando o desenvolvimento.

Proposta de melhorias de condições de trabalho

Nem sempre uma empresa oferece o que é necessário para que o colaborador consiga ter um desempenho de destaque. A análise dos funcionários também deve ser uma atividade que motiva a autoavaliação: será que a sua companhia oferece o que é necessário para que os resultados esperados sejam alcançados?

Colaboradores nunca chegarão ao máximo do desempenho se as suas condições de trabalho não são adequadas. Esses problemas podem ter diversas motivações, como:

Readequação das metas da empresa

Metas só são eficientes se puderem ser alcançadas e, principalmente, mensuradas. Do contrário, colaboradores estarão envolvidos em processos que demandam muito esforço mas, na hora de checar dados em People Analytics, praticamente não houve retorno. Um trabalho vazio pode ser originário de metas pouco realistas.

Gestores precisam entender como o trabalho dos funcionários está se alinhando com essas metas, a fim de entender se haverá progresso. Caso contrário, é importante avaliar se readequações desses objetivos não seriam a melhor decisão, o que evita um trabalho forte, mas que não gera resultados estratégicos.

Aumento da produtividade

O People Analytics estará sempre pronto para mostrar o quanto as pessoas de uma empresa estão realmente demonstrando produtividade. Possíveis níveis baixos são causados por muitos fatores, mas a questão é que, se eles são detectados, é fundamental fazer análises e avaliações para que os índices sejam melhorados.

Na prática, o aumento da produtividade é um dos maiores impactos positivos que a análise de dados de pessoas possibilita dentro de uma empresa. Com as melhores condições, metas concretas e bons níveis de engajamento, é possível extrair o máximo de desempenho desses colaboradores.

A gestão por dados é o que há de mais atual na condução de departamentos e da empresa de forma geral. People Analytics é uma prática crucial para alcançar desenvolvimento e bons resultados. Por esse motivo, ela deve ser adotada por todo RH!

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