O planejamento de RH é um processo que garante a lucratividade e o crescimento na gestão de pessoas. Diz respeito ao recurso humano e quais estratégias de desenvolvimento, de treinamento e de produtividade a empresa adotará durante determinado período, de acordo com suas metas.
Quer saber como estruturar o seu planejamento da melhor forma para ter sucesso em 2022? Acompanhe o artigo!
O que é o planejamento de RH?
A construção de metas e objetivos que agregam valores para a empresa é o fator mais importante para um planejamento eficaz de RH, pois o setor de recursos humanos deve caminhar de acordo e junto com a empresa. É esse setor é o qual irá agregar os valores, a visão, os objetivos que a empresa almeja para o ano que irá se iniciar.
É preciso existir um pensamento estratégico para entender o que a empresa precisa e através desse pensamento elaborar as metas necessárias para o desenvolvimento, apoiando a companhia estrategicamente para que a obtenção do sucesso seja completa. Sem o apoio ou a dúvida diante dessas metas e objetivos a chegada ao sucesso será mais demorada e muitas vezes ineficaz.
Um ponto extremamente importante é olhar para o recurso humano como o principal fator de humanização. Seria olhar o recurso humano como peça fundamental para atingir as metas de produtividade dentro da companhia.
Qual a importância do planejamento de Recursos Humanos?
O RH precisa entender que ele é capaz de ensinar, orientar, capacitar e gerenciar as equipes dentro da empresa. Ao levar esse olhar para o planejamento do novo ano o sucesso será alcançado com muito êxito.
Vejamos algumas dicas importantes para que um planejamento de RH seja eficiente:
- alinhar o propósito da empresa para o novo ano que chega;
- criar uma visão em longo prazo para as metas e objetos propostos serem alcançados;
- definir as metas e os objetivos e mirar no desenvolvimento delas;
- entender o objetivo que a empresa almeja;
- deve-se analisar o ponto de partida e entender como os indicadores irão auxiliar no desenvolvimento do início dessas novas metas;
- após entender o ponto de partida é necessário definir o lugar que a companhia deseja chegar;
- é importante esclarecer que todos os colaboradores dentro da empresa devem estar cientes dos objetivos da empresa;
- o planejamento deve ser constantemente acompanhado e caso haja a necessidade, atualizá-lo;
- quando o planejamento de RH se torna acessível ao colaborador, ele consegue identificar seu papel e função dentro da empresa;
- com o planejamento bem elaborado e desenvolvido, os objetivos da empresa ficam mais fáceis de serem alcançados.
É importante lembrar que o planejamento de RH é o que conduz os objetivos da cada empresa. Como nada no mundo é estável, se houver alguma necessidade de mudança é sempre possível revisitar, ajustar e atualizar as metas que a empresa lançou como importantes.
Outro fator importante está em analisar o planejamento do ano anterior: quais foram os pontos positivos e negativos da empresa e como o setor de RH pode se apoiar nesses pontos para elaborar o próximo planejamento.
A conversa com as equipes e gestores da empresa se torna um aliado no momento de execução desse planejamento. Por isso, olhar a todos dentro de uma companhia de uma maneira humana é tão importante. Não pode existir o comportamento hierárquico, pois isso afeta o alinhamento entre empresa e colaboradores.
Os objetivos direcionados para o RH também são importantes para a organização da empresa, pois esse é o setor que alimenta os demais setores. As áreas de competência e as necessidades básicas de uma empresa são os fatores que fazem uma empresa chegar ao topo.
É importante conhecer os líderes de cada setor e departamento para que os alinhamentos dos objetivos sejam mais efetivos.
A organização de um cronograma é peça fundamental para uma empresa, ao estabelecer o cronograma das ações e as metas a serem elaboradas consequentemente a efetividade será atingida.
Por que as empresas devem dar atenção ao planejamento de RH?
O setor de RH está voltado para a gestão de pessoas dentro de uma empresa. Esse setor compreende uma visão estratégica para colaborar com o crescimento do profissional dentro da companhia.
Se o RH está voltado para o crescimento de determinada empresa, esse setor tem o papel fundamental em alinhar cada profissional com as metas que foram anteriormente planejadas. Hoje em dia está nas mãos do RH a obrigação em desenvolver as capacidades e habilidades de cada profissional através do treinamento e desenvolvimento, os moldando, os estruturando e os alinhando com as necessidades da empresa.
Quando existe dentro de uma companhia um RH que atua de maneira estratégica, os colaboradores desse setor são os responsáveis em providenciar e garantir a permanência de talentos dentro da empresa. Caso a companhia esteja passando por um momento de crise ou turbulência, é responsabilidade dos profissionais do RH oferecer as condições necessárias para que esses profissionais capacitados não se sintam desmotivados ou insatisfeitos.
Nos momentos de crise que o RH se torna extremamente necessário para a empresa, pois serão esses profissionais que irão, a partir das estratégicas desenvolvidas no planejamento, encontrar as soluções para a mudança do momento de tribulação. Por isso é tão importante investir no planejamento e crescimento do setor. Veja, a seguir, algumas responsabilidades a serem consideradas.
1. Contratação de profissionais
Esse pessoal possui a responsabilidade em realizar a contratação do profissional para a empresa. São eles os responsáveis que irão avaliar a analisar o perfil ideal é compatível para o preenchimento de uma vaga.
2. Preservação dos talentos
Esse setor possui também a responsabilidade em não deixar com que a empresa perca profissionais capacitados. É tarefa do RH realizar o engajamento e a qualidade de trabalho necessária para o profissional capacitado, visto que a retenção desse profissional contribui para o crescimento da empresa.
3. Reconhecimento da empresa
O bem cuidar do funcionário aumenta a valorização da empresa. Essa característica aumenta o prestígio da empresa dentro do mercado de trabalho, o que garante o reconhecimento por parte dos profissionais e a vontade em fazer parte daquela equipe.
4. Motivação e produtividade
Pesquisas apontam que profissionais motivados produzem mais e acabam gerando vínculos valiosos dentro de uma empresa. A motivação de um profissional parte da preocupação da empresa com o bem-estar do profissional diante de suas habilidades e competências.
Uma empresa que promove o desenvolvimento constante oferecendo treinamento e desenvolvimento profissional, motiva o colaborador a estar engajado com as metas previstas no momento da contratação e o encoraja a oferecer sempre o seu melhor para a companhia.
Quer receber mais conteúdos como esse? Assine nossa newsletter e receba conteúdos quinzenalmente.