Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e, principalmente, dinâmico, é preciso pensar na gestão de carreira, que consiste em um conjunto de metas e etapas estabelecidas pelo próprio profissional com o objetivo de alcançar um resultado esperado na sua ocupação. Para tanto, devem ser definidas metas de curto, médio e longo prazo.
Assim, fazer a gestão de carreira serve para que você tenha um direcionamento para o seu crescimento profissional, para subir de nível hierárquico, ter mais estabilidade e também se tornar um profissional desejado pelo mercado.
No entanto, fazer um planejamento de gestão de carreira exige disciplina. A execução desse planejamento exige paciência e persistência, pois é um processo que acontece gradativamente e requer a superação de diversos obstáculos.
Neste post separamos dicas valiosas para você gerir sua carreira. Acompanhe!
Por que fazer um plano de carreira?
Anos atrás, a maior parte dos profissionais entrava no mercado de trabalho e iam aproveitando as chances que surgiam. Assim, as decisões de carreira não eram planejadas dentro de uma estratégia individual.
Era normal seguir um caminho convencional que levava à estabilidade, permanecendo muitos anos em uma mesma empresa, indo por um caminho traçado por outros e sem abertura para alteração.
Culturalmente, os profissionais também eram mais reativos em relação à carreira, ou seja, respondiam ou movimentavam-se somente se algo externo acontecesse.
Essa é uma realidade antiga. Hoje as pessoas encontram muito mais espaço para serem protagonistas da própria carreira, e aqueles que desejam se destacar precisam atentar-se para essa realidade.
Quais são os passos para uma gestão de carreira eficiente?
Veja, a seguir, as dicas que separamos para você fazer uma boa gestão de carreira!
Faça uma autoanálise e invista no autoconhecimento
É fundamental investir no autoconhecimento para poder ter uma visão mais clara de quais são seus pontos fortes e fracos. Com isso, é possível definir o que é necessário aprimorar em você mesmo.
O autoconhecimento dará a certeza do caminho que deve ser trilhado, com a garantia do que o motiva, ou não, na carreira escolhida. Outra questão fundamental é se conscientizar se você está pronto para mudar o que for preciso e quando for necessário. Reflita sobre onde quer chegar, e todo o processo de gestão de carreira ficará mais fácil.
Desenvolva metas
Para fazer a gestão de carreira é preciso definir metas de curto, médio e longo prazo. Com um planejamento definido para atingir cada uma das etapas, você terá mais facilidade para começar e se planejar.
Para desenvolver as metas, analise a sua condição atual, desde o ponto em que está até onde quer chegar. Crie alterativas para cada passo programado, como um plano B, caso algo dê errado.
Invista em aprimoramento constante
Manter-se atualizado é fundamental para alcançar degraus maiores na sua carreira. Lembre-se que profissionais desatualizados correm o risco de ficar fora do mercado de trabalho. Por isso, invista em especializações, cursos, reciclagens e no que mais for preciso para que você esteja preparado para novos desafios.
É importante ter em mente que a gestão de carreira não depende da organização em que você trabalha. É seu dever fazer o gerenciamento da sua ocupação e criar estratégias para alcançar os objetivos traçados.
Entenda o que o mercado valoriza
Profissionais considerados brilhantes tecnicamente não têm sucesso em suas atividades devido a maus comportamentos. As chamadas soft skills — habilidades emocionais como resiliência, empatia e inteligência emocional — são fundamentais para qualquer carreira, principalmente para as lideranças.
Portanto, invista também no desenvolvimento de suas habilidades comportamentais, tendo foco no autoconhecimento. As soft skills têm sido as competências que o mercado mais valoriza. Fique atento a elas!
Mantenha um bom networking
Não importa a sua área de atuação, é preciso estar atento para cultivar e, sobretudo, desenvolver a sua rede de relacionamentos. O networking é importante porque o fortalecimento da construção de uma carreira é realizado por meio de conexões fortes, e não somente pelo contato de pessoas conhecidas.
Para criar conexões fortes, a ideia é, ao invés de acumular contatos, construir laços com o objetivo de estreitar o relacionamento e crescer em conjunto. Esse é um processo cíclico: um dia você ajuda, em outro é ajudado.
Invista no seu marketing pessoal
Não basta ser apenas um excelente profissional, o mercado precisa saber disso. Assim, investir no marketing pessoal é investir na sua gestão de carreira, e isso acontece com a construção de uma identidade que revela para o mercado de trabalho um conjunto de ações e habilidades que têm por objetivo promover sua carreira com foco nos resultados e desempenho profissional.
Quando você mostra para o mercado seus diferenciais competitivos, competências e habilidades, fica muito mais fácil se destacar na multidão.
Tenha persistência
É normal que no caminho da sua gestão de carreira você encontre empecilhos que dificultarão todo o processo, e alguns deles ainda poderão causar desânimo. No entanto, é necessário ter muita dedicação, determinação e resiliência para contornar todas as questões que possam surgir, e não desistir de todo o planejamento estabelecido.
Mantenha o foco
Sempre tenha em vista o seu planejamento com as metas de curto, médio e longo prazo. Com elas bem definidas, você terá condições de colocar toda a sua energia, e o resultado dessa dedicação acaba sendo o suficiente para você alcançar seus objetivos.
Nesse sentido, manter o foco colabora com o alcance das metas. Do contrário, se você tiver muitas distrações no meio do caminho, sua energia poderá se dispersar e seus esforços acabarão sendo em vão.
Seja flexível e otimista
Ser flexível e otimista é importante para manter uma carreira de sucesso em qualquer organização. Assim, atente-se para uma postura positiva diante dos desafios diários, seja paciente e também flexível.
Para ser respeitado você não precisa ser um ditador. Cada vez mais, as empresas (que são feitas de pessoas) procuram se relacionar com profissionais que sejam capazes de se adaptar às mais diversas circunstâncias. Tenha isso em mente e mantenha a sua energia elevada!
Como vimos ao longo deste post, é possível fazer uma gestão de carreira eficiente, seguindo algumas dicas importantes. Tenha em mente que disciplina é fundamental, e, se for preciso ajustar a rota, faça com determinação e mantendo o foco!
Se você gostou deste post sobre gestão de carreira, deixe seu comentário aqui!