Recrutamento inbound: saiba como funciona e como implementar

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A captação de novos talentos é uma das etapas mais importantes do trabalho de RH, mas está cada vez mais difícil atrair bons profissionais. Os modelos tradicionais de divulgação de vagas não têm mais o mesmo impacto, já que hábitos de consumo de conteúdo mudaram. O recrutamento inbound é a saída ideal!

Mais do que simplesmente encontrar candidatos em busca de uma posição, as empresas querem pessoas que compartilhem os valores da companhia. Nem sempre isso é facilmente conquistado, mas boas estratégias são a melhor ferramenta para alcançar resultados de destaque.

Neste post você conhecerá melhor o recrutamento inbound e seu funcionamento! Saiba como aplicá-lo e veja os benefícios que ele proporciona.

O recrutamento inbound e como funciona na prática

Também conhecida pelo termo em inglês inbound recruiting, essa estratégia tem inspiração direta do marketing inbound. O conceito é o mesmo: atrair público interessado por meio da produção e divulgação de conteúdo de impacto. Assim, a empresa consegue gerar uma relação de interesse para, a partir daí, progredir.

Quando aplicada ao recrutamento, essa prática é baseada em um trabalho mais aprofundado de estreitamento de relações. Isso é feito, basicamente, com uma estratégia de marketing de conteúdo, sempre trabalhando na temática corporativa.

As diferenças com o modelo tradicional

Uma das principais formas de entender melhor o recrutamento inbound é comparando-o com os modelos tradicionais de recrutamento e seleção. A questão central nesse momento é compreender que essa mudança foi uma consequência das novas formas de consumo de conteúdo.

A era digital fez com que antigos modelos de divulgação de vagas e captação de talentos ficassem com baixa adesão de candidatos ou até mesmo obsoletos. Entre esses métodos que não funcionam mais tão bem atualmente estão:

  • divulgação de vagas em jornais e revistas;
  • publicação da vaga no site institucional da empresa;
  • receber currículos no escritório da companhia.

Além desses métodos, há outros, como a divulgação boca a boca, mas esse nunca foi exatamente um método de alto impacto. Com pouca efetividade, foi fácil perceber que era hora de se adequar.

A principal diferença entre esses métodos tradicionais e o recrutamento inbound é o esforço ativo. Em vez de preparar descrições de vagas prontas e espalhar isso por vários canais, a empresa se dedica a uma estratégia de marketing.

Para isso, ela divulga uma série de conteúdos, gerando vídeos, e-books e blog posts sobre assuntos diversos de carreira, mundo corporativo e do segmento relacionado à vaga aberta. Essa é uma estratégia eficaz para captar o interesse de uma geração cada vez mais interessada em consumir conteúdo digital de qualidade.

Outra diferença marcante é em relação ao público captado. Mais do que simplesmente pessoas que estão em busca de emprego, o recrutamento inbound alcança qualquer um que tenha interesse nos conteúdos.

Mesmo já ocupando uma posição em outra companhia, o profissional que consumiu o conteúdo divulgado pela empresa, se qualificado, pode concorrer ao cargo. Assim, não há limitações impostas ao processo.

O processo de implementação

Iniciar uma estratégia de recrutamento inbound não é tão simples, mas também não esconde segredos. Um trabalho dividido em etapas é o ideal para colher bons frutos. Veja a seguir como iniciar!

Traçar o perfil ideal

Primeiramente, trace o perfil do seu público-alvo. Qual tipo de profissional você tem em mente para ocupar o cargo que está em oferta? Ao considerar essas informações, é importante definir as características desejadas de forma mais ampla e detalhada possível. Das qualificações ao perfil pessoal, tudo deve ser considerado.

Esse trabalho inicial é importante para produzir um conteúdo que seja adequado e interessante ao perfil buscado. Esse foco é o que garante que o candidato buscado se interesse por aquele material. Além disso, o perfil bem traçado é a base para segmentar as campanhas e ter a certeza de que o conteúdo vai alcançar o candidato.

Buscar talentos de forma contínua

O importante nesse trabalho é que ele não pare, independentemente de a empresa ter vagas abertas no momento ou não. Um dos princípios básicos de estratégias inbound é estreitar laços e cultivar um bom relacionamento com o público. Para isso, compartilhar conteúdos que geram valor é o caminho mais adequado e certeiro.

Quando esse trabalho a longo prazo é executado, há a garantia de que o RH da empresa terá uma audiência qualificada. A partir disso, a qualquer momento, uma nova vaga pode ser oferecida, captando a atenção desses profissionais por meio de conteúdos mais diretos e que interessem a quem considera uma chance.

Manter um bom relacionamento com os candidatos

A única forma de manter esse bom relacionamento é gerando valor. Conteúdos não podem ser apenas uma estratégia de captar atenção. Quando um candidato dedica tempo a consumir um vídeo, um post ou um e-book, é necessário que o material em questão traga algum ganho concreto e faça diferença naquele período.

Ainda que, em um primeiro momento, o profissional não conquiste a vaga, esse bom relacionamento vai gerar o engajamento buscado. Na prática, isso significa que o candidato estará sempre atento e terá uma atenção especial aos próximos conteúdos e também às vagas que podem surgir.

Utilizar as ferramentas adequadas

Em todo o processo, do início, com a divulgação de conteúdo, até as entrevistas, tudo precisa ser feito com suporte de ferramentas adequadas. Redes sociais, por exemplo, são fundamentais para a divulgação dos posts, que precisam estar em blogs para serem mais facilmente encontrados na web.

Uma vez captados, os profissionais precisam ser conduzidos em um processo seletivo otimizado, em que haja economia de tempo e custos. Ferramentas como entrevistas em vídeo, por exemplo, permitem ganhos estratégicos interessantes para a tomada de decisão mais adequada. Um sistema completo de gerenciamento de processo seletivo também é um recurso indispensável!

Os benefícios do recrutamento inbound

O recrutamento inbound é a melhor abordagem para conseguir colaboradores preparados para os desafios da sua empresa. As vantagens de desenvolver estratégias partindo dessa prática são extensas, sendo as principais:

  • a empresa fortalece sua marca;
  • uma boa base de candidatos é construída;
  • a captação é mais objetiva e dinâmica;
  • pessoas mais qualificadas e alinhadas à empresa são encontradas.

O recrutamento inbound é o caminho mais atual e produtivo para encontrar talentos de verdade para o seu negócio! Os profissionais que sua empresa sempre procurou podem ser encontrados por meio dessa estratégia.

Aproveite e entenda como a tecnologia potencializa os processos de recrutamento do RH!

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