O processo de recrutamento e seleção é composto por todas as ações que têm como objetivo atrair gente adequada à proposta e às posições do empreendimento. São, portanto, atividades que visam a encontrar profissionais, trazendo-os para ocupar cargos dentro do negócio. Para que isso seja possível, um dos passos é a captação de candidatos.
Considerando que ter as pessoas certas no empreendimento faz a diferença, é indispensável que a organização tenha acesso aos melhores profissionais para ocupar as lacunas no quadro de funcionários. Sem os devidos cuidados, contudo, essa é uma etapa que pode demorar muito tempo, consumindo recursos e prejudicando o dinamismo.
Para facilitar essa ação, veja algumas dicas para acelerar a captação de candidatos e descubra como aplicar cada uma no seu empreendimento!
Quais são as formas de recrutamento mais comuns?
A escolha de novos profissionais para fazer parte do quadro da empresa acontece, tradicionalmente, por alguns meios muito famosos. Esses tipos de recrutamento se adaptam a, praticamente, todas as necessidades e são empregados conforme a exigência.
Entre os modelos utilizados, estão:
Recrutamento interno
Muitas vezes, os funcionários conhecem profissionais que são perfeitos para ocupar determinada posição. Com isso, uma boa possibilidade consiste em buscar as indicações de quem já está na empresa.
Esse é um modelo muito ágil, sendo perfeito para quando há o interesse de acelerar o processo de contratação. Graças a ele, há um melhor direcionamento dos esforços de recursos humanos, facilitando a captação de candidatos.
Para incentivar essa abordagem, é comum que a empresa ofereça bonificações para aqueles que indicam bons profissionais.
Recrutamento externo amplo
Contudo, o modelo mais utilizado para a captação de candidatos é o recrutamento externo amplo. Ele consiste na criação de um processo seletivo, em que são apresentadas as posições que serão ocupadas, determinando requisitos e pontos desejáveis.
Essa etapa é aberta para todas as pessoas que acreditam ter o perfil adequado. Ou seja, não é a empresa que busca os candidatos, mas eles que chegam até o negócio.
Em geral, isso traz a necessidade de fazer uma triagem e, muitas vezes, processos contínuos de entrevista, com o objetivo de afunilar as possibilidades. Ao final, há a contratação de gente adequada.
Recrutamento externo limitado
Porém, nem sempre o recrutamento externo é, necessariamente, aberto para todas as pessoas. No caso limitado, ele passa a ser realizado para poucos. Dependendo da situação, pode ser feito para um único candidato.
Isso acontece quando o time de RH faz prospecções de profissionais e encontra pessoas com perfis desejados. Diante da oferta de uma nova posição, são feitas algumas etapas de seleção, até que a contratação seja concluída.
Normalmente, é muito mais rápido do que o amplo, mas exige uma atuação eficaz na busca por profissionais que se encaixem perfeitamente nas posições disponíveis.
Como facilitar a captação e a seleção?
Ainda que esses modelos sejam consagrados, nem sempre eles geram uma captação de candidatos realmente rápida e eficiente. Na maioria dos casos, inclusive, o que acontece é exatamente o contrário.
Com o objetivo de acelerar o processo e trazer maior dinamismo para a área de recrutamento da empresa, há alguns recursos que podem ser utilizados. Com o objetivo de facilitar a etapa, conheça as seguintes possibilidades:
Utilize ferramentas para traçar o perfil dos candidatos
Mais do que nunca, é fundamental ter profissionais que estejam alinhados à cultura e à realidade do empreendimento.
Paralelamente, fazer essa análise pode demandar muito tempo se tudo for realizado do modo tradicional. Mesmo com sucessivas entrevistas, ainda podem restar dúvidas.
Para contornar essa questão, vale a pena utilizar ferramentas que traçam o perfil dos interessados. Jogos, testes e avaliações variadas podem ser enviados e realizados facilmente, até mesmo on-line.
Comparando os resultados ao desejado pelo negócio, é possível reduzir as possibilidades e chamar as pessoas adequadas para uma conversa aprofundada.
Utilize as redes sociais
Outro jeito de realizar a captação de candidatos é usando as redes sociais. Em opções profissionais, por exemplo, é possível encontrar gente altamente qualificada, conhecendo suas características de maneira prévia.
Com o aumento do uso dessas ferramentas na vida das pessoas, essa é uma possibilidade bastante atraente. Mais do que isso, as redes sociais podem ser utilizadas até como critérios de classificação.
Fazer uma avaliação minuciosa do comportamento nas redes ajuda a identificar se o candidato é condizente com a política da empresa e se é a melhor escolha. Assim, essa investigação ajuda a aumentar a segurança desse passo.
Conte com o apoio das entrevistas via vídeo
O recrutamento exclusivamente presencial é, muitas vezes, lento e pouco conveniente. Diante da necessidade de deslocamento, é possível que muitos candidatos deixem de concorrer em uma seleção, por exemplo.
Além de tudo, a empresa precisa gastar um tempo maior, dinheiro e recursos humanos para garantir que as etapas presenciais sejam cumpridas. Para acelerar todo o processo, vale a pena empregar as entrevistas por vídeo.
Elas permitem uma análise inicial muito completa, como de postura e desenvoltura dos candidatos. Os que forem selecionados para as próximas fases podem ser avaliados presencialmente, diminuindo a exigência de deslocamento.
Tenha a ajuda de uma plataforma no processo
Como visto, a tecnologia é de grande ajuda para tornar essa etapa mais eficiente. O vídeo contribui para que análises precisas sejam realizadas, mas ele não pode ser empregado de um jeito qualquer.
Em vez disso, é fundamental contar com uma atuação bem estruturada, com registro e acompanhamento de informações. Assim, é altamente recomendado utilizar uma plataforma específica. Nela, é possível reunir todos os dados, as trocas de mensagens e o andamento das etapas.
Os vídeos de entrevista ficam gravados, por exemplo, permitindo a análise de determinados momentos. A plataforma também garante a comunicação fácil entre todo o time, favorecendo a tomada de decisão.
A captação de candidatos acontece nos modelos tradicionais de recrutamento, mas pode se tornar mais ágil. Usando esses recursos e ferramentas, é possível chegar a resultados melhores, favorecendo toda a empresa.
Nos comentários, aproveite para contar o que a sua organização tem feito para acelerar o processo e compartilhe os seus desafios!