O recrutamento e seleção é parte fundamental do RH e das empresas e, cada vez mais, ele tem se tornado estratégico, baseado em dados e assertivo para resultados duradouros dentro das organizações. E é claro que, assim como diversas ações do setor, a tecnologia no recrutamento é cada vez mais presente e é um caminho sem volta.
É com automação, ferramentas e inovações que as empresas vão ganhar cada vez mais tempo, produtividade e resultados em seus processos de recrutamento, seleção e contratação.
É hora de olhar para seu planejamento do próximo ano, entender o que já existe em seu setor e o que precisa ficar no seu radar e só sobre isso que vamos falar. Acompanhe!
Tecnologias atuais em tecnologia de recrutamento
A tecnologia não é papo para o futuro e ela está presente a todo tempo, em todos os setores. Já é comum encontrarmos processos cada vez mais automatizados, plataformas de recrutamento que auxiliam em diversas fases do processo, desde a triagem do currículo até as entrevistas, gamificação, chatbots, assistente virtual e análise de sentimento e reconhecimento facial, por exemplo.
E claro, não podemos deixar de lado como a inteligência artificial já está caminhando no cenário de recrutamento.
Essas tecnologias não apenas oferecem eficiência nas fases dos processos e identificam talentos que tenham a ver com a vaga de forma mais rápida, como também são essenciais para dar dados para tomadas de decisão e claro, melhoram a experiência do candidato e tornam o RH cada vez mais inovador e estratégico. E esse é apenas o começo!
Antecipando o futuro: o que esperar em 2024?
A digitalização é uma necessidade em todos os setores e quem não se moderniza fica para trás no mercado. Cada vez mais a inteligência artificial está entre nós e vai se tornar uma forte aliada dentro dos processos de recrutamento e é preciso estar pronto para ela.
Não apenas IA, é preciso conhecer mais sobre automação, big data, people analytics e tantas outras possibilidades que as tecnologias no recrutamento trazem. É crucial se lembrar que a tecnologia não deve ser vista com desconfiança ou com medo, mas sim como uma aliada dentro das rotinas e negócios.
A Inteligência Artificial (IA) no recrutamento
A IA certamente foi o tema tecnológico mais comentado em 2023 e ela estará presente com ainda mais força no próximo ano. Segundo o Gartner, 72% dos gestores de RH planejam utilizar inteligência artificial em suas demandas diárias.
Aparecendo como grande destaque entre as tecnologias no recrutamento, as aplicações da IA são vastas e ela pode ser uma grande aliada para produtividade, aprendizado e eficiência dos usuários. Dentro do RH, é esperado que ela atue como forte aliada no processo de recrutamento, desde o anúncio da vaga, que pode ser mais inteligente e direcionado, passando por triagens de currículos, elaboração de testes até elaboração de conteúdos para treinamentos para os novos colaboradores, por exemplo.
Os sistemas ATS, com a ajuda da IA serão cada vez mais direcionados e assertivos, sendo parte fundamental do processo de recrutamento e seleção para os times de RH.
Com a IA nos mais diversos softwares e processos, espera-se que eles sejam cada vez mais escalados, diminuindo tempo de fechamento de vagas, aumentando produtividade dos colaboradores, especialmente em tarefas manuais e burocráticas e dando dados para decisões cada vez mais estratégicas nas organizações.
Automação no recrutamento
As automações não são novidades dentro das empresas, mas com a IA, a tendência é que ela seja ainda mais rápida e dentro de diversas tarefas. Seja com ChatGPT ou com Copilot, por exemplo, inserido dentro das ferramentas diárias, e-mails, planilhas e tarefas burocráticas passam a ser mais rápidas e simples para os colaboradores e seu dia a dia.
Com as automações, uma das tecnologias no recrutamento amplamente utilizada, as tarefas que consomem muito tempo como triagem de currículos, agendamento de entrevistas, envio de feedbacks e comunicação, podem ser realizadas de forma mais rápida – sem deixar tudo robótico e mantendo a experiência do colaborador.
Big Data e análise preditiva
O Big Data também está ganhando cada vez mais espaço no RH e é ponto para se ficar de olho em 2024. Essa é uma ferramenta poderosa para coletar e processar altos volumes de dados brutos, automatizando a análise para facilitar a tomada de decisão pelo RH.
Investir em big data é investir em avaliação de desempenho das equipes, acompanhamento de diversas métricas, mapeamentos e identificação de informações cruciais que muitas vezes ficam esquecidas no negócio, dando grande força para o people analytics.
Já a análise preditiva é a antecipação de resultados e comportamentos feita por meio de mineração de dados, estatísticas, ciência comportamental, machine learning, inteligência artificial e tantas outras possibilidades da tecnologia.
Quando essa junção de funções e análises são aplicadas ao RH, os times passam a ter grande domínio das informações e ganham em diversas análises sobre contratações, demissões, forças e fraquezas dos times, habilidades a serem desenvolvidas, padrões comportamentais e outros.
Além de tecnologia, é crucial que os times de RH estejam de olho em saúde mental, bem-estar e experiência dos colaboradores, diversidade, treinamentos, trabalho híbrido e muitas outras tendências que surgem dentro das organizações.
Quando falamos de tecnologia, é preciso que todos os integrantes da empresa conheçam as inovações e novidades e acompanhem de perto as mudanças para permanecerem competitivos e diferenciados no mercado.
Como dissemos, a tecnologia e seus avanços são grandes aliados dos times, especialmente dos RHs que querem se tornar cada vez mais estratégicos e orientados a dados e quem não olha para ela perde os melhores talentos existentes no mercado!
Como sua empresa está olhando e investindo em tecnologia? Aproveite nossas dicas, reveja seu planejamento e compartilhe nos comentários as experiências que você já tem vivido em seu RH com o uso da tecnologia!