Você já tem um anúncio de vagas adequado e atraente, mas se não identificar o melhor canal para divulgação, poderá perder a oportunidade de atrair mais candidatos compatíveis com o perfil.
Existem diversos canais disponíveis na Internet para você promover seus anúncios. Eles vão desde redes sociais até portais específicos de anúncios on-line. O fato é que todos se venderão como os mais procurados, acessados e com maior retorno.
Mas não é bem por aí…
Compilamos neste artigo algumas dicas para você avaliar melhor esses canais e se dar bem quando for divulgar as suas vagas. Acompanhe!
Os melhores canais para anunciar suas vagas de emprego
Dependendo do perfil, pode ser que você tenha mais facilidade em achar candidatos em um determinado canal. Se você já trabalha há muito tempo com um determinado tipo de perfil, também vai ficar mais fácil saber qual o melhor local. Mas se você ainda não sabe, algumas táticas podem ajudar:
#1. Pesquise quais redes sociais seus candidatos mais utilizam. Se ainda não tem inscritos suficientes, procure nas principais redes. Praticamente todas elas permitem fazer buscas bem precisas usando critérios de pesquisa.
#2. Pesquise em grupos específicos que tenham ligação direta com o perfil que você trabalha e veja a quantidade de grupos e inscritos. Compare também os números com outras redes sociais.
#3. Analise os portais e plataformas de vagas. Você pode começar pesquisando a quantidade de candidatos que o portal ou plataforma tem cadastrada. Saiba que mesmo sem estar registrado, é possível buscar e averiguar a quantidade de pessoas interessadas em determinado perfil.
Importante destacar que quando há maior quantidade de candidatos cadastrados, suas vagas poderão ser vistas por mais profissionais.
Trabalhe seus próprios canais
Indicações são sempre excelentes estratégias comerciais. Não há nada melhor do que receber uma indicação de alguém que já conhece ou acessa seu site. Isso pode se estender para os próprios candidatos que já participaram de processos em sua empresa e hoje são seus seguidores. Divulgar suas vagas no seu próprio site, hoje em dia, não é mais questão de opção, mas um dever.
O mesmo vale para as redes sociais. Independentemente de qual rede os profissionais interajam, anunciar em sua própria rede é também uma forma de ampliar as possibilidades, já que as interações e compartilhamentos são mais fáceis.
Você também pode contar com a potencialidade das ferramentas de divulgação de anúncios das redes sociais, como o Facebook Ads. Você pode contratar espaços para divulgar suas vagas. Entenda mais sobre o assunto neste post.
Faça bom uso da tecnologia
Como bem sabemos, a tecnologia tem ocupado um espaço importante na rotina e nos processos de RH e recrutamento. O mesmo vale para os anúncios de vagas, já que grande parte das atividades descritas acima pode ser realizada mais facilmente com o uso da tecnologia.
Há diferentes tipos de ferramentas utilizadas para monitorar redes sociais e fornecer informações estatísticas de acesso de páginas na internet. Mas nenhuma delas é tão valiosa quanto a que você armazena as informações sobre seus próprios processos seletivos.
Sim, estamos falando de um software que seja capaz de apontar para você, por exemplo, quais os canais estão gerando mais candidatos, ou algo até mais contundente, como quais canais estão gerando mais contratações para determinado Perfil.
O Compleo ATS é um exemplo disto. Ele pode ajudá-lo a publicar as vagas de emprego mais facilmente em diversos canais como redes sociais, portais e plataformas de vagas, assim como disponibilizar mais informações sobre a vaga como o uso de vídeos, por exemplo.
Enfim, escolher uma ferramenta que possa trazer produtividade na gestão de canais pode ser um importante passo para obter sucesso com seus anúncios e finalmente conseguir atrair mais candidatos qualificados.
Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ser usada para tornar seus anúncios de vagas mais eficientes? Deixe um comentário abaixo!